Para realizar projetos com base nas características do público, projetistas e gestores de mídias digitais precisam conhecer tendências e contextos genéricos de acesso através de dados estatísticos. Informações sobre o uso da Internet no Brasil publicados em noticiários e órgãos especializados, ajudam esta tarefa.

As fontes estão citadas no final das notas, com links para os textos integrais. Para ver os dados de 2007 até hoje, consulte as outras páginas desta seção pela barra de navegação à esquerda. Não publicamos estatísticas de previsões.

Uso da Internet no Brasil

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que de 2005 a 2008, o percentual de brasileiros a partir de 10 anos de idade que acessaram ao menos uma vez a internet via PC aumentou 75,3%, ou 56 milhões de usuários em 2008. No período, a proporção dos que tinham telefone celular para uso pessoal passou de 36,6% para 53,8% da população com 10 anos ou mais.
Embora o uso seja mais frequente entre os mais escolarizados, o acesso cresceu mais entre usuários com menos anos de estudo. De qualquer forma em relação a 2005, houve aumento do acesso em todos os níveis de escolaridade.
O principal local de acesso à internet foi o domicílio, seguido por lan houses, que superaram o local de trabalho (segundo local de acesso em 2005). O principal motivo de uso também mudou: em 2008, 83,2% usaram os acessos online comunicar com outras pessoas. Em 2005, o principal uso foi educação ou aprendizado, que caiu para o terceiro lugar. (24)

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2008 -, divulgada em dezembro de 2009 em três anos, o percentual de brasileiros de dez anos ou mais de idade que acessaram ao menos uma vez a internet pelo computador aumentou 75,3%, passando de 20,9% para 34,8% das pessoas nessa faixa etária, ou 56 milhões de usuários em 2008. O levantamento mostra que os mais jovens acessam mais a internet, assim como os mais escolarizados – embora entre 2005 e 2008, o acesso tenha crescido mais entre os com menos anos de estudo. As diferenças regionais no uso da internet permanecem: o percentual de usuários era menor no Norte (27,5%) e Nordeste (25,1%) e maior no Sudeste (40,3%), Centro-Oeste (39,4%) e Sul (38,7%).
No entanto, a pesquisa mostra que 104,7 milhões de pessoas com dez anos ou mais de idade (65,2% do total) não utilizaram a internet nos três meses anteriores à data da entrevista. Os principais motivos foram: não achavam necessário ou não queriam (32,8%); não sabiam utilizar a internet (31,6%) e não tinham acesso a computador (30,0%) – no Norte e no Nordeste, o motivo mais citado foi não saber utilizar a internet (38,7% e 40,1%).(23)

O número de usuários residenciais ativos chegou a 24,5 milhões em dezembro de 2008, 5% a mais que no mê anterior, 14,7% a mais que em dezembro de 2007, 69% a mais que em dezembro de 2006 e 100% a mais que em dezembro de 2005. Entre dezembro de 2007 e dezembro de 2008, o público residencial ativo com até 24 anos cresceu 7,5% enquanto entre adultos com 25 anos ou mais de idade a evolução foi de 21,5%.
No terceiro trimestre de 2008, 43,1 milhões de pessoas de 16 anos ou mais de idade acessaram a internet de todos os ambientes (residências, trabalho escolas, lan-houses, bibliotecas, telecentros). (19)

De outubro de 2007 a outubro de 2008, o total de usuários residenciais que acessam a internet cresceu 26,1%. Em dois anos, o crescimento foi de 78%. Dos 42 milhões de brasileiros que acessaram a rede mundial em geral, 36,3 milhões o fizeram de casa. O tempo de permanência online dos brasileiros caiu para 23 horas e 50 minutos em agosto, 4,3% menos que as 24 horas e 54 minutos em julho. (15)

Em junho de 2008, 22,9 milhões de pessoas usaram a internet residencial no país, 26,9% a mais que em junho de 2007. (11)

41,5 milhões de usuários acessaram a internet no primeiro trimestre deste ano (Ibope NetRatings). No mesmo período, foram adquiridos 2,8 milhões de computadores (IDC). (10)

Em abril de 2008, 22,4 milhões de pessoas usaram a internet residencial, 41,3% a mais do que em abril de 2007. A média mensal de páginas acessadas por usuário foi de 1,8 mil e o total de residentes em casas com computador e internet ficou em 34,1 milhões. O Brasil é o maior consumidor individual de internet domiciliar em tempo de navegação e em média de páginas visitadas por pessoa. (Ibope em parceria com a NetRatings, B2B – 5)

O número de usuários residenciais ativos em março de 2008 cresceu 3,2%, chegando a 22,7 milhões, 40% mais do que em março de 2007, devido em parte pela entrada de usuários domésticos da classe C, com maiores facilidades de crédito a computadores e banda larga mais baratos. (3)

O número de usuários residenciais ativos em fevereiro de 2008 chegou a 22 milhões, 56,7% mais do que em fevereiro de 2007. O número total de pessoas (a partir de 16 anos) com acesso à internet chegou a 40 milhões no quarto trimestre de 2007. O total de pessoas (a partir de 2 anos) com acesso residencial à internet em fevereiro de 2008 chegou a 34,1 milhões, 54,1% a mais no mesmo período em 2007. (2)

Número de usuários residenciais ativos da Internet no Brasil em janeiro de 2008: 21,1 milhões – 50% a mais que em 2007 (14 milhões) – 1,4% a menos que em dezembro de 2007. Em um ano, o Brasil ganhou 7,1 milhões de usuários ativos mensais em domicílios. (1)

Uso da internet na América Latina

O Brasil, seguido pela Colômbia, tem o maior número de usuários de redes de relacionamento – a maioria entre 18 e 29 anos. Equador, Peru e Uruguai têm os menores números de usuários. O Brasil lidera no uso de comunicação instantânea, mas o chat e web mail são menos usados. Na Argentina, os usuários acessam a internet principalmente de suas casas, para se comunicar. O Chile é o país onde mais se usa aplicativos de chat online e jogos online. A Colômbia é o segundo país onde em acesso a notícias, informações entretenimento e trabalho. É também o segundo em número de usuários de jogos e de acessos em bibliotecas. O Equador mostra mais acessos de centros comunitários e cybercafés. Como no Uruguai e Peru, os usuários estão menos familiarizados com serviços financeiros, bancários e de compras. O México lidera no número de downloads de conteúdo digital (músicas, vídeos) e em acessos de serviços web (pagamento de contas, comunicação eletrônica com o governo, bancos e leilões). Há  alto índice de compartilhamento de fotos e vídeos em redes sociais, uso de fóruns online e serviços eletrônicos do governo. O Peru tem o menor índice de usuários residenciais enquanto cybercafés e escolas são populares, como no resto da América Latina.Tem o menor índice de uso da internert como meio de comunicação. Em Porto Rico os usuários se conectam principalmente de casa, usando a internet como ferramenta para negócios, com a maioria dos usuários de web mail e de serviços online para pagamentos de contas. O Uruguai é o país onde mais se acessa a internet para fins profissionais, onde mais se usa web mail. A Venezuela lidera no uso de serviços online para pagamentos de contas. (18)

Estudo da Pyramid Research com 3.620 pessoas de 11 países da América Latina, patrocinado pelo Google, mostrou que 56% dos entrevistados acessavam a internet exclusivamente para uso pessoal enquanto 18% o fizeram por motivos pessoais e profissionais. Os entrevistados entre 18 aos 29 anos foram os que usaram mais aplicativos online. Sobre os dispositivos de acesso, 87% usaram PCs, 22% usaram laptops/notebooks, 11% usaram serviços móveis e 9% PDAs e serviços móveis. A conexão residencial representou 60% dos acessos, contra 20% de empresas. 77% dos usuários utilizavam a internet para se comunicar com outras pessoas, 63% para navegar, 28% para baixar conteúdo, 10% para usar serviços online, 9% para realizar compras e jogar jogos. Apenas 5% dos usuários de aplicações e jogos alegaram pagar para ter acesso ao conteúdo. (18)

Estudo da comScore em dezembro de 2008 mostrou 74,9 milhões de visitas únicas a websites, via PC. O tráfego em sites de varejo aumentou em especial para os que enviam cartões eletrônicos, com 11 milhões de visitantes (20).

Conteúdo mais procurado

80% dos usuários da Internet no Brasil utilizaram redes sociais e blogs em 2008. Em todo o mundo, 67% dos internautas utilizaram esses sites – contra 61% em 2007. As redes sociais e os blogs ficaram em quarto lugar no ranking de popularidade de serviços online – os mais populares foram buscadores, portais e serviços de download de software. Os usuários brasileiros foram os que permaneceram mais tempo nestes sites. O Orkut é a plataforma mais popular, usada por 70% do público. No resto do mundo, o Facebook tem a maior audiência – cerca de 30% dos usuários de redes sociais navegam pelo site. A maioria dos novos usuários – 11,3 milhões – tem entre 35 e 49 anos. (21)

As categorias mais buscadas entre agosto de 2007 e agosto de 2008 foram: “Viagens e Turismo”, com crescimento de 52,2%; “Notícias e Informações”, mais 35,9%; e “Comércio Eletrônico”, mais 34,6%. De julho a agosto aumentou a procura por “Educação e Carreira”, com 11,3% e “Família e Estilos de Vida”, com 7,3%. Durante os Jogos Olímpicos em Pequim os sites esportivos, foram visitados por 10,8 milhões de pessoas. (15)

Dois terços dos internautas brasileiros (16,7 milhões dos 25,2 milhões de usuários da internet) visitam sites que oferecem vídeos, músicas, games e conteúdo de entretenimento. A média de tempo por visita é 7,9 minutos. O site de vídeos Youtube é o mais acessado, com 11,5 milhões de visitantes únicos e 12,9 minutos por acesso. Em seguida, vêm Globo Vídeos (8,3 milhões), Windows Media (3,5 milhões), MSN Music (2,0 milhões) e MSN Video (1,5 milhão). (14)

As categorias mais procuradas por usuários residenciais em junho de 2008, comparando com maio, foram: Viagens e Turismo, com crescimento real de 7,4% (6,61 milhões de usuários), Casa e Moda, que cresceu 4,81% (7,68 milhões de visitantes únicos) e Educação e Carreira, com crescimento real de 4,02% (12,4 milhões de visitas). (11)

Dos 40 milhões de usuários regulares da Internet no Brasil, 64% participam de sites de comunidades e 13% criam ou atualizam blogs. (4)

5 milhões de brasileiros navegaram em maio em sites de redes sociais. Nesse mês, fotologs, videologs e programas de mensagens instantâneas, somados, alcançaram 20,6 milhões de usuários. (10)

Em fevereiro de 2008 a atividade mais procurada pelos usuários residenciais foi Educação e carreiras profissionais, com crescimento de 14,4% – 10,8 milhões de usuários. Algumas categorias com crescimento excepcional: Viagens e turismo (99,6%), Informações corporativas (91,7%), Casa e moda (86,1%), Notícias e informações (66,7%) e Governo e empresas sem fins lucrativos (66%). (2)
Em janeiro de 2008, Viagens e turismo foi a área mais procurada, com 6 milhões de usuários residenciais, 9,6% a mais que em dezembro de 2007, seguida de Informações corporativas (5,7%), Governo e entidades sem fins lucrativos (4,8%) e Finanças e investimento (2,6%).

Os sites mais procurados foram os buscadores, portais e comunidades (19,8 milhões de usuários, tempo médio de 5 horas e 48 minutos mensais por pessoa), telecomunicações e serviços de internet (18,8 milhões de usuários, tempo de médio navegação de 5 horas e 19 minutos). (1)

Banda larga no Brasil

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostr de Domicílios – PNAD 2008 -, dos que acessaram a internet no domicílio em 2008, 80,3% o fizeram somente através de banda larga; 18,0% unicamente por conexão discada e 1,7% através das duas formas. Em 2005, o percentual havia sido de 41,2%.
Regionalmente, a banda larga também foi disseminada e passou a ser a principal forma de acesso, com destaque para o Centro-Oeste, onde 93,4% das pessoas a usavam – contra 57,1% em 2005. Por outro lado, a região Norte apresentou a menor proporção de pessoas acessando a internet somente por banda larga (70,4% contra 40,5% em 2005). (23)

de inclusão digital do governo. A banda larga fixa somou 9,83 milhões de conexões, 31,2% a mais que em 2007. O aumento do uso das aplicações de vídeo e música no país causou crescimento nas faixas de velocidade de acesso de 1 Mbps a 1,99 Mbps e na superior a 2 Mbps – hoje 33,73% do mercado. Velocidades menores (de 128 kbps a 512 kbps) mostraram decréscimo. A banda larga móvel já responde por 16,8% do total de conexões, mostrando o aumento da popularidade deste tipo de acesso no Brasil. (22)

No final do primeiro semestre de 2008, o Brasil dispunha de 10,04 milhões de conexões de banda larga fixa e móvel, 48% a mais que no período em 2007. Nas conexões fixas – IP dedicado, ADSL, Cabo Modem, wireless fixo, satélite e outras –, o total passou de 6,55 milhões em 2007 para 8,727 milhões no primeiro semestre de 2008, 33,24% a mais. Nas residências estão 87,5% das conexões, segmento que cresceu 8,7% enquanto o segmento empresarial cresceu 6,6%.
O número de assinantes de serviços de banda larga móvel alcançou 1,3 milhão de assinantes, 464% a mais que os 233 mil assinantes do primeiro semestre de 2007. A penetração das conexões de banda larga por 100 habitantes alcançou 4,6%, dos quais 13% são acessos residenciais – na República da Coréia a penetração para cada 100 habitantes supera 26% e a penetração por cada 100 habitações é de 65%, a maior do mundo. (Dados da Cisco, B2B – 13)

O país tem 10 milhões de conexões de banda larga fixa e móvel. Estas últimas representam 10% dos computadores conectados. (B2B – 5)

Dos usuários ativos de abril de 2008, 82% ou 18,3 milhões navegaram por banda larga, 53% a mais que os 11,9 milhões registrados em abril de 2007. Com 22 horas e 47 minutos por pessoa em média, o tempo de navegação aumentou 4,9%. (Ibope-NetRatings, B2B – 12)

Uso de serviços

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2008 -, o principal motivo que leva as pessoas a usarem a internet foi a comunicação com outras pessoas (83,2%) – em 2005, o principal motivo era educação ou aprendizado, que caiu para o terceiro lugar em 2008. Nesses de 2005 a 2008, o acesso à internet por conexão de banda larga duplicou, mas em 2008, 32,8% dos sem acessoainda diziam que não queriam ou não achavam necessário usá-la.
Em 2008, 56 milhões de pessoas de dez anos ou mais de idade (34,8% dessa população) acessaram a internet pelo menos uma vez, por meio de um computador, contingente que mostrou um aumento expressivo nos últimos três anos – em 2005, o percentual era de 20,9%. O aumento no acesso à internet se deu tanto para os homens (de 21,9% em 2005 para 35,8% em 2008) quanto para as mulheres (de 20,1% para 33,9%).(23)

O número de acessos da população de baixa renda ao internet banking passou de 27,3 milhões em 2006, para 29,8 milhões em 2007 (aumento de 9,2%). Do total, 25,3 milhões correspondem a pessoas físicas e 4,5 milhões, a pessoas jurídicas. As contas para a população de baixa renda, com movimentação de até R$ 1.000, registraram aumento anual de 12,2% em 2007. No período, o total de contas correntes no País aumentou 9,3%. (Pesquisa anual O setor bancários em números da Federação Brasileira de Bancos – 6)

Dados da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) indicam que em abril de 2008 mais de 220 mil pessoas utilizaram o sistema online de negociação de ações (home broker) – 105% a mais que no mesmo mês em 2007. As transações online respondem por 12% do total. (9)

Mídias online

Ao longo de 2007 os investimentos em mídia online no Brasil contabilizaram R$ 527 milhões, 12,13% acima do previsto. Até o final de 2008, a expectativa é que os investimentos cheguem a R$ 712 milhões. (7)

Internet nas empresas

De 2007 para 2008, o número de horas semanais caiu de 7,6 para 5,8 horas. Os funcionários de empresas ficam em média, 4,25 horas semanais (51 minutos/dia) em sites não relacionados ao trabalho. Em 2007 ficavam 5,9 horas por semana (71 minutos/dia). Na América Latina, também houve redução – de 7,3 horas para 5 horas semanais. Os sites mais acessados para navegação pessoal são os financeiros e de internet banking (74%), os governamentais (74%), de notícias (70%) e de e-mail (58%). (16)

Modo de uso

35% dos consultados em pesquisa da Illuminas Global patrocinada pela Cisco acreditam que a falta de habilidade/ conhecimento é uma barreira para uso da internet, 18% apontam o alto custo e 15% a falta de acesso. A maior demanda não atendida é a de serviços governamentais relacionados a emprego educação e atendimento de saúde. Em 98% das empresas, a internet é utilizada para a troca e consulta de e-mails; 84% apontam que podem utilizar futuramente mais serviços de internet banking. (17)

Fontes consultadas

1) Brasil ganha 7 milhões de novos internautas em um ano (A tarde, acesso em 27.2.2008)

2) internet atinge seu maior patamar no Brasil (B2B, acesso em 26.3.2008)

3)Mais tempo on-line(B2B, acesso em 25.4.2008)

4) web 2.0 é nova fonte para pesquisa de mercado (B2B, acesso em 29.4.2008)

5) Internautas ativos com banda larga crescem 53% (B2B, acesso em 3.6.2008)

6) Inclusão bancária (B2B, acesso em 3.6.2008)

7) Para ser ouvida (B2B, acesso em 3.6.2008)

8) TIC Empresas

9) Estudo revela atividade do consumidor na web 2.0 (B2B, acesso em 23.7.2008)

10) Classes C e D fomentam serviços gratuitos na web (B2B, acesso em 23.7.2008)

11) Número de acessos a internet cresce no País (B2B, acesso em 25.7.2008)

12) Banda larga somará 15 milhões de conexões em 2010 (B2B, acesso em 19.8.2008)

13) Banda larga ultrapassa 10 milhões de conexões (B2B, acesso em 22.8.2008)

14) Conectados no Youtube (dados da comScore, B2B, acesso em 30.9.2008)

15) internet: 24,3 mi de brasileiros acessam em casa (dados da Ibope/NetRatings, B2B, acesso em 8.10.2008)

16) Web: cai o tempo de navegação durante o trabalho (B2B, acesso em 11.10.2008)

17) Falta conhecimento para uso da web (B2B, acesso em 5.12.2008)

18) Publicidade online vai pular para US$ 2,6 bilhões em 2013 (AdNews, acesso em 2.1.2009)

19) internet de casa (B2B, pesquisa Ibope/NetRatings, acesso em 15.1.2009)

20) América Latina: 74,9 mi de internautas em dezembro (B2B, acesso em 2.3.2009)

21) Brasil lidera acessos a redes sociais e blogs (B2B, acesso em 13.3.2009)

22) Conexões de banda larga crescem 45,9% em 2008 (B2B, acesso em 19.3.2009)

23) Mais de 100 milhões de brasileiros não acessam à internet (Convergência Digital, acesso em 12.12.2009)

24) Estudo do IBGE revela aumento do acesso à internet(B2B, acesso em 14.12.2009)

Internet no mundo

Internet essencial (B2B, acesso em 13.1.2009)

Social media sites hitting milestones left and right (WebProNews, acesso em 10.1.2009)

What are people actually doing on the Web? (Forbes, acesso em 28.8.2008)

US broadband penetration to break 90% by mid-2008 among active internet users – broadband survey: US broadband uptake at 57% overall – February 2008 Bandwidth Report (WebSiteOptimization.com, acesso em 2.10.2008)

Report: Online video audience to keep growing (WebProNews, acesso em 9.12.2008)

Ócio: 30% do tempo livre é gasto na internet(B2B, 16.12.2008)