Para realizar projetos web para dispositivos móveis com base nas características do público, projetistas e gestores de websites precisam conhecer os contextos genéricos de acesso, através de dados demográficos. Informações publicadas em noticiários e órgãos especializados em 2010, ajudam esta tarefa. As fontes estão citadas em cada nota.

Os número de celulares ativos em outubro de 2010 no Brasil chegou a 194.439.250, com teledensidade de 100,44 acessos por 100 habitantes (1,48% a mais que no mês anterior).No ano, o serviço registrou até outubro 20.479.882 novas habilitações, crescimento de 11,77% e aumento de 10,92% na teledensidade. Em outubro, 12 estados já possuíam mais de um celular por habitante: Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia, Espírito Santo, Pernambuco e Paraná. Do total de acessos, 159.811.754 (82,19%) eram pré-pagos. Os demais 34.627.496 (17,81%), pós-pagos.
No ranking das operadoras, a Vivo mantinha o primeiro lugar com 30,03% do market share e 58.317.402 de assinantes. A Claro ficou na segunda posição com 25,58% e 49.740.391 assinantes – pouco mais que em setembro, quando fechou com 25, 47%. A TIM ficou com 24,67% e 47.972.907 assinantes – mantendo tendência de alta (em setembro respondia por 24,52%). A Oi ficou na quarta posição, com queda de market share pelo sexto mês seguido, ficando com 19.35% e 37.621.539 assinantes – em setembro, respondia por 19,74%. (Convergência Digital, acesso em 18.11.2010, dados da Anatel)

Os número de celulares ativos em julho de 2011 no Brasil chegou a 187 milhões, com 1,8 milhão de linhas a mais que em junho. No primeiro semestre de 2010 foram ativadas 13 milhões de novas linhas. No ranking das operadoras, a Vivo chegou a 30,25% do mercado, com 56,5 milhões de assinantes; a Claro, com 25,42%, e 47,5 milhões de assinantes; a TIM com 24%, e 44,9 milhões de assinantes. A Oi, com 19,93% de mercado e 37,2 milhões de clientes (em junho, tinha 20,08%), teve a quarta queda percentual no ranking. Do total de celulares em uso, 82,22% são pré-pagos. A teledensidade subiu 0,95%, passando a 96,83 acessos por 100 habitantes. Santa Catarina alcançou mais de uma linha por habitante (100,73), densidade já alcançada pelo Distrito Federal (165,97), São Paulo (114,27), Mato Grosso do Sul (110,66), Rio de Janeiro (108,63), Rio Grande do Sul (105,33), Mato Grosso (103,07), Goiás (102,60) e Espírito Santo (101,76). (Convergência Digital, acesso em 20.8.2010, dados da Anatel)

A venda mundial de smartphones cresceu 50% no segundo trimestre de 2010, com 61,6 milhões de novas unidades no mercado. O sistema operacional móvel com maior crescimento foi o Android, da Google que passa ao terceiro mais usado no mundo, com 10 milhões de dispositivos comercializados (756 mil aparelhos a mais que em 2009). As vendas globais de telefones celulares continuaram a crescer, com 325,6 milhões de unidades comercializadas somente no segundo trimestre de 2010. (Convergência Digital, acesso em 10.8.2010, pesquisa do Gartner Group)

Os smartphones representaram, no segundo trimestre de 2010, 25% do mercado de celulares dos EUA, 23% a mais que no primeiro trimestre. O Android estava com 33% dos aparelhos adquiridos, acima da RIM (28%) e da Apple (22%). (Dalywireless, acesso 8.8.2010, sobre relatório da The Nielsen Company e pesquisa do NPD Group).

O mercado de smartphones nos EUA cresceu 41% de 2009 a 2010, sendo o meior mercado mundial, com 14.7 milhões de unidades, ou 23% do mercado mundial no segundo trimestre de 2010. (ReadWriteWeb, acesso em 2.8.2010, pesquisa da Canalys)

No segundo trimestre de 2010, foram comercializados 317,7 milhões de celulares no mundo, 14,5% a mais que no mesmo período de 2009, quando as vendas chegaram 227,2 milhões de terminais. No período, a indústria de celulares comercializou 620,5 milhões de unidades. (ComputerWorld, acesso em 2.8.2010, pesquisa da consultoria IDC, não mais disponível no endereço acessado)

▪ Google com 98,56% do mercado de buscas móveis. (Pingdom, acesso em 2.8.2010)

2,6 bilhões de aplicativos foram baixados de aparelhos móveis em 2009. (IDGNow, acesso em 23.7.2010, não mais disponível no endereço acessado)

No primeiro semestre de 2010 os consumidores acessaram cada vez mais as mídias sociais pelos celulares. 33% dos usuários do Twitter enviaram tweets pelo celular e preferiram ler seus tweets no telefone. Usuários do Facebook usaram seus smartphones para ler feeds de notícias (66%), atualizações de posts (60%), ler ou escrever posts (59%t) e publicar fotos (44%). (WebProNews, acesso em 9.7.2010)

As transações bancárias por celular cresceram 250% entre 2008 e 2009, embora ainda sejam pouco utilizadas – Pesquisa Diagnóstico do Sistema de Pagamentos de Varejo no Brasil, divulgada pelo Banco Central. De novembro de 2009 a abril de 2010,  o acesso a bancos pelos celulares passou de 1% para 7%. As transações de pagamento móvel passaram de 1% para 5% – Monitor Acision de VAS Móvel. (IDGNow, Circuito Deluca, acesso em 6.7.2010, não mais disponível no endereço acessado)

O consumidor brasileiro não acha seguro pagar contas pelo celular. Dentre os entrevistados pessoalmente, 75,56% responderam que não acharia seguro e, dentre os pesquisados via internet, 66,22%. Como há problemas entre consumidores e operadoras, o avanço de serviços móveis – entre eles o pagamento via celular – poderá agravar conflitos já existentes entre usuários e operadoras. O serviço lidera o ranking de reclamações de serviços. (Fundação Procon-SP, Convergência Digital, acesso em 29.6.2010)

Do total de acessos telefônicos via celular em maio de 2010, 151.375.269 (82,4%) foram pré-pagos. Os demais 32.335.575 (17,6%), pós-pagos. A Vivo mantinha a maior fatia de mercado, com 30,25% dos acessos (30,14% em abril), seguida da Claro, com 25,41% (25,47% de abril), TIM, com 23,84% (23,72%) e Oi, com 20,15% (20,30%). (Anatel, Convergência Digital, acesso em 28.6.2010)

Em maio de 2010 as habilitações de novos aparelhos com tecnologia 3G no Brasil chegaram a 728.661, incluindo os aparelhos WCDMA e os terminais móveis (modems e equipamentos como os de cartão de crédito). Haviam no mês 15,1 milhões de aparelhos de terceira geração no país. Os celulares GSM continuavam os mais utilizados, com 162.224.479 (88,3% de participação) – 2.534.974 dos mais de 2,9 milhões de aparelhos habilitados no mês. (Anatel, Convergência Digital, acesso em 28.6.2010)

Mais de 55 milhões de smartphones foram vendidos globalmente no 1.º trimestre de 2010, contra 38,9 no primeiro trimestre de 2009. 8,8 milhões foram iPhones, 100 mil a mais que no último trimestre de 2009, aumento impulsionado pela popularidade destes aparelhos em países como Japão e China. Uma das razões para o forte crescimento foi a entrada no mercado de smartphones mais baratos, como as séries C e X da Nokia, empresa que vendeu 20,8 milhões de aparelhos, ante 20,8 milhões no trimestre anterior. Ocorreu uma queda de 1 milhão de aparelhos – no último trimestre de 2009, foram vendidos 56 milhões de celulares inteligentes, o que é previsível, pois as vendas de final de ano costumam ser maiores que as dos outros meses. (Pesquisa ABI Research, IDGNow, acesso em 27.6.2010, não mais disponível no endereço acessado)

Brasil tem quase 45% de usuários de serviços móveis na América Latina, mas só 31% dos assinantes de conteúdo móvel (como futebol, horóscopo e até economia). Video e TV pelo celular, ainda têm pouca demanda, mas devem apresentar o maior crecimento na região nos próximos 5 anos. Enquanto no México cerca de 29% dos usuários de serviços móveis consomem conteúdo móvel, no Brasil estes usuarios representam 11% dos donos de celulares. (Estudo da Frost & Sullivan, Convergência Digital, acesso em 23.6.2010)

O número de britânicos que contrataram o serviço de banda larga móvel 3G pelo do site da Broadband Expert diminuiu 57% em relação a 2009. Em maio de 2010, somente 1,3 mil usuários da web assinaram contratos de banda larga móvel pelo site da Broadband Expert, número inferior aos 3 mil novos assinantes, em maio de 2009. (Estudo da Broadband Expert, IDGNow, acesso em 23.6.2010, não mais disponível no endereço acessado)

O número de usuários de Internet 3G no Brasil(11,9 milhões) superou o de assinantes de banda larga fixa – 11,8 milhões. O crescimento aumentou entre o primeiro trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2010, quando o número de usuários desta modalidade de Internet móvel passou de 1,5 milhão para 8,7 milhões de usuários. Os altos valores cobrados no Brasil pela Internet móvel são o maior obstáculo para seu crescimento. Nos planos do serviço, os pacotes de 500MB e 1GB custam, em média, R$ 69,90 e R$ 84,90 respectivamente. Na Argentina, pode-se pagar o equivalente a R$ 31,65 por 500MB; no Reino Unido, chega a R$ 39,94 para um volume de dados 3 vezes maior. A receita com serviços de dados cresceu quase 30% em um ano e representou 15% do faturamento com serviços de telecomunicações das operadoras brasileiras. Este percentual tinha potencial para crescer, pois era quase 3 vezes inferior ao da NTT Docomo, principal operadora japonesa, e metade do obtido pela Verizon e pela AT&T nos EUA. (“O Balanço Huawei da Banda Larga Móvel”, realizado por Huawei e Teleco, IDG Now, acesso em 21.6.2010, não mais disponível)

Pesquisa da Forrester Research mostra que apesar de o pagamento móvel ser conhecido por 87% dos usuários de smartphones, apenas 3% admitiram usá-los para fazer operações bancárias. Sem um serviço específico, 47% não mostraram interesse em usar o celular para fazer pagamentos. (Pesquisa com cerca de dois mil consumidores brasileiros em 2009, Convergência Digital, acesso em 13.6.2010)

Em abril de 2010 o número de impressões de páginas nos 23 mil sites e aplicativos móveis na rede AdMob foi de 18 milhões de impressões, sendo a maioria iPhones e dispositivos com Android. A participação internacional do sistema operacional do iPhone OS foi maior que a do Android, em relação de 3,5 para 1. Houve maior concentração de aparelhos com Android na América do Norte: mais de 75% contra 49% dos iPhones. A participação dos iPhones em relação a outras plataformas foi maior nos EUA (44%), Reino Unido (9%), França (6%), Canadá (5%) e Japão (4%). O Brasil estava em oitavo lugar em relação ao uso de dispositivos rodando iPhone OS, com 219,3 mil iPhones, 74,5 mil iPods Touch e 2 mil iPads, em um total de 295,9 mil. O iPhone superou o iPod Touch na maioria dos países. Em relação ao uso do Android, os 5 primeiros países em maior quantidade de dispositivos ativos em abril na rede AdMob foram: EUA (8,66 milhões), China (882 mil), Reino Unido (385 mil), França (221 mil) e Alemanha (187 mil). O Brasil estava em vigésimo terceiro lugar, com 20,3 mil dispositivos. (IDGNow, acesso em 1.6.2010, não mais disponível)