Algumas ações relacionadas ao marketing de canais web em mídias sociais:

Verificar, nas estatísticas de acesso, os dias da semana, e horários que mais favorecem o compartilhamento e as visualizações de páginas. Segundo pesquisa da Shareaholic, em 2011, conteúdo postado às terças-feiras foi mais compartilhado que em outros dias da semana. Já em relação à visualização de páginas, conteúdo postado às segundas-feiras teve mais sucesso. A melhor hora de postagem relatada foi nove da manhã. (1)

Manter a regularidade e a consistência nos posts. As chamadas coerentes com uma linha de publicação são mais confiáveis, especialmente se a coerência se mantiver presente em todos os canais utilizados.

Verificar as mensagens mais sensíveis para o público e postar pequenos anúncios no Google e Facebook, para ver sua efetividade. Mesmo que as mensagens não tenham layout sofisticado, podem ser usadas apenas para verificar a reação do público. A partir da avaliação destas ações, pode-se usar estas mensagens, ou variações, para a veiculação de conteúdo relacionado, ou a elaboração de uma campanha mais consistente.

Enviar correspondência impressa sobre o conteúdo postado para clientes selecionados – eventualmente a mesma correspondência, como newsletters por exemplo, podem ser enviadas através de email e, impressa, pelo correio convencional.

As peças impressas tendem a ser menos “descartadas” pelos leitores que o formato online, especialmente se bem projetadas.

Anunciar e promover o website também nas mídias tradicionais, especialmente a televisão, a mais popular. É importante conjugar a campanha offline com a repercussão online. A maioria dos setores da indústria e do comércio divulga o endereço de seus sites em anúncios de revistas, jornais, comerciais de TV, spots de rádio, malas-diretas, no atendimento telefônico automático ( “Obrigada por ligar, para mais informações, acesse nosso site”).

Um anúncio na televisão pode levar o público a fazer buscas na internet, e o anunciante deve se preparar para isto. Pode publicar conteúdo complementar ao anúncio ou campanha em um website e provicenciar sua indexação ANTES do lançamento na TV.

No caso do anúncio veicular um termo novo ou especial, este termo deve ser “comprado” pelo anunciante nas principais ferramentas de busca.

(Atualizado em 16.7.2014)

 

Referências

Create social media interaction for small business websites, Steph Hay (User Interface Engeneering, acesso em 16.7.2014)

Create social media interaction for small business websites, Ryan Boudreaux (TechRepublic, acesso em 7.5.2013)

1) When’s the best time to blog & share?, Alicia Eler (ReadWriteWeb, acesso em 29.1.2012)

Optimize your brand for sharing and social search in 11 steps, Brian Solis (SearchEngineWatch, acesso em 5.4.2010)

45 SEO and social media tools #SESLondon, Lee Odden (TopRank, acesso em 18.4.2012)