Aspectos a considerar na contratação de um plano de hospedagem para um site ou portal (editado com a ajuda de José N. Rodrigues, do Melhor Hospedagem de Sites):

Custos fixos mensais, incluindo:

Taxa extra para instalação.

Taxa extra para a publicação de formatos especiais (que consomem muita largura de banda, como vídeo transmitido em tempo real, streaming).

Taxa para a gestão de domínios.

Taxa de mudança de provedor.

Mensalidades que variem de acordo com o número de acessos e o volume de conteúdo publicado (se o site é muito acessado ou muito atualizado, tarifas extras podem pesar no orçamento).

Espaço em disco disponível para cada site e o valor do aumento desse espaço, caso necessário. É sempre bom estimar 50% a mais do que o necessário, para acomodar as expectativas de crescimento do site e do negócio.

O preço do serviço nem sempre é o principal fator de avaliação, na medida em outros requisitos podem ser mais críticos para a hospedagem do site, de acordo com os seus objetivos de negócio e a natureza do conteúdo.

Sistema operacional do servidor de hospedagem: os planos de hospedagem geralmente oferecem servidores com Linux ou Windows, a depender das tecnologias que se pretende usar.

Compatibilidade do servidor com diferentes tecnologias, seja ASP.NET, Java, PHP, Node.js, Python, Ruby, Perl, Ajax, scripts CGI e outras.

Suporte a conexões com bancos de dados (MySQL, SQL Server, PostgreSQL, SQLite).

Suporte a sistemas de controle de versão (Git, SVN, Mercurial, etc).

Suporte a codecs de áudio e vídeo em tempo real (streaming). Nesse último caso, se o site tiver muitos acessos internacionais, é importante que a estrutura de transmissão de áudio e vídeo tenha sites “espelho” que retransmitam as informações em diversos países.

Suporte a codecs de áudio e vídeo em diversos formatos (verificar se o servidor possui ffmpeg).

Desempenho do sistema:

Rápida resposta dos programas e das páginas. O Censo da web realizado pelo Comitê Gestor do Brasil em 2010 mostrou que 32% dos servidores respondem entre 11 a 50 milissegundos; 18% de 51 a 100 ms; 17% de 101 a 200 ms e 25% acima de 200 ms. Apenas 9% respondiam até 10 ms. Os principais motivos da lentidão de resposta forma sua localização fora do Brasil e equipamentos desatualizados. (1)

Base de equipamentos atualizada.

Localizaçãoo do servidor, quanto mais próximo o servidor estiver do usuário, menor será o tempo de resposta. Um servidor no Brasil seria a melhor opção para quem espera visitantes localizados no Brasil;

 Base de equipamentos atualizada, que utilize SSD;

Espaço em disco disponível, com discos redundantes, para evitar perdas de dados.

Manutenção do sistema:

Realização de backups diários, manutenção de servidores web redundantes (para o caso de emergências), firewalls e medidas de segurança (incluindo a segurança das instalações), segurança do sistema (anti-malware e anti-spam).

Instalador de aplicações: se você pretende usar uma plataforma como WordPress ou Joomla, ter uma ferramenta que faça a instalação e até a atualização automática dessas aplicações é um adicional a ser considerado. Um instalador de aplicações possui várias aplicações web que podem ser instaladas facilmente e com pouco cliques, tornando o gerenciamento do site mais prático para os webmasters.

Conexões de alta velocidade disponíveis, para que haja garantia de que, ao cair uma delas, as outras manterão o(s) site(s) no ar. É importante também que a taxa de utilização destas conexões não esteja próxima de seu limite de demanda. Se a empresa oferece algum tipo de chatbot, teste a ferramenta para saber se atende às suas necessidades.

Suporte técnico disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana. E também

O tempo médio de espera pelo atendimento, via telefone, e-mail, chat. Caso ofereçam chat, testar a rapidez e a cordialidade do atendimento.

O preço das chamadas telefônicas. É recomendável contratar um provedor localizado na mesma cidade, ou que disponibilize serviços de chamadas gratuitos.

O preparo e a experiência dos técnicos do suporte.

O tamanho da estrutura, dimensionada adequadamente para dar suporte adequado ao número de clientes e à sua demanda.

Garantia de uptime, para que o site não fique fora do ar em nenhum momento. Os provedores de hospedagem costumam oferecer uma garantia de uptime acima de 99%, e realizar algum tipo de compensação no caso de indisponibilidade de serviço.

A empresa pode também oferecer diversos tipos de suporte técnico, de acordo com as demandas de cada cliente, com atendimentos diferenciados para diferentes tipos de problemas (invasão do website, interrupção da transmissão).

O suporte oferecido em cada plano de hospedagem deve ficar bem claro, para que o cliente não seja surpreendido com taxas extras e demandas não atendidas.

Número de endereços de e-mail oferecidos, se necessário. É importante também verificar:

Recursos para a geração de resposta automáticas.

Recursos para a gestão de malas diretas.

Recursos para definição de redirecionamentos;

Possibilidade de usar um cliente de e-mail externo, como Thunderbird ou Outlook;

Recursos para definição de redirecionamentos de mensagens de e-mail (catch-all);

Contabilização e análise, em tempo real, dos acessos dos usuários, com informações sobre número de visitas únicas, de páginas visitadas, sites de origem, palavras-chave utilizadas em ferramentas de busca, tempo médio da visita, percursos mais visitados.

Opções de planos de hospedagem, como por exemplo:

Hospedagem compartilhada, em que o servidor é dividido com outros clientes da companhia e cada um tem pouca autonomia sobre sua manutenção. É uma solução barata, que pode ficar prejudicada se o tráfego para um dos sites hospedados é muito intenso, o que pode tornar o acesso a todos os outros muito lento.

Neste tipo de acordo, a instalação de programas e funcionalidades especiais não é bem-vinda, na medida em que pode interferir na atividade dos outros sites.

Ao cogitar esta solução, o cliente precisa ficar atento para a credibilidade das outras empresas cujos sites estão hospedados no mesmo provedor, para que um mesmo servidor não seja compartilhado por hackers, crackers, spammers, o que pode comprometer a segurança dos sistemas e mesmo a aceitação de emails que venham da mesma origem.

Servidor Virtual Privado (VPS), em que é disponibilizado um servidor virtualizado com acesso de administrador (root) para o usuário. Um VPS é uma solução intermediária para quem busca ter maior controle do sistema operacional e pretende usar tecnologias não disponíveis nos planos de hospedagem compartilhada.

Neste tipo de hospedagem, é possível a modificação de configurações do sistema operacional e instalação de programas, desde que seja compatível com o sistema operacional virtualizado e a tecnologia de virtualização utilizada.

Ao utilizar um VPS, é muito importante tomar precauções com a segurança, visto que o provedor de hospedagem não se responsabiliza pelas alterações nas configurações do sistema. Uma senha forte para o usuário administrador e utilizar uma ferramenta para evitar a tentativas de descobrir a senha por força bruta são ações recomendadas.

Locação dos serviços, solução em que o cliente compra o equipamento necessário e o fornece ao provedor. Este conecta o servidor adquirido na sua rede e na sua estrutura tecnológica, e se responsabiliza pela conexão. A responsabilidade pelo equipamento continua sendo do cliente.

Hospedagem em que o servidor é alugado pelo cliente ao provedor, para que este faça sua manutenção e ofereça o suporte necessário.

Número de certificações do provedor, como as certificações da Microsoft e da Adobe, que ajudam a comprovar sua confiabilidade e comprometimento com sua boa imagem na área de atividade.

Disponiblidade de gerador de energia, para o caso de interrupção da transmissão.

Proteção contra fogo permanentemente atualizada.

Estabilidade e segurança, oferecida por empresas há longo tempo no mercado, de preferência com os mesmos donos.

Clientes antigos, com o mesmo porte e as mesmas necessidades da empresa em prospecção. Avaliar o grau de satisfação destes clientes. Verificar a qualidade dos sites dos clientes, comentários online sobre o fornecedor, opinião sobre ele em forums online.

Sites de comércio – também levar em conta:

Disponibilidade de recursos para publicar o catálogo dinâmico de produtos (com flexibilidade para aumento e diminuição do número de produtos, dos preços, de promoções, dos preços de entrega).

Qualidade e capacidade dos programas para processar as transações realizadas com carrinho de compras, com aceitação de cartões de crédito e de débito, bem como outras opções de pagamento, como boleto bancário.

Segurança para as transações, oferta de SSL (Secure Socket Layer, em que aparece um cadeado em um dos cantos da tela e https em vez de http no endereço do site). Um certificado SSL é essencial para qualquer tipo de site, num site de comércio ou loja virtual é ainda mais importante, pois passa maior credibilidade do serviço para os clientes. Os sites sem certificados SSL podem ter seu ranqueamento afetado nos motores de busca e apresentarem o selo de “não seguro” nos navegadores modernos.

Espaço em disco para abrigar grande número de páginas (com muitas imagens e eventualmente vídeo) e largura de banda suficiente para comportar o tráfego intenso.

Compensações financeiras e em serviços caso o site fique fora do ar, bem como garantias de será possível romper o contrato facilmente se as exigências sobre os serviços não forem atendidas.

(Atualizado em 13.3.2018)

 

Referências

1) Web governamental: 98% dos sites não adotam padrões de acessibilidade (Convergência Digital, acesso em 18.8.2010)