Ferramentas como o Google valorizam muito um site no ranking dos resultados das buscas quando esse é recomendado por outros sites, por links, especialmente quando são sites de boa reputação. Os buscadores consideram que esta é uma evidência de que o veículo é bem aceito pelo público. Para verificar os links direcionados a um site, procura-se no Google por “link:www.dominiodosite.com”.
Algumas medidas ajudam a aumentar as chances de links externos favorecerem o ranking de um site nos resultados das buscas:
■ Atender às demandas dos leitores, com texto claro (texto âncora, ou anchor text) diretamente relacionado ao conteúdo a ser encontrado. Links precisam ser relevantes para criar relacionamentos entre a página de partida e a de chegada e estar relacionados ao conteúdo de ambas.
Preparar as páginas de chegada, landing pages, para favorecer as conversões dos acessos em compras, visitas a novas páginas, cadastros de usuários, metas que variam de acordo com os objetivos do site.
■ Publicar posts relevantes em blogs populares e outras mídias sociais com o endereço do site.
■ Participar de sites de comunidades e mídias sociais, como Twitter, Facebook, ou Flickr, digg, del.icio.us, com perfis que positivem a imagem do editor.
■ Publicar links em sites respeitados e de alta credibilidade, fator que, para o Google, tem mais relevância que o número de links que apontam para o site. Sites como o Seomoz ajudam a avaliar a importância dos links para a reputação de websites.
■ Publicar links em lugares relevantes, acima da dobra, barras laterais. Também a localização do link na estrutura do site valoriza o site para o qual aponta. Um link na home page do site do W3C tem mais qualidade que um link em um blog de baixa audiência.
■ Promover a publicação da URL em sites de parceiros, contatos, clientes, assinantes, comunidades e Twitter, redes sociais online, blogs ou pelo boca-a-boca de colegas profissionais, amigos e parentes. Pode-se usar para isto emails adequadamente formatados.
► O USAToday por exemplo, tinha, em dezembro de 2009, 35% dos seus links de referência (referrals) em mídias sociais e apenas 6% com origem no Google. Na People Magazine a proporção era de 23% para mídias sociais e 11% para o Google. E na CNN a mesma relação era de 11% para mídias sociais e 9% para o Google. (1)
No entanto, quando a mesma URL é publicada em redes sociais como o Twitter, muitas vezes em um curto período de tempo, o Google detecta a possibilidade de fraude e filtra a origem dos spams. (2)
■ Divulgar o site pessoalmente, para colegas e profissionais da mesma área, virtuais e não virtuais.
■ Publicar títulos e manchetes que façam sentido nas páginas de resultado das buscas, fora do contexto do site, de modo que o público tenha interesse em ler os textos.
Outras medidas para a indexação de links
Preparar a URL da página com palavras relacionadas ao conteúdo, para que os buscadores associem os assuntos ao endereço. Na construção das URLs,
■ Manter os caracteres em minúsculas.
■ Usar hífens, em vez de travessão, para separar as palavras. Não usar espaços em branco ou caracteres especiais (como acento, til, cedilha).
■ Usar redirecionamento (301) de novas URLs para antigas.
■ Caso necessário apagar páginas, procurar redirecionar a URL para uma URL ativa.
■ Criar links cruzados com o conteúdo interno, para informar aos buscadores as páginas mais valorizadas.
■ Criar subdomínios. Uma empresa com o domínio www.nomedaempresa.com.br pode criar domínios como www.nomedoproduto.nomedaempresa.com.br que possam competir com o site da empresa principal e também apareçam nas páginas de resultados. Os buscadores reconhecem a subordinação entre os sites, e também consideram sua independência, o que valoriza a marca.
► A Walmart criou o subdomínio mp3.walmart.com para vender músicas, que, pela quantidade de conteúdo, tem sua autonomia reconhecida pelo público.
■ Consultar sites como MajesticSEO, que provêm dados sobre os links que apontam para cada página de um site, para avaliar as páginas melhor posicionadas.
■ Aplicar estilo bold nos links mais relevantes. As ferramentas de busca costumam priorizar os links destacados.
Para a indexação pelos buscadores, evitar
■ Grande quantidade de links publicados ao mesmo tempo, pois o crescimento acelerado e o número excessivo indica uma conduta não orgânica. O ranking privilegiado nas páginas de resultados pode ser rápido, mas tende a não durar muito tempo.
■ Endereços de páginas que redirecionem o usuário para páginas que não tenham relação direta com o assunto procurado.
■ Páginas com muitos links não relacionados ao assunto do site.
■ Textos e links invisíveis ou escondidos, percebidos apenas pelas aranhas dos buscadores, sem função informativa para o público.
■ Uso de linguagem chula descontextualizada ou muito carregada de gírias.
(Atualizado em 27.4.2014)
Referências
→ How to identify a link profile susceptible to Google Penguin, Jeff Slipko (Search Engine Watch, acesso em 22.6.2012)
→ Web developer basics: Link relations In HTML5 – dicas de código para criar links entre arquivos (internet.com, acesso em 1.1.2011)
2) Is spamming Twitter good Google SEO?, Sarah Perez (ReadWriteWeb, acesso em 4.8.2010)
1) Search and rescue: How to become findable and shareable in social media, Brian Solis (SearchEngineWatch, acesso em 7.4.2010)
Ferramentas para verificar links para sites
→ Open Site Explorer – ferramenta para a pesquisa de links e construção de perfis
→ Link Research Tools – ferramenta para a pesquisa de links e construção de perfis
→ MajesticSEO (acesso em 3.7.2010)
→ Moz
→ Seomoz – ferramentas, guias e dicas sobre SEO (acesso em 1.2.2009)
Termos utilizados
Relevância – Seleção de informações úteis, pertinentes para uma necessidade de informação. Um documento é relevante se contribui para satisfazer a necessidade de informação de um determinado usuário. É um termo bastante aplicado nas buscas online, que procuram situar os resultados mais relevantes no alto das listas de resultados.