Programa é um grupo de projetos relacionados entre si e coordenados de maneira articulada. A gestão e o controle centralizados desse conjunto de projetos facilita a operacionalização de cada um e a manutenção da visão holísitca dos seus objetivos.

Os programas podem ser estruturados de duas maneiras:

Pela fragmentação de uma ação muito abrangente em diversos projetos, concebidos um a um de modo que, quando todos forem finalizados, realizem um plano geral.

Pelo agrupamento de muitos projetos executados em paralelo que acabam revelando objetivos comuns, para criar resultados coordenados e convergentes.

A estrutura geral dos programas tem alguma similaridade com a dos projetos, embora estejam focados em objetivos mais amplos. No entanto, diferentes dos projetos, os programas não incluem aspectos operacionais e a previsão de atividades. Podem também envolver atividades cíclicas, repetitivas, e sua finalização não ter datas precisas.

Além disso, por incluírem maior número de variáveis, os programas são mais complexos e geram maior número de produtos que os projetos
De modo geral, dependem dos projetos a eles subordinados: são formalmente finalizados apenas quando forem completados todos os seus projetos.

Portfolio

Um portfolio é uma coleção de programas e/ ou projetos agrupados de modo a facilitar sua integração em torno de objetivos comuns (há outras definições para o termo, mas nos concentramos aqui em estabelecer as referências entre os conceitos de portfolio, programa e projeto).

Diferentes de projetos e programas, diversos portfolios não precisam ser relacionados ou dependentes entre si.

Pode-se criar um portfolio de projetos de aplicativos realizados. Ou um portfolio de projetos sem fins lucrativos, por exemplo (projetos de diferentes naturezas, como de sites, aplicativos, plataformas, que geraram vários produtos, que foram realizados sem fins comerciais).

Os portfolios são entidades organizacionais, ao modo das diretorias, dos departamentos. Fazem parte do patrimônio e da história da empresa e não precisam ter início e fim definidos, como no caso dos projetos.

Estão mais fortemente comprometidos com os objetivos estratégicos, ações presentes e futuras para alcançá-los e seu controle se dá em torno desta visão geral.

Como ocorre com os programas, a parte operacional não é prevista no portfolio. As atividades são organizadas e realizadas por meio dos projetos que os integram. (Atualizado em 4.7.2014)

Referências

Livro: Metodologia de gerenciamento de projetos – Methodware, Carlos Magno Xavier e outros autores