Meta tags são marcações de HTML com informações sobre o conteúdo de mídias digitais para interpretação dos browsers, mecanismos de busca e desenvolvedores. Publicadas entre a abertura e o fechamento das marcações <head>, podem incluir desde a versão de HTML utilizada até a descrição resumida do conteúdo, são invisíveis para os usuários e não afetam o layout da interface.

As meta-informações são informações sobre as informações de publicação de cada página/tela.

Pode-se usar o elemento meta para especificar o desenvolvedor de uma página e de seu conteúdo:

<META name="Author" content="Pereira Alves">

Neste caso, “Author” é a propriedade e “Pereira Alves” é o valor do elemento.

“Robot”

A meta tag “robot”, com os atributos “index” ou “noindex” e “follow” ou “nofollow”, avisa ao modo como as ferramentas de busca devem tratar o conteúdo da página. Tanto ferramentas de busca de sistemas proprietários quanto de sistemas abertos obedecem a essas instruções.

O atributo “index” indica que a página deve ser incluída no índice criado pela ferramenta de busca para responder às buscas dos usuários. Se a página não for adicionada ao índice, não será indexada pelos buscadores. O atributo “noindex” avisa à ferramenta de busca para não incluir a página em seu índice.

O atributo “follow” indica que a ferramenta de busca deve seguir os links publicados na página, enquanto “nofollow” indica que os links publicados na página não devem ser seguidos.

<span style=”color: #8faac0;”>►</span> Exemplo:

Em uma página que contenha apenas uma lista de links e nenhum conteúdo relativo a esses links, a meta tag correspondente pode ser:

<META NAME="robots" content="noindex, follow">

Neste caso, a ferramenta de busca não indexa o conteúdo, que não tem importância, mas apenas os endereços dos links listados na página.

-> Para evitar o rastreamento por buscadores de páginas pouco importantes, como as de erro ou de agradecimento por inscrições, a sinalização orienta:

<META NAME="robots" content="noindex, nofollow">

Outras meta tags muito usadas são “keywords” e “description”, detalhadas abaixo.

Palavras-chave (“keywords”)

As meta tags podem incluir também palavras-chave (“keywords”) para complementar a indexação do conteúdo pelas ferramentas de busca:

Para os usuários dos mecanismos de busca, palavras-chave são palavras ou expressões que descrevem semanticamente as informações que procuram.

Para as ferramentas de busca, palavras-chave são as palavras ou expressões que o usuário digita em um buscador para procurar páginas relacionadas ao assunto do texto digitado. É o modo de busca mais comum, que permite ainda que usuários avançados construam buscas sofisticadas com múltiplas palavras-chave e o uso de operadores booleanos.

<span style=”color: #8faac0;”>►</span> Exemplo

<meta name="Keywords" content="implementacao e lancamento de website, marketing online, indexacao adequada, ferramentas de busca, palavras-chave, keywords, description" />

Palavras-chave importantes: o nome da organização, área de atuação, divisões internas quando existentes, abreviações ou apelidos. Se relevantes para um negócio, nomes do corpo gerencial, localização (cidade, região).

O uso de palavras-chave no código (<head>) da página ficou desacreditado pelos mecanismos de busca porque muitos webmasters inseriram palavras-chave que não correspondiam ao conteúdo do site só para obter alta relevância.

Embora o Google as ignore, ferramentas de busca como o Bing ainda as consideram para detectar spam, mas não como critério principal de indexação.

Pode-se aos poucos abrir mão deste elemento, evitando alguns KBs adicionais no tamanho das páginas.

Descrição do conteúdo (“description”)

As meta tags podem também incluir descrições do conteúdo (“Description”), que alguns buscadores mostram junto com o link do resultado da busca, nos chamados “snippets” (texto que aparece abaixo dos links nos resultados das buscas), embora nem sempre isto aconteça – depende da relevância do texto. Textos excessivamente “vendedores” ou com muitos jargões não são considerados.

Na meta tag “Description” deve-se incluir uma descrição breve e única do conteúdo do site e da página, resumo do assunto principal (recomenda-se entre 20 e 30 palavras, até 155 caracteres com espaços, embora não haja uma regra fixa a respeito), compatível com os objetivos do site, seus produtos e serviços.

<span style=”color: #8faac0;”>►</span> Exemplo

<meta name="Description" content="Indexação de páginas web pelas ferramentas de busca – A implementação e o lançamento de um site compreende as etapas de pós-produção" />

Como as marcações estão entre aspas, evitar usar aspas também no texto.

Por aparecer no resultado da busca, os textos das marcações “Description” devem levar o usuário a procurar as páginas, por isto, ser redigidos na mesma linguagem dos textos da página, para não induzir o usuário a selecionar uma página que talvez não consiga compreender.

O Google nem sempre transcreve o conteúdo dessas marcações nas páginas de resultados. O algoritmo, em algumas páginas, pode achar que o título não reflete da melhor maneira o conteúdo da página e gera títulos alternativos, mais relevantes para os usuários.

Quando as tags Description são deixadas em branco o Google e o Bing as prenchem automaticamente.

(Atualizado em 24.2.2012)

Referências

How to use HTML meta tags (Search Engine Watch, acesso em 5.5.2012)

Better page titles insearch results (Google Webmaster Central Blog, acesso em 24.2.2012)

Where Google stands on the “Keywords” meta tag, Chris Crum (WebProNews, acesso em 22.9.2009)

Meta tag optimization tips, Shari Thurow (ClickZ, acesso em 22.7.2005)