Uma cópia atualizada do guia de estilo de produto deve ficar disponível em intranet ou em endereço online de fácil acesso aos colaboradores, para facilitar a consulta por todos os responsáveis pelas atualizações.

Na redação, é importante evitar os perigos do autoritarismo e da falta de flexibilidade:

As especificações devem ser sempre revistas e distribuídas entre os responsáveis pela atualização do site. Se forem muito taxativas e rígidas, a motivação da equipe para manter as espeficicações atualizadas pode ficar comprometida.

Se o foco dos padrões especificados se concentra nos aspectos mais “mecânicos” da ação do usuário, como cores de links e localização dos elementos, pode-se manter alguma flexibilidade nas soluções relacionadas ao conteúdo editorial, para que se adaptem a situações novas sem que o modelo geral perca consistência.

A equipe precisa chegar a alguns consensos sobre as soluções novas, para implementá-las em diversas áreas. Se estas soluções conviverem bem com os modelos/projetos mais antigos, pode-se aos poucos estabelecer um modelo consensual entre as equipes, para que todas soluções criadas, mesmo isoladamente, estejam dentro de um consenso geral.

De qualquer maneira, este consenso deve ser registrado também nas especificações.

Se os responsáveis pela manutenção/distribuição das especificações entendem sua função disseminadora, organizam seu conteúdo de modo a facilitar sua compreensão e acompanhamento.

A ilustração das soluções com exemplos e imagens ajuda a orientar as pessoas que procuram soluções rápidas e objetivas.

(Atualizado em 29.12.2011)

 

Referências

Five tips for avoiding ugly document syndrome, Jody Gilbert (TechRepublic, acesso em 19.7.2010)

Using wikis to document UI specifications, Peter Gremett (Boxes and Arrows, acesso em 24.7.2009)

Beyond specs, Matthew Barnett (Projects@Work, acesso em 26.8.2008)