As atividades abaixo estão relacionadas à pesquisa do ambiente de publicação de mídias digitais:

Avaliar os sites semelhantes ou de atividades afins, seu conteúdo, arquitetura da informação, layout, recursos, abordagem, para observar tendências, semelhanças e diferenças, soluções.

Avaliação dos sites semelhantes ou de atividades afins (para avaliar tendências, lideranças, soluções)
A avaliação de jargões comuns em negócios da mesma área de atividade ajuda a não só o entendimento das expectativas do público como das tendências de marketing. Os jargões também podem ser visuais. As telas abaixo foram capturadas em 26/09/05. É curiosa a incidência de imagens sobre fundos negros nestes sites de moda internacional (acesso em 2005).
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Para entender a arquitetura de informação de outros sites, pode-se criar planilhas comparativas com as principais áreas de informações e dos rótulos dos links. Essas podem ter também um resumo das principais funcionalidades (busca de produtos, mostruário de produtos) dos sites avaliados.

A realização de testes de usuários nos sites dos concorrentes ajuda a verificar se as subordinações entre áreas de informação e a percepção dos rótulos dos links é eficiente.

Área de informaçõesSite 1 Site 2
Exemplo de tela(imagem)(imagem)
Barra naveg. principalProdutosProdutos
 PromoçõesPromoções
 Comunidades de consumidores 
Barra naveg. secundáriaContatoContato
 Mapa do site (email)Mapa do site (chats em tempo real email, telefone)
 Sobre a empresa 

Para avaliar o layout dos sites de outras organizações, pode-se comparar lado-a-lado telas capturadas a partir de critérios pré-definidos.

E para avaliar as estatísticas de acesso aproximadas dos sites da concorrência, especialmente os mais populares, pode-se consultar ferramentas como o compete ou o Quantcast.

Avaliar o posicionamento dos competidores no ranking dos principais buscadores, com uso de palavras-chaves comuns no mesmo segmento. Pode-se usar o Google Insights for Search, que permite a comparação de padrões quantitativos de pesquisa em regiões, categorias, períodos e propriedades.

Quando os sites da concorrência têm número de visitas superior a 5.000 por dia, pode-se usar o Google Trends para estimar o número de acessos. Pode-se assim avaliar também o posicionamento dos conorrentes entre si e com um site que está sendo remodelado. Essa ferramenta permite também a avaliação de termos usados nas buscas.

Outra ferramenta útil, o SEOmoz Term Target permite verificar se um termo-chave está sendo usado adequadamente em uma URL, para comparação entre concorrentes. Porque o termo X está direcionando para a página tal e não para a do meu site?

Verificar também, em sites como Open Site Explorer o número de backlinks que os principais concorrentes têm para as principais páginas, bem como a popularidade do domínio.

Avaliar o ambiente comercial online ou do conteúdo relacionado à mídia digital em projeto, a efetividade da veiculação da marca em peças publicitárias de diversos formatos, notícias e textos sobre essas empresas em blogs, comunidades virtuais e da participação em grupos de discussão.

Para sites com muitos acessos, pode-se consultar plataformas que rastreiam o número de acesso de outros sites, como o compete ou o Quantcast.

Observar o negócio offline (fora do ambiente online).

-> Por exemplo, as soluções de uma loja offline que venda os mesmos produtos online eventualmente uma conversa com o vendedor e a simulação da escolha e compra dos produtos.

Registrar pontos positivos e negativos através de relatórios adaptados aos sites analisados, de acordo com os aspectos em questão e compatíveis com recursos disponíveis para a pesquisa.

Independentemente da extensão e/ou profundidade, devem constar dos relatórios um sumário executivo, recomendações, gráficos e tabelas comparativos e, se necessário, anexos com informações adicionais (como a descrição de testes, por exemplo).

Estes relatórios devem indicar as melhores práticas sobre o design, sobre a estruturação das informações, para ajudar nas decisões do time de projeto.

Outras atividades para conhecer o ambientes de negócios do site

Observar o tratamento do assunto em outras mídias (impressos, TV, livros).

Acompanhar a inserção cultural do assunto em filmes, programas de TV, festas, palestras.

Acompanhar o uso da internet no ambiente organizacional em que o site será publicado, para compreender a cultura interna e os modos de relacionamento com o público.

Alguns órgãos de governo no Brasil estabelecem regras para ao uso da internet em seu ambiente interno, como a identificação dos acessos e dos sites acessados como o governo do Estado do Paraná – Decreto n º 4916 – 31/05/2005, acesso em 4.5.2008. (sugestão de André Luiz P. Domarques de Menezes, da http://www.dmd2.com.br).

(Atualizado em 5.7.2010)