Definição do escopo do projeto

A > O ambiente de publicaçãos e áreas afins:
A1. Examinar os objetivos.
A2. Examinar os recursos.
A3. Estabelecer uma visão geral.
A4. Realizar reuniões com os stakeholders.
A5. Elaborar o product backlog.

Conceituação

B > Conhecimento do público:
B1. Examinar os objetivos e o escopo do projeto.
B2. Selecionar um método de pesquisa.
B3. Adaptar o método de pesquisa ao orçamento e ao tempo disponível.
B4. Construir cenários e “personas” (tipologias, processos, características, necessidades).
B5. Selecionar os usuários representativos do público-alvo.
B6. Realizar as pesquisas com usuários recrutados a partir da aderência ao perfil desenhado.
B7. Analisar os resultados.
B8. Resumir os resultados e apresentá-los às gerências e patrocinadores do projeto.
B9. Acompanhar a criação de soluções do produto que atendam às necessidades dos usuários.

C > O ambiente de publicaçãos e contextos afins:
C1. Avaliar sites semelhantes ou de atividades afins, seu conteúdo, arquitetura da informação e layout.
C2. Avaliar o posicionamento dos competidores no ranking dos principais buscadores.
C3. Avaliar o ambiente comercial online.
C4. Observar o negócio (offline) fora do ambiente online.
C5. Registrar pontos positivos e negativos.

D > Conceito editorial e comercial:
D1. Monitorar tendências ambientais.
D2. Estabelecer conceito editorial.
D3. Elaborar justificativas sobre os parâmetros estabelecidos
D4. Alinhar a equipe gerencial, técnica e editorial.

E > Modelo conceitual:
E1. Articular e selecionar as soluções possíveis e as funcionalidades necessárias.
E2. Avaliar a melhor solução.
E3. Criar protótipo conceitual.
E4. Explicitar e registrar a ideia em sumário executivo e recomendações.
E5. Apresentar os requisitos aos stakeholders.

Criação de modelos

F > Arquitetura da informação:
F1. Examinar todas as informações que serão publicadas.
F2. Avaliar o enfoque editorial.
F3. Classificar as informações.
F4. Estruturar as relações.
F5. Avaliar a necessidade de criar mapas conceituais e taxonomias.
F6. Desenhar o mapa do site.
F7. Elaborar o design estrutural – wireframes.
F8. Confeccionar um protótipo funcional em HTML.
F9. Refinar os “rótulos” ou “títulos” das informações e os percursos.

G> Layout:
G1. Examinar a arquitetura da informação, diagramas de fluxo e storyboards, para definir os elementos da interface.
G2. Avaliar as informações sobre o conceito editorial.
G3. Organizar uma imagem geral como esboço e verificar sua aderência aos objetivos do projeto.
G4. Produzir o layout, e algumas alternativas, em programa apropriado
G5. Testar a solução com diferentes conteúdos.
G6. Apresentar presencialmente as soluções para clientes, patrocinadores e stakeholders.
G7. Detalhar a solução visual para todos os elementos da interface.
G8. Detalhar a solução por escrito incluindo todos os elementos da interface.

Produção

H> Gestão do conteúdo:
H1. Estabelecer um modelo de gestão da produção de conteúdo.
H2. Estabelecer os processos de edição.
H3. Acompanhar os outros processos do desenvolvimento.
H4. Registrar as linhas mestras da produção editorial.
H5. Orientar a elaboração das especificações.

I > Gestão da produção editorial:
I1. Estabelecer as especificações e os processos para a produção editorial.
I2. Divulgar as especificações editoriais e de projeto.
I3. Treinar a equipe.
I4. Produzir os textos de acordo com o conceito editorial.
I5. Produzir e/ou adaptar as imagens e recursos audiovisuais.
I6. Aplicar o layout ao conteúdo de cada página.

J > Mapeamento de processos:
I1. Avaliar os processos existentes.
I2. Avaliar a necessidade de novos processos para a realização dos objetivos do novo website.
I3. Propor e desenhar processos baseados nas novas necessidades.
I4. Apresentar e homologar os processos propostos.
I5. Conquistar aliados entre os stakeholders para a implementação das mudanças.
I6. Realizar as mudanças propostas.
I7. Acompanhar os novos processos no tempo e aperfeiçoá-los permanentemente.

K > Preparo das soluções comerciais:
K1. Observar os fatores que afetam a experiência do consumidor online.
K2. Desenhar as transações realizadas pelos usuários.
K3. Acertar as parcerias financeiras necessárias.
K4. Adquirir ou desenvolver as soluções tecnológicas no mercado.
K5. Preparar as soluções de logística.

L > Preparo da infra-estrutura tecnológica:
L1. Relacionar tecnologia e edição.
L2. Considerar todas as medidas possíveis necessárias à segurança dos sistemas, dos dados e dos usuários.
L3. Avaliar e comunicar amplamente os impactos das novas implementações tecnológicas.
L4. Escolher equipamentos, programas e sistemas baseados no planejamento e na modelagem.
L5. Escalar e atualizar a equipe de desenvolvimento.
L6. Acompanhar a modelagem de dados.
L7. Estabelecer a periodicidade da manutenção.
L8. Escalar e treinar as equipes ligadas ao suporte técnico e à manutenção do equipamento.

M > Realização de testes:
M1. Realizar testes de usabilidade.
M2. Verificar a compatibilidade da interface com os principais browsers, plataformas (Windows, Macintosh, Linux) e dispositivos.
M3. Validar o código em relação aos padrões web.
M4. Verificar a interface em diferentes resoluções de tela.
M5. Testar a velocidade de carregação das páginas em diversas velocidades de conexão.
M6. Checar os principais requisitos de acessibilidade.

Publicação

N > Especificações do produto:
N1. Coletar informações baseadas nos registros de projeto.
N2. Criar e atualizar gradual e constantemente as especificações do produto.
N3. Realizar diversas revisões antes da sua publicação.
N4. Distribuir o arquivo pronto em formatos de uso universal não editável (PDF, por exemplo).
N5. Treinar a equipe para o alinhamento com as especificações.
N6. Designar responsável(eis) pela atualização e distribuição das especificações.
N7. Criar um documento com anotações para uma reformulação futura mais abrangente do canal.

O > Avaliação do produto:
O1. Estabelecer critérios de avaliação para o website.
O2. Criar uma metodologia de avaliação.
O3. Adquirir as tecnologias e preparar os processos necessários.
O4. Avaliar o canal a partir das metodologias estabelecidas.
O5. Realizar ajustes no website de acordo com os resultados das análises realizadas.

P > Preparo das equipes de atualização:
P1. Preparar um manual com as informações editoriais necessárias.
P2. Apresentar formalmente o novo projeto editorial à equipe de atualização editorial.
P3. Treinar presencialmente a equipe para as novas especificações.
P4. Distribuir o manual impresso para a equipe e disponibilizá-lo online em local de fácil acesso.
P5. Criar protótipos para o teste dos novos critérios e realizar ajustes no manual.

Q > Divulgação:
Q1. Divulgar o website na internet e em canais eletrônicos.
Q2. Divulgar o website nos canais analógicos, como revistas e jornais.
Q3. Comunicar o lançamento para sites de buscas e de parceiros.
Q4. Preparar o site para indexação pelas principais ferramentas de busca.

(Atualizado em 20.11.2011)

 

Referências

Livro: Metodologia de gerenciamento de projetos – Methodware, de Carlos Magno Xavier e outros autores

6 Steps to a better WBS (Projects@Work, acesso em 13.9.2009)

Mind mapping a better WBS (Projects@Work, acesso em 13.9.2009)

Termos utilizados

Stakeholders – Pessoas ou organizações cujos interesses (financeiros ou não) são afetados pelo projeto. Na verdade podem ser afetados tanto positiva quanto negativamente pelos efeitos do projeto, durante ou depois da sua elaboração. Muitos projetos têm numerosos stakeholders, e o primeiro passo para o gerenciamento da sua influência é o levantamento minucioso destes agentes