Alguns processos editoriais realizados na produção e na manutenção de um site dependem intensamente de tecnologias digitais especializadas e de suporte tecnológico.
Exemplos de processos editoriais apoiados fortemente em tecnologias digitais:
■ Uso de programas e equipamentos necessários à criação (coletiva ou não), edição e atualização de conteúdo – sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) e de fluxo de trabalho editorial.
Automação de processos de publicação e arquivamento de conteúdo, com o acompanhamento do fluxo de trabalho editorial (criação, revisão, aprovação, publicação, arquivamento).
■ Personalização de páginas de acordo com as preferências dos usuários.
■ Login e logout de usuários para contribuir com conteúdo para publicação, controle dos acessos (blogs, comunidades, fóruns, listas de discussão, criação de contas para a inserção de informações pessoais).
■ Adaptação da ferramenta de busca interna a vocabulário controlado específico da área de atividades relacionada ao conteúdo.
■ Automação da inclusão e exclusão de nomes e emails das malas diretas.
■ Automação do envio de mensagens para atendimento-padrão aos usuários e clientes.
■ Configuração e manutenção de área de arquivos de conteúdo compartilhado (em intranet).
■ Em sites participativos, é importante verificar se o conteúdo criado pelos colaboradores será ou não examinado por agentes ou editores dedicados.
■ Para fazer frente à capacidade de armazenagem e de acesso do servidor web, pode ser necessária a definição do tamanho ideal das páginas (em Kb), o número de fotos por página recomendado e seus tamanhos, o tamanho dos textos: estabelecer consenso entre designers e desenvolvedores.
■ Ampliação de fotos para melhor visualização: verificar a melhor solução.
■ Publicação de conteúdo selecionado de acordo com a mídia de saída (PC, smartphone, TV).
■ Acompanhamento dos logs de acesso para verificar o conteúdo mais procurado pelos visitantes e avaliar periodicamente a estrutura editorial.