Um exemplo de sequenciamento de atividades relacionadas ao lançamento de mídias digitais estão representadas no diagrama abaixo.

Este sequenciamento acompanha os pacotes de trabalho listados na página que apresenta a Estrutura Analítica do Projeto aqui proposta.

As Especificações do produto são realizadas em paralelo com a Avaliação do produto, na medida em que estabelecem as referências para a atualização e manutenção do canal online. A rigor a Avaliação deve ser incluída nas especificações, mas sua importância justifica no nosso entender seu deslocamento para um pacote de trabalho a parte.

O Preparo das equipes de atualização, que inclui a consolidação de processos editoriais e de suporte para a manutenção do canal, é realizado a partir destas referências. Finalmente, a Divulgação, já com o site publicado, situa o veículo em seu ambiente de negócios.

Os quatro diagramas que compõem esta sugestão de EAP para projeto de website foram representados aqui em quatro páginas para facilitarsua explicação e representação. Para o acompanhamento do projeto, o gestor do projeto deve situá-las em um único gráfico ou no gráfico de Gantt, que lista as atividades, seu encadeamento e suas subordinações.

Em programas dedicados à gestão de projetos, como o MS Project, o sequenciamento de atividades é representado juntamente com o cronograma, ou gráfico de Gantt.

 

Atividades relacionadas à avaliação do web site

Atividades relacionadas à avaliação do web site

Relação de atividades listadas acima:

N > Especificações do produto:
N1. Coletar informações baseadas nos registros de projeto.
N2. Criar e atualizar gradual e constantemente as especificações do produto
N3. Realizar diversas revisões antes da sua publicação.
N4. Distribuir o arquivo pronto em formatos de uso universal não editável (PDF, por exemplo).
N5. Treinar a equipe para o alinhamento com as especificações.
N6. Designar responsável(eis) pela atualização e distribuição das especificações.
N7. Criar um documento com anotações para uma reestruturação futura mais abrangente do canal.

O > Avaliação do produto:
O1. Estabelecer critérios de avaliação para o website.
O2. Criar uma metodologia de avaliação.
O3. Adquirir as tecnologias e preparar os processos necessários.
O4. Avaliar o canal a partir das metodologias estabelecidas.
O5. Realizar ajustes no website de acordo com os resultados das análises realizadas.

P > Preparo das equipes de atualização:
P1. Preparar um manual com as informações editoriais necessárias.
P2. Apresentar formalmente o novo projeto editorial à equipe de atualização editorial.
P3. Treinar presencialmente a equipe para as novas especificações.
P4. Distribuir o manual impresso para a equipe e disponibilizá-lo online em local de fácil acesso.
P5. Criar protótipos para o teste dos novos critérios e realizar ajustes no manual.

Q > Divulgação:
Q1. Divulgar o website na internet e em canais eletrônicos.
Q2. Divulgar o website nos canais analógicos, como revistas e jornais.
Q3. Comunicar o lançamento para sites de buscas e de parceiros.
Q4. Preparar o site para indexação pelas principais ferramentas de busca.

(Atualizado em 13.9.2009)

 

Referências

6 Steps to a better WBS (Projects@Work, acesso em 13.9.2009)

Mind mapping a better WBS (Projects@Work, acesso em 13.9.2009)