O uso de ferramentas de gestão via web está diretamente relacionado à gestão do conhecimento corporativo. Envolve a criação de valor, bem como a organização, a contextualização, a divulgação sistemática, o compartilhamento e a utilização de conhecimento dentro de comunidades organizacionais.

Cada vez mais os locais de trabalho e as atividades das organizações ficam mais dispersos, afetando a criação e a transferência de conhecimento. O registro de práticas e processos é feito via emails, comunicados internos, posts em blogs e wikis, e acabam articulando ideias e experiências que retornam ao ambiente de trabalho.

Diversas metodologias (e ferramentas online) se adaptam a processos culturais e gerenciais em que os usuários interferem sobre os diferentes ambientes de informações de que fazem parte.

Dentro do escopo da gestão do conhecimento, as ferramentas online estão diretamente relacionadas à gestão dos ativos de informações no ambiente corporativo. Catalizadoras de ambientes de convergência de processos e canais de comunicação, precisam não só manter a perspectiva de prover recursos para facilitar a localização de informações, mas também de facilitar descobertas, invenções, criações de soluções e produtos.

Referências

CMS Matrix – Avaliação de sistemas de gerenciamento de conteúdo

CMS Watch – Avaliação de sistemas de gerenciamento de conteúdo, listas de desenvolvedores