Quanto menor o formulário, menos tempo o usuário leva para preenchê-lo. E quanto maior a necessidade de participação do usuário em um site ou negócio por formulários, mais importante é este tempo.

A maioria dos usuários de sites e plataformas online resiste em preencher formulários muito grandes. Quando os usuários veem que o formulário é longo o suficiente para apresentar uma barra de rolagem, só o preenchem se vai ganhar alguma coisa que realmente valha a pena tanto esforço, como baixar um arquivo, comprar um artigo que precisa, ganhar um bom brinde ou ter acesso a informações importantes.

Por isto, a quantidade e a extensão dos campos que os usuários precisa preencher precisa ser avaliada, de maneira a evitar que percam tempo escrevendo informações que não serão utilizadas. Isto é especialmente crítico no momento em que o usuário preenche formulários em dispositivos móveis.

O tamanho das caixas de texto deve corresponder à expectativa de quantidade de texto. Ou seja, o campo para a inserção de um número de telefone não deve ter o mesmo tamanho que um campo para a inserção de endereço, por exemplo.

O formato dos campos relativos a datas e números, como os de endereços e telefones, por exemplo, deve ser sinalizado.

Também os campos de preenchimento obrigatório devem estar claramente sinalizados. Em formulário grandes, é educado sinalizar ao usuário, durante o preenchimento, quando um campo obrigatório, que deve ser preenchido, está em branco. É desagradável preencher um formulário grande, submetê-lo, e só então descobrir que campos obrigatórios estão vazios.

Em formulários pequenos, se o usuário deixar de preencher um campo obrigatório, deve ser avisado por uma mensagem e o cursor procurar o campo para preenchimento.

O processo de acompanhamento automatizado, com a verificação do preenchimento correto dos campos, é chamado de validação.

Se o formulário pede o endereço de email e a resposta não incluir o caracter “@” aparece um aviso de alerta, para que o usuário reveja o texto digitado, ou então para pedir que preencha um campo de preenchimento obrigatório, por exemplo.

A validação de formulários simples pode ser realizada no próprio browser do usuário, mas a checagem via servidor permite a inclusão de recursos mais sofisticados e a comparação dos dados inseridos com outros já armazenados anteriormente.

A validação é útil, mas não deve incomodar o usuário com mensagens de erro e comentários. Em alguns casos, quando o cursor é programado para procurar automaticamente o campo de preenchimento obrigatório, pode até atrapalhar o usuário que não quiser preenchê-lo.

Mas é necessário que estas mensagens não sejam severas nem subestimem a capacidade do usuário.

O preenchimento de campos que apresentam diferenças regionais, como estados, números de telefone ou números de endereçamento postal não deve estar sujeito a modelos de preenchimento (como o número de dígitos que comporta) muito rígidos.

Alguns usuários acrescentam espaços entre conjuntos de números telefônicos ou de cartão de crédito. É importante que os sistemas estejam preparados para aceitá-los ou excluí-los automaticamente.

Formulários muito grandes devem ser divididos em páginas menores, para que o usuário não precise enfrentar de uma única vez uma grande lista de itens, e valide o preenchimento aos poucos, o que diminui a incidência de erros ou esquecimentos no final do processo.

O formulário do Imposto de Renda brasileiro é um exemplo de formulário longo, dividido em diversas páginas.

Muitos formulários de perfis de comunidades virtuais, como o do LinkedIn, por exemplo, também permitem o preenchimento no momento em que o cadastrado acha mais conveniente.

A incidência de formulários preenchidos incorretamente pode diminuir se, ao lado de campos com dados que exijam suporte ao usuário, é incluído um sinal “?” que abre uma janela ou quadro com instruções sobre o preenchimento.

Quando o usuário submeter o formulário, uma mensagem de agradecimento gera uma acolhida agradável e indicar que o processo de envio dos dados foi bem-sucedido.

(Atualizado em 3.9.2014)

 

Referências

Mobile as a medium: an interview with Luke Wroblewski, Luke Wroblewski (User Interface Engeneering, acesso em 3.9.2014)

Removing stumbling blocks in mobile forms, Robert Brauer (Smashing Machine, acesso em 8.5.2012)

HTML forms: From basics to style: Layouts, Vincet Wright (HTML Goodies, acesso em 22.6.2010)

Is your registration process scaring away users?, Dana Oshiro (ReadWriteWeb, acesso em 24.1.2010)