Oa guias de estilo para a publicação de textos em mídias digitais contemplam aspectos como:
■ Uniformização da redação dos termos institucionais (endereços, departamentos, cargos).
■ Convenção da grafias de nomes, títulos e rótulos de links (uso de letras maiúsculas e minúsculas em siglas, escrita de nomes de pessoas, abreviaturas com letras, ordem de itens da mesma natureza, etc.).
■ Convenção sobre o uso de jargões internos da organização, incompreensíveis para o público externo, como nomes de departamentos, por exemplo. Na verdade, a convenção sobre o uso deve ser uma convenção sobre o “não-uso” de jargões e como devem ser substituídos por expressões de fácil compreensão. → Exemplo
■ Convenção sobre os rótulos de links e botões de menus e barras de navegação. Deve-se evitar o emprego da expressão “clique aqui”, ou “veja mais” nos links de chamadas. Verbos nos botões devem ser escritos com a mesma forma de conjugação, por exemplo “Ir para”, “Completar o formulário”.
■ Convenção sobre os links entre páginas que publiquem partes sequenciados do mesmo texto (barra de navegação numeradas? títulos com links?).
■ Convenção para a titulação das páginas (relação entre <title> tag e h1) .
Redação de acordo com diferentes públicos.
■ Convenção para a formatação de elementos de apoio ao texto principal, como datas, assinaturas de textos, entretítulos, legendas de imagens, vídeos e áudios.
■ Verificação da manutenção de padrões de construção dos textos (ideias principais nos primeiros parágrafos, entretítulo depois um certo número de linhas, tamanho dos parágrafos, tamanho dos textos de cada seção).
■ Estabelecimento de tamanho (altura) máximo de texto (caracteres) por página, de modo a “quebrá-lo” em várias páginas sequenciadas.
■ Formatação de textos especiais (listas, tabelas, formulários, chamadas da página Principal, currículos de autores, sinopses de fichas técnicas de obras de arte, audiovisuais e literárias, textos descritivos de produtos).
■ Formatação de textos em áreas com formato de texto definido, como agenda de eventos (ordem dos itens e informações, tamanho de cada um), notícias, explicação de links.
■ Identidade editorial entre os boletins periódicos e as páginas indicadas (texto introdutório em um corresponde a texto mais extenso em outro? Repete primeiras linhas?).
■ Provimento de informações em arquivos para download (formato do arquivo? tamanho? resumo? número de páginas? diagramação padronizada?).
■ Aplicação de meta tags diferenciadas (em todas as páginas? só nas principais?). As meta tags “Description” ainda são consideradas pelo Google para a descrição dos links nas páginas de resultados das buscas – Google Webmasters encontra-se a lista de páginas com Description repetidas, com a perspectiva de que cada página deve ter um texto diferente. As meta “keywords” já não são tão consideradas pelo Google, mas ainda são reconhecidas pelo Yahoo.
(Atualizado em 15.5.2015)
Referências
→ Using wikis to document UI specifications, Peter Gremett (Boxes and Arrows, acesso em 24.7.2009)
→ Beyond specs, Matthew Barnett (Projects@Work, acesso em 26.8.2008)
→ Otimizador de website do Google – ferramenta que permite a designers e gestores testar o acesso a variações de páginas web com o mesmo endereço e verificar quais geram maior número de conversões