A presença online se organiza de diversas maneiras, em torno de sites, portais, blogs, plataformas, aplicativos, banners, comunidades, mídias sociais, compra e venda de produtos. A coleta e análise de informações sobre o contexto amplo de relacionamento entre pessoas e organizações em torno de diferentes demandas permite o entendimento dos motivos e fatores que contribuem para o posicionamento de cada agente nesstes canais.

O âmbito da análise de informações para a pesquisa de ambiente varia muito. Pode restringir-se ao acompanhamento dos principais envolvidos em uma indústria ou cobrir um grande número de empresas, canais e serviços, com maior ou menor profundidade.

No projeto de mídias digitais essa avaliação ajuda a verificar as necessidades e preferências dos clientes/usuários por diversos produtos e a inseri-los nos ambientes amplos em que atuam.

A pesquisa no ambiente online verifica:

O que atrai o público em um contexto de atividade/linguagem – conteúdo, recursos tecnológicos, formatos dos arquivos, tratamento da linguagem.

Tendências comerciais editoriais, técnicas da presença online de organizações da mesma área, e os fornecedores e as empresas cujas atividades podem valorizar as atividades da empresa em questão.

Fornecedores de uma marca de comida podem verificar como estão os supermercados e estabelecimentos que comercializam seus produtos, não só o que os fornecedores dos mesmos produtos estão fazendo.

Para onde apontam as tendências offline – processos de divulgação e veiculação de marcas bem-sucedidos transpostos para a web.

Diferenciais entre o mercado online e offline. Como as pessoas se comportam nesses ambientes, como as informações são veiculadas e como transitam entre um e outro.

Como alguns requisitos do site foram resolvidos em outros contextos – rótulos de links e estrutura de informações, atendimento ao cliente, lançamento de produtos, processos de compra e venda pelo usuário, circulação e arquitetura de informações.

Como são as soluções de layout bem aceitas e as reações do público.

A pesquisa de mercado de mídias digitais avalia:

Como ideias semelhantes podem ser abordadas com premissas editoriais (e comerciais, técnicas) diferentes.

O que são ideias novas e ideias antigas nesse ambiente.

Os pontos fracos e fortes de sites relacionados.

Os pontos fracos e fortes de site já publicado pela mesma organização.

O diferencial em relação a outros sites ou organizações que atuam na mesma área.

Os recursos necessários para produzir o diferencial.

Há infinitos critérios de comparação entre sites relacionados, como navegação, arquitetura da informação, uso de multimídia, recursos de atendimento ao usuário, audiência, estratégia de marketing.

Fator decisivo para uma análise bem fundamentada, a escolha desses critérios depende dos objetivos do site e eventualmente da estratégia interna da organização por trás do site e seus relacionamentos com outras organizações que atuam na mesma área.

(Atualizado em 5.5.2013)

Referências

The web Is dead. Long live the internet, Chris Anderson e Michael Wolff, sobre a ascensão das apps como plataforma para publicação de conteúdo online (Wired, acesso em 18.8.2010)

Free! Why $0.00 is the future of business, Chris Anderson (Wired, acesso em 20.2.2009)

Livro: A cauda longa – do mercado de massa para o emrcado de nicho, de Chris Anderson. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006

The long tail – texto de Chris Anderson que mostra como os processos de compra e venda online e offline têm características específicas e como o mercado online se beneficia das vendas para público altamente segmentados (Wired, acesso em 17.7.2005)