Onde estou?

Refere-se ao sentido de localização do usuário em relação a um site e à web, de modo que se oriente a encontrar as informações que procura, ou realizar as tarefas a que se propõe.

Reforçam o sentido de localização em páginas e telas:

A “familiaridade” entre os recursos visuais do site ou plataforma.

O título da página, que identifica as páginas dentro de uma área de conteúdo e facilita a sua marcação como favorita.

Breadcrumbs ou trihas com indicações de onde o usuário se encontra em relação à estrutura de informações geral.

A marcação de etapas de um processo, como as de uma compra online.

A indicação do número de etapas já transpostas e as que é necessário percorrer aumenta a confiança do usuário de que vai realizar a transação. Em caso de compras, as pessoas preferem terminar o processo o mais rápido possível e o entendimento do número de etapas do processo aumenta a sensação de confiança no fornecedor.

O que posso fazer aqui?

Os usuários sabem com clareza o que podem fazer na página/tela, prevendo com precisão o resultado das suas interações e o atendimento de suas expectativas. Percebem o valor de suas ações, seja fazer login para acessar conteúdo privado, seja assinar um boletim para receber informações por email.

Como cheguei aqui (onde estive)?

Refere ao sentido de localização do usuário em relação às páginas já visitadas. Em listas ou conjuntos de links, esta informação é especialmente necessária, pois muitas vezes é impossível lembrar os links selecionados e as páginas/canais visitados.

Recursos para marcação das páginas visitadas:

Permitir o registro do percurso já percorrido no programa de navegação.

Reforçar o sentido de localização pela diferenciação de cores nos links já visitados.

Manter habilitado o comando “Voltar” do navegador (um dos botões mais utilizados do programa).

Mudar a cor de uma área da página de acordo com a frequência da visitação. No site da BBC, se o usuário visita muito uma mesma seção, o fundo desta área na página Principal vai ficando mais e mais escuro, para que o usuário possa encontrá-lo rapidamente.

Mudar a cor de uma área da página de acordo com a frequência da visitação

A página reproduzida acima (desenvolvida em Flash) informa ao usuário os pontos por onde passou, mantendo as imagens no fundo da tela principal rebaixadas e reduzidas. As cores e dimensões destacam o assunto em foco, hub.

Mudar o layout da página ou de um elemento de uma página, quando o status do usuário muda, seja quando ele faz login em um sistema ou em um área de acesso restrito, seja quando ele finaliza uma tarefa, como uma compra. Um usuário regular das mesmas páginas sabe o status da sua visita pela cor do fundo.

Mudar o layout da página ou de um elemento de uma página, quando o status do usuário muda

As página acima e abaixo (desenvolvidas em Flash), evidenciam que estão localizadas em áreas diferentes do site pela diferença nos layouts.

Mudar o layout da página ou de um elemento de uma página

Onde posso ir a partir daqui, e como chegar?

Refere-se ao sentido de localização do usuário em relação à estrutura de informações, que o leva a encontrar o que procura. Uma estrutura de informações definida à primeira vista, com links visíveis e identificáveis, ajuda o usuário a se deslocar sem erros ou falsas expectativas.

Aspectos a considerar na sinalização da estrutura:

Fácil compreensão dos títulos – Textos dos links sucintos e claros, com boa legibilidade, organização compreensível e previsível.

Fácil compreensão dos títulos

O layout deste site já não é este, mas o exemplo se mantém pela clareza com que separa os 3 agrupamentos de links visíveis acima da dobra: – A barra de navegação superior mostra serviços oferecidos online, como a compra de bilhetes e de produtos. – Abaixo, a barra vermelha reúne as informações institucionais. – À direita, um agrupamento de links sinalizados por ícones aponta áreas que estabelecem interlocução mais intensa com os usuários e oferecem serviços e recursos interativos.

Indicação para sites externos – Se o texto do próprio link não deixar claro que o usuário vai sair do site ao selecioná-lo, deve haver alguma sinalização que o indique.

Resposta à busca, mensagens visuais claras, contextualizadas. Economia de ações e tempo, com poucas etapas para percorrer um percursos.

Resposta à busca, mensagens visuais claras, contextualizadas

Neste site, a cor de fundo muda para cada área de conteúdo mais importante

Links para arquivos em PDF com o formato e o tamanho dos arquivos – Se o arquivo publicado for muito extenso, informar o usuário sobre o número de páginas, para que saiba se terá disponibilidade para consultá-lo.

Atalhos para os usuários mais experientes – Os usuários mais frequentes gostam de ir direto para as seções dos sites que mais os interessam, e os atalhos simplificam os deslocamento entre as páginas.

(Atualizado em 26.2.2017)