Conhecidas pela expressão em inglês “splash page”, as páginas de abertura costumavam aparecer em alguns sites antes da página Principal. O efeito esperado era que funcionassem semelhantes à abertura de filmes ou conferências, atraindo a atenção dos visitantes e oferecendo uma experiência diferenciada.

No entanto, por não publicarem informações suficientes e relevantes no endereço de entrada do site, estas páginas muitas vezes causavam efeito reverso: diminuíam a motivação do cliente para visitar as páginas internas, reduzindo a credibilidade do conteúdo.

Além disso, muitas vezes os usuários que visitavam sites com splash pages tendiam a “pular” estas páginas e ir direto ao conteúdo que os interessava, o que acabava neutralizando o efeito desejado.

Outra desvantagem deste recurso é o fato de dificultarem a indexação do conteúdo do site pelas ferramentas de busca, que perdiam as informações da página Principal como referência inicial de navegação.

Hoje alguns sites substituem as splash pages com amplas aberturas dinâmicas em HTML 5, que podem prover informação e interesse visual ao mesmo tempo, como vemos nos exemplos abaixo. E muitos aplicativos voltam aos anos 90, escondendo suas funcionalidades com uma tela de abertura.

Página de abertura

A página inicial deste site tem uma aba que se desloca para a direita e para a esquerda, seguindo a seta localizada na região central. Para cada lado que a aba se desloca, a página mostra conteúdo mais ou menos detalhado, com forte apelo visual nas duas opções. Este modelo, além de indexável pelas ferramentas de busca, está inserido na navegação geral do site, e permite ao usuário deslocar-se com facilidade, o que não acontecia com a maioria das splash pages em que poucas informações ocupavam a tela toda. Acesso em 24abr.13

Splah page com conteúdo informativo

A parte de cima da página funciona como uma splash page, sendo que o conteúdo pode ser lido/visto abaixo, com a rolagem de tela. Acesso em 13.4.2015

Se, ainda hoje, um projetista considerar a inserção de uma splash page ou página de abertura em um website, é importante considerar sua função e as do canal em que se aplica. Por exemplo:

–> Adaptar as imagens para múltiplas resoluções de tela, otimizando as imagens para diferentes velocidades de conexão e programas de acesso.

–> Em um site sobre trabalhos criativos, pode ser bem recebida por visitantes dispostos a ter uma experiência sensorial mais rica, como uma poesia com animação e áudio.

–> Quando a fixação da marca é necessária, a página de abertura ajuda a afirmar a experiência associada a esta marca.

Quando a fixação da marca é necessária, a página de abertura pode ajudar a afirmar a experiência associada a esta marca

Esta página de abertura aparecia se o usuário deixava o cursor imóvel por alguns segundos. Caso contrário, outra tela oferecia opções de navegação pelas barras de navegação laterais.

Quando a fixação da marca é necessária, a página de abertura ajuda a afirmar a experiência associada a esta marca

Esta página de abertura publicava uma chamada para uma exposição temporária projetada pelo estilista Christian Lacroix. Neste caso, a apresentação animada tinha informações sobre as exposições e ao mesmo tempo definia e vendia a imagem da marca. Os links para entrada no site, desenvolvido em duas línguas, ficavam localizados no alto da animação.

–> Empresas com muitos sites para diferentes países ou locais, a página de abertura pode oferecer opções de diferentes endereços e/ou idiomas.

No caso de empresas com muitos sites para diferentes países ou locais, a página de abertura pode oferecer opções de diferentes endereços e/ou idiomas

No exemplo acima, a página de abertura oferece opções para diferentes ramificações da mesma organização, conhecidas pelo mesmo nome

Em sites de museus as páginas de abertura podem ser necessárias para indicar as versões do veículo em diversas línguas

A telas de abertura de museu aponta para versões em diversos idiomas, necessárias em instituições como esta, com público internacional e localizadas em países de língua oficial não inglesa.

No caso de empresas com muitos sites para diferentes países ou locais, a página de abertura pode oferecer opções de diferentes endereços e/ou idiomas

Outro exemplo de página de abertura com opções de idiomas, com layout muito simples.

(Atualizado em 28.9.2014)

Referências

3 Old and outdated UX patterns (and how to fix them) (acesso em 28.9.2014)