A publicação de textos online adota alguns modelos para se adaptar à leitura no monitor e ao comportamento ativo do usuário.
Alguns aspectos a considerar em textos para publicação online:
■ Consistência no estilo tipográfico e de redação dos textos e dos títulos, incluindo leads, citações, fontes bibliográficas, pés de páginas, olhos.
■ A ordem dos elementos, de modo que se mantenham contantes em todos os canais.
■ O tamanho médio dos textos bem como dos títulos, dos teasers, dos releases explicativos.
■ O tamanho homogêneo das fotos e imagens, bem com seus formatos e a nomenclatura dos arquivos.
■ A consistência na sinalização dos itens (bullets) e das ações que o usuário deve realizar, de acordo com critérios editoriais e comerciais de cada canal.
■ A inserção de entretítulos e/ ou olhos em textos mais longos (estabelecer tamanho).
■ A padronização dos arquivos para download, como PDFs e planilhas, para que tenham margens, elementos editoriais, cabeçalho, tipologias, aplicados de maneira homogênea. Devem ter o formato e o tamanho sinalidados para quem vai baixar.
■ A padronização da nomenclatura dos arquivos para download, para que incluam termos que ajudem a sua recuperação por filtros de busca, bem como sua indexação pelas ferramentas de rastreamento dos buscadores.
■ Uso de vocabulário familiar à maior parte do público, com palavras e expressões objetivas, de entendimento fácil e rápido.
As especificações de produto com manual de redação devem ser preserntes no dia a a dia de toda a equipe editorial e ficar disponíveis em arquivo na rede interna, para servir de referência na formatação do conteúdo para publicação.