Planejamento de projetos de mídias digitais

Da definição do escopo e dos objetivos, até o gerenciamento da qualidade e dos riscos, o planejamento no projeto pode ser mais ou menos detalhado e documentado, de acordo com o método de gestão de projetos aplicado.

Conceituação

A conceituação define as diretrizes editoriais e comerciais do projeto de mídia digital, relacionando diretamente os interesses do público aos interesses comerciais/ sociais dos agentes responsáveis pelo canal.

Produção

A produção é o momento em que o projeto ganha forma concreta, seja através da estruturação do conteúdo, do design da interface, até o desenvolvimento propriamente dito, passando também pela abordagem de tratamento e governança de conteúdo.

Lançamento

Apesar das ações ficarem associadas ao momento em que a mídia digital vai ao ar, as ações relacionadas ao lançamento começam a ser pensadas desde o início do projeto. Não só a estratégia de marketing, mas também as metodologias de avaliação e atualização do conteúdo.

Manutenção evolutiva

Mídias digitais nunca ficam prontas, se mantêm em permanente aperfeiçoamento, seja a partir de avaliações estruturadas, seja a partir do retorno mais ou menos formal dos seus usuários. Design, estrutura informacional, estrutura tecnológica se adaptam continuamente a novas tendências.