Os exemplos de atividades relacionadas à Produção (ou Execução) de um website estão representadas no diagrama abaixo.

Este sequenciamento acompanha os pacotes de trabalho listados na página que apresenta a Estrutura Analítica do Projeto aqui proposta.

Os quatro pacotes de trabalho subordinados ao pacote Produção são:

Preparo e edição do conteúdo

Preparo das soluções comerciais

Preparo da infra-estrutura tecnológica

Realização de testes

Os quatro pacotes podem ser realizados simultaneamente, na medida em que são independentes entre si. Por este motivo estão representados em paralelo.

O próximo pacote de trabalho a ter suas atividades sequenciadas é relativo ao Lançamento do website, que inclui os Testes, o Preparo das equipes de atualização, a Divulgação, o preparo das Especificações do produto e a Avaliação do produto.

 

Sequenciamento das atividades da Produção

Sequenciamento das atividades da Produção

 

Relação de atividades listadas acima:

H> Gestão do conteúdo:
H1. Estabelecer um modelo de gestão da produção de conteúdo.
H2. Estabelecer os processos de edição.
H3. Acompanhar os outros processos do desenvolvimento.
H4. Registrar as linhas mestras da produção editorial.
H5. Orientar a elaboração das especificações.

I > Gestão da produção editorial:
I1. Estabelecer as especificações e os processos para a produção editorial.
I2. Divulgar as especificações editoriais e de projeto.
I3. Treinar a equipe.
I4. Produzir os textos de acordo com o conceito editorial.
I5. Produzir e/ou adaptar as imagens e recursos audiovisuais.
I6. Aplicar o layout ao conteúdo de cada página.

J > Mapeamento de processos:
J1. Avaliar os processos existentes.
J2. Avaliar a necessidade de novos processos para a realização dos objetivos do novo website.
J3. Propor e desenhar processos baseados nas novas necessidades.
J4. Apresentar e homologar os processos propostos.
J5. Conquistar aliados entre os stakeholders para a implementação das mudanças.
J6. Realizar as mudanças propostas.
J7. Acompanhar os novos processos no tempo e aperfeiçoá-los permanentemente.

K > Preparo das soluções comerciais:
K1. Observar os fatores que afetam a experiência do consumidor online.
K2. Desenhar as transações realizadas pelos usuários.
K3. Acertar as parcerias financeiras necessárias.
K4. Adquirir ou desenvolver as soluções tecnológicas no mercado.
K5. Preparar as soluções de logística.

L > Preparo da infra-estrutura tecnológica:
L1. Relacionar tecnologia e edição.
L2. Considerar todas as medidas possíveis necessárias à segurança dos sistemas, dos dados e dos usuários.
L3. Avaliar e comunicar amplamente os impactos das novas implementações tecnológicas.
L4. Escolher equipamentos, programas e sistemas baseados no planejamento e na modelagem.
L5. Escalar e atualizar a equipe de desenvolvimento.
L6. Acompanhar a modelagem de dados.
L7. Estabelecer a periodicidade da manutenção.
L8. Escalar e treinar as equipes ligadas ao suporte técnico e à manutenção do equipamento.

M > Realização de testes:
M1. Realizar testes de usabilidade.
M2. Verificar a compatibilidade da interface com os principais browsers, plataformas (Windows, Macintosh, Linux) e dispositivos.
M3. Validar o código em relação aos padrões web.
M4. Verificar a interface em diferentes resoluções de tela.
M5. Testar a velocidade de carregação das páginas em diversas velocidades de conexão.
M6. Checar os principais requisitos de acessibilidade.

(Atualizado em 13.9.2009)

Referências

6 Steps to a better WBS (Projects@Work, acesso em 13.9.2009)

Mind mapping a better WBS (Projects@Work, acesso em 13.9.2009)