O diagrama abaixo sugere um sequenciamento de atividades relacionadas ao Conceituação de projeto de website. Esta proposição acompanha os pacotes de trabalho listados na página que apresenta a Estrutura Analítica do Projeto aqui publicada.

As atividades de O ambiente de publicação, Conhecimento do público e Conceituação editorial estão representadas em paralelo porque podem ser realizadas simultaneamente, na medida em que são bastante relacionadas umas com as outras.

A Proposição e homologação dos requisitos depende da Conceituação editorial e vem imediatamente depois deste pacote de atividades.

O próximo pacote de atividades a ser representado de maneira sequenciada é o relativo à Criação de modelos (Arquitetura da informação+Layout) de um website, que inclui a Arquitetura da informação, o Layout e o Mapeamento de processos.

 

Sequenciamento das atividades de concieituação

 

B > Conhecimento do público
B1. Examinar os objetivos e o escopo do projeto.
B2. Selecionar um método de pesquisa.
B3. Adaptar o método de pesquisa ao orçamento e ao tempo disponível.
B4. Construir cenários e “personas” (tipologias, processos, características, necessidades).
B5. Selecionar os usuários representativos do público-alvo.
B6. Realizar as pesquisas com usuários recrutados a partir da aderência ao perfil desenhado.
B7. Analisar os resultados.
B8. Resumir os resultados e apresentá-los às gerências e patrocinadores do projeto.
B9. Acompanhar a criação de soluções do produto que atendam às necessidades dos usuários.

C > O ambiente de publicaçãos e áreas afins
C1. Avaliar sites semelhantes ou de atividades afins, seu conteúdo, arquitetura da informação e layout.
C2. Avaliar o posicionamento dos competidores no ranking dos principais buscadores.
C3. Avaliar o ambiente comercial online.
C4. Observar o negócio (offline) fora do ambiente online.
C5. Registrar pontos positivos e negativos.

D > Conceito editorial e comercial
D1. Monitorar tendências ambientais.
D2. Estabelecer conceito editorial.
D3. Elaborar justificativas sobre os parâmetros estabelecidos
D4. Alinhar a equipe gerencial, técnica e editorial.
D5. Planejar a implementção do conceito editorial.

E > Modelo conceitual
E1. Articular e selecionar as soluções possíveis e as funcionalidades necessárias.
E2. Avaliar a melhor solução.
E3. Criar protótipo conceitual.
E4. Explicitar e registrar a ideia em sumário executivo e recomendações.
E5. Apresentar os requisitos aos stakeholders.

(Atualizado em 20.11.2011)

 

Referências

6 Steps to a better WBS (Projects@Work, acesso em 13.9.2009)

Mind mapping a better WBS (Projects@Work, acesso em 13.9.2009)