Planejamento estratégico

O planejamento estratégico de uma organização está diretamente relacionado ao planejamento da suas mídias online (e vice-versa). É um ponto de partida para a elaboração de produtos e processos, na medida em que influencia a conceituação técnica e editorial, bem como a interlocução com o ambiente comercial amplo em que a empresa se insere.

Definição de projeto

Um projeto consiste em esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, em uma sequência de atividades relacionadas.

Gestão de projetos de mídias digitais

Diversas metodologias de gestão de projetos, desde as que seguem as recomendações do PMBoK a modelos ágeis, como o Scrum, podem ser aplicadas a projetos de mídias digitais, desde que se adequem ao produto final, às condições da realização, às características da clientela, bem como ao contexto da realização (agência digital, empresa que publica o site). A escolha da metodologia é fundamental para o sucesso de cada projeto.

Ferramentas online de gestão

O uso de ferramentas de gestão via web está diretamente relacionado à gestão do conhecimento corporativo. Envolve a criação de valor, bem como a organização, a contextualização, a divulgação sistemática, o compartilhamento e a utilização de conhecimento dentro de comunidades organizacionais.

Comércio eletrônico

O comércio eletrônico consiste na integração de tecnologias da internet com processos comerciais, para a realização de negociações, otimização da produção e distribuição, bem como para facilitar as trocas de produtos, serviços, capitais, informações e conhecimento.

Negócios eletrônicos

De modo geral, a expressão “negócios eletrônicos”, ou e-business, se refere à realização de processos comerciais com o uso de ferramentas online. Mais abrangente que “comércio eletrônico”, inclui o relacionamento entre parceiros comerciais, bem como a prestação de serviços a clientes, a participação em pesquisas e desenvolvimento de produtos, a realização de transações comerciais automatizadas.

Web semântica

De maneira simplificada, a expressão “web semântica” resume uma concepção estendida da web que valoriza mais o significado das informações do que a aparência das interfaces (sejam as páginas de um website na tela de um dispositivo ou aplicativos em smartphones, por exemplo).

Serviços web

A expressão “serviços web” (“web services”) surgiu por volta de 1999, para descrever um conjunto de especificações para tornar comunicáveis entre si, através dos protocolos da internet, programas antes incompatíveis. Consistem de processos de negócios online realizados por aplicativos (ou componentes de software) compartilhados entre empresa ou entre empresas e pessoas, sem interferência humana direta

Inovação funcional

Para se antecipar às demandas do mercado e do público, as organizações precisam, cada vez mais rapidamente, criar soluções inéditas para produtos e modelos de atuação, colocando em xeque processos e resultados cristalizados para estabelecer culturas internas voltadas para a renovação, a criação e a colaboração.

Cross-channel

Uma estrutura de informações de canais cruzados é composta de elementos dispersos em vários canais de observação, leitura, ação, relacionamento, que se integram de maneira estruturada. Cada canal pode ou não oferecer um ponto de entrada completo na contexto estrutural, mas o conjunto dos elementos, cada um à sua maneira, compõe uma experiência conceitual coerente.