Avaliação do escopo inicial do projeto, do escopo final e sua área de atuação. Pode-se, a partir da avaliação dos escopos explicitados, verificar se o projeto foi dimensionado de maneira precisa e adequada aos seus objetivos. Esta avaliação é útil para a elaboração da declaração de escopo de projetos futuros.

Verificação da efetividade da conceituação e da escolha do método de desenvolvimento.

Verificação da precisão dos riscos previstos e da sua incidência durante o projeto.

Verificação dos requisitos de qualidade e de como os resultados aderem a cada um (listas de checagem aprovadas, relatórios de projeto e relatórios finais, resultados de testes de controle de qualidade).

Verificação da relação entre os recursos inicialmente previstos (pessoas, capital, tecnologia, tempo) e os recursos efetivamente necessários para levar o projeto a termo.

Verificação da gestão do relacionamento com/entre os stakeholders.

Diagnóstico de Gestão do Conhecimento gerado a partir dos projetos realizados. As lições aprendidas devem ser registradas e compartilhadas com a equipe durante e no final do projeto.

■ Aperfeiçoamento das metodologias e processos já existentes: a organização evolui a partir conhecimento interno e do mercado adquiridos durante o projeto.

Referências

Lessons not learned (Projects@Work, acesso em 11.10.2008)

Lessons in the rearview mirror (Projects@Work, acesso em 11.10.2008)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *