Oa guias de estilo para a publicação de textos em mídias digitais contemplam aspectos como:

Uniformização da redação dos termos institucionais (endereços, departamentos, cargos).

Convenção da grafias de nomes, títulos e rótulos de links (uso de letras maiúsculas e minúsculas em siglas, escrita de nomes de pessoas, abreviaturas com letras, ordem de itens da mesma natureza, etc.).

Convenção sobre o uso de jargões internos da organização, incompreensíveis para o público externo, como nomes de departamentos, por exemplo. Na verdade, a convenção sobre o uso deve ser uma convenção sobre o “não-uso” de jargões e como devem ser substituídos por expressões de fácil compreensão. → Exemplo

Convenção sobre os rótulos de links e botões de menus e barras de navegação. Deve-se evitar o emprego da expressão “clique aqui”, ou “veja mais” nos links de chamadas. Verbos nos botões devem ser escritos com a mesma forma de conjugação, por exemplo “Ir para”, “Completar o formulário”.

Convenção sobre os links entre páginas que publiquem partes sequenciados do mesmo texto (barra de navegação numeradas? títulos com links?).

Convenção para a titulação das páginas (relação entre <title> tag e h1) .

Redação de acordo com diferentes públicos.

Convenção para a formatação de elementos de apoio ao texto principal, como datas, assinaturas de textos, entretítulos, legendas de imagens, vídeos e áudios.

Verificação da manutenção de padrões de construção dos textos (ideias principais nos primeiros parágrafos, entretítulo depois um certo número de linhas, tamanho dos parágrafos, tamanho dos textos de cada seção).

Estabelecimento de tamanho (altura) máximo de texto (caracteres) por página, de modo a “quebrá-lo” em várias páginas sequenciadas.

Formatação de textos especiais (listas, tabelas, formulários, chamadas da página Principal, currículos de autores, sinopses de fichas técnicas de obras de arte, audiovisuais e literárias, textos descritivos de produtos).

Formatação de textos em áreas com formato de texto definido, como agenda de eventos (ordem dos itens e informações, tamanho de cada um), notícias, explicação de links.

Identidade editorial entre os boletins periódicos e as páginas indicadas (texto introdutório em um corresponde a texto mais extenso em outro? Repete primeiras linhas?).

Provimento de informações em arquivos para download (formato do arquivo? tamanho? resumo? número de páginas? diagramação padronizada?).

Aplicação de meta tags diferenciadas (em todas as páginas? só nas principais?). As meta tags “Description” ainda são consideradas pelo Google para a descrição dos links nas páginas de resultados das buscas – Google Webmasters encontra-se a lista de páginas com Description repetidas, com a perspectiva de que cada página deve ter um texto diferente. As meta “keywords” já não são tão consideradas pelo Google, mas ainda são reconhecidas pelo Yahoo.

(Atualizado em 15.5.2015)

 

Referências

Using wikis to document UI specifications, Peter Gremett (Boxes and Arrows, acesso em 24.7.2009)

Beyond specs, Matthew Barnett (Projects@Work, acesso em 26.8.2008)

Otimizador de website do Google – ferramenta que permite a designers e gestores testar o acesso a variações de páginas web com o mesmo endereço e verificar quais geram maior número de conversões