Manter uma equipe editorial para a atualização do conteúdo. Inclui a produção de conteúdo exclusivo por colaboradores internos e externos e a permanente atualização técnica desta equipe, tanto em relação ao tratamento da linguagem verbal, imagética e audiovisual, quanto em relação à adequação desta linguagem para diferentes mídias.

A equipe de atualização de conteúdo também pode ser responsável pela “limpeza” dos arquivos antigos (páginas, imagens, arquivos para download) armazenados no servidor, bem como pelas alterações e correções necessárias no conteúdo já publicado.

(Em caso de site de varejo) Manter uma equipe comercial para verificar as estatísticas de acesso e acompanhar os hábitos dos consumidores, verificar os resultados de vendas, a atualização do catálogo de produtos e serviços oferecidos, bem como para a atualização de preços e o exame da realização de promoções.

Manter ou contratar equipe para a criação e veiculação de publicidade online e offline, com a publicação de banners, envio de mala direta, realização de campanhas promocionais.

Atender o público de usuários e clientes (por email, chat, telefone), com a integração destes serviços a sistemas de CRM (Customer Relationship Management).

Contratar serviços de marketing de otimização em buscadores (SEM – Search engine marketing) e estratégia de otimização em buscadores (SEO – Search Engine Optimization).

Analisar estatísticas de acessos, com a aquisição de ferramentas (mantidas por equipe dedicada) e/ou contratação de serviços dedicados. (1) É importante também analisar os dados de relacionamento com os usuários, como emails, telefonemas, pedidos de suporte.

No caso de website comercial, manutenção da infra-estrutura de logística, para controle de estoque, da contabilidade, das transações online.

Analisar os resultados financeiros, dos ganhos diretos e indiretos (intangíveis) obtidos com a publicação do canal.

Adquirir ferramentas ou contratação de serviços de inteligência competitiva, para avaliação dos resultados do site e da concorrência.

Estudar a avaliação dos resultados gerais (pesquisas, testes de usuários, contratação de consultorias especializadas para a produção de relatórios específicos).

Verificar a efetividade da hospedagem em provedor com servidor web ou manter de servidor próprio.

No caso de um site de venda de produtos, onde há processamento de pedidos e de transações online, é importante manter um plano de contingência para o caso de súbitos picos de tráfego, especialmente em datas especiais como Natal, Páscoa, Dia das Mães, ou em caso de ação de marketing viral – patrocinado ou espontâneo.

Para estes momentos, é necessário dispor de servidores com múltiplos processadores, bancos de dados com grande capacidade de entrada e saída de dados, bem como grande capacidade de armazenagem, conexões redundantes (para garantir a qualidade e a continuidade do acesso, mesmo que uma das conexões seja interrompida).

Manter a infra-estrutura tecnológica (suporte técnico, atualizações de sistemas, arquivamento de bsckups periódicos, programas e dispositivos, mecanismos de segurança).

Desenvolver soluções editoriais e tecnológicas pontuais, como o acompanhamento das respostas a malas diretas enviadas para promoções especial de produtos, o acompanhamento dos dados fornecidos pelos consumidores via CRM, a adaptação de sistemas para publicação em formatos móveis específicos.

No dia a dia, as soluções são propostas e testadas a partir do aprendizado contínuo. Pequenas mudanças são continuamente implementadas, normalmente de baixo risco, e são testadas exaustivamente. Se dão certo, são incorporadas ao veículo, se não dão certo, não chega a ser um grande problema, são descartadas. Em qualquer caso, aprende-se e chega-se mais perto da solução ideal.

Treinar todos os profissionais diretamente envolvidos em mudanças de processos e tecnologias, não só os responsáveis pela produção e atualização do conteúdo.

Realizar sempre testes de usabilidade e da arquitetura da informação, na medida em que não só o ambiente web muda como também o público. A realização de testes ajuda a manter o padrão de qualidade e o foco nos interesse e necessidades dos usuários.

Propor inovações, de acordo com as novas demandas do mercado e o surgimento de novas soluções tecnológicas.

(Atualizado em 14.9.2014)

 

Referências

Jeff Gothelf – Axe requirements-driven product design live! (Unser Interface Engeneering, acesso em 14.9.2014)

Webmasters help for hacked sites (Google Webmasters, acesso em 20.3.2013)

Fresh vs. familiar: How aggressively to redesign (Nielsen Norman Group, acesso em 23.9.2009)

Can your website handle becoming an overnight success?, de Deb Shinder (TechRepublic, acesso em 13.3.2007)

 

Ferramentas (controle de qualidade de website)

Calibre – medida de indicadores de qualidade, como velocidade de download, consistência do código, em tempo real, contratos com escalonados para diferentes escalas