Fatores tecnológicos que afetam diretamente a experiência do usuário (alguns também considerados na escolha de provedor para a hospedagem do site):

Velocidade e estabilidade do servidor web, de acordo com os equipamentos e programas que serão utilizados no sistema e necessidade de performance.

Capacidade do servidor web de se adaptar ao crescimento do website (em número de páginas e seções, tamanho de arquivos, serviços oferecidos, sistemas utilizados).

A localização do servidor web, se na própria organização ou em um provedor externo, o que pode também ser uma decisão necessária, na medida em que permite maior ou menor controle sobre aspectos como segurança e continuidade permanente dos links de acesso.

Capacidade do site de comportar grande número de acessos simultâneos. Se os usuários não conseguem acessar um site porque o tráfego está congestionado, podem não voltar para saber o que aconteceu.

Estruturação dos bancos de dados, com ferramentas SQL e com linguagens de programação que atuam diretamente no servidor e podem atualizar os conteúdos rapidamente.

Infra-estrutura de rede interna, compatível com a estrutura de atualização e manutenção do ambiente online.

Segurança dos dados armazenados, para não comprometer a comunicação com o usuário; realização de back ups.

Segurança dos dados dos usuários (como números de cartões de crédito) e das transações realizadas, com encriptação e autenticação de segurança garantida por fornecedores confiáveis.

Suporte a diversas versões e desenvolvedores de browsers (Internet Explorer, Mozilla, Opera, Safari, etc.), diversos dispositivos móveis (diversos desenvolvedores), configurações personalizadas, com habilitação ou não o uso de scripts e plug-ins, a visualização de imagens, avisos sobre a inserção de cookies.

(Atualizado em 13.1.2008)