Páginas de erro aparecem no browser devido a problemas no servidor web ou a mudanças em websites que podem alterar ou apagar endereços ou nomes de arquivos. Em função disto, nem sempre os endereços arquivados nos “favoritos” dos browsers, nos sites de arquivamento de links ou nos sites de buscas são atualizados e podem retornar essas mensagens. Mais raramente, ocorrem porque digitamos URLs inexistentes.

Os erros podem ter diversas causas, mas de qualquer forma ocorrem devido à relação que se estabelece entre a ação das pessoas e a máquina ou programa que responde a estas ações. Podem ocasionar respostas raivosas e negativas dos usuários, mas também podem ocasionar respostas positivas e colaborativas. Se a mensagem de erro assume que o este foi causado pela máquina ou programa, o usuário tende a se sentir menos desconfortável.

Aspectos a considerar nas páginas de erro

Publicar nas páginas mensagens que evitem que o usuário se sinta responsável pelo erro. Mensagens como “A página que você procura não pode ser encontrada. Pedimos desculpas pelo inconveniente”, bem como links de retorno ao site, diminuem a impressão negativa.

Diferenciar a página de erro das outras, para o usuário não ficar confuso por não ter encontrado a página que esperava.

Localizar o Mapa do site ou uma Ferramenta de busca interna bem visíveis, para o usuário reencontrar o caminho interrompido

Esta página de erro provê uma mensagem de erro positiva para atenuar o aborrecimento de quem se depara com uma página diferente da que esperava encontrar. E provê atalhos para a ferramenta de busca e para a página Principal.

Localizar o Mapa do site e/ou uma ferramenta de busca interna bem visíveis, para facilitar a localização do caminho interrompido.

Página de erro diferenciada

Esta página de erro não apresenta texto nem indica o número da mensagem de erro. A informação, localizada sobre um mapa, ajuda os usuários a não se sentirem perdidos e a encontrarem seu caminho na navegação global.

Na mensagem da página, é educado pedir ao usuário para comunicar o erro aos webmasters, para que o erro seja corrigido. Neste caso, publicar um email para acesso direto aos responsáveis.

Acompanhar o número de acessos às páginas de erro, para tentar minimizá-los. Um número alto de acesso às páginas de erro indica que há algum problema nos links do site. É preciso neste caso identificar as páginas de origem e que URLs os usuários procuravam, para corrigir os problemas.

Algumas mensagens de erro comuns

texto de cada uma foi mantido em inglês, ao modo como a maioria dos servidores as mostra, mas em sites dirigidos a público amplo, é importante traduzir estas mensagens.

400 Bad File Request: Indica que, apesar do servidor web estar funcionando corretamente, a sintaxe usada na URL pode estar incorreta, como o uso de espaços ou vogais acentuados, ou o acesso foi autorizado.

401 Unauthorized: O servidor procura por uma autorização de acesso e não encontra, ou o usuário digitou a senha de maneira incorreta.

403 Forbidden/Access Denied: Como a mensagem anterior, indica que é necessária uma autorização especial para acessar a página.

404 File Not Found: O servidor não encontra o arquivo solicitado por diversos motivos, como o deslocamento do arquivo para outro diretório ou a digitação incorreta de seu nome/URL.

408 Request Timeout: O cliente interrompeu sua solicitação antes do servidor conseguir completá-la (como o download de um arquivo muito grande, por exemplo).

500 Internal Error: O servidor não pode atender à solicitação do usuário devido a algum erro interno de configuração.

501 Not Implemented: O servidor não está configurado para o recurso solicitado.

502 Service Temporarily Overloaded: O servidor está sobrecarregado com excesso de solicitações.

503 Service Unavailable: Servidor ocupado, conexão dial-up interrompida ou o site não foi encontrado devido a mudança de endereço.

Connection Refused by Host: Conexão negada por falta de autorização ou digitação incorreta da senha.

File Contains No Data: A página não mostra nada por erro no próprio documento.

Bad File Request: Incompatibilidade do browser com o arquivo que o usuário está tentando acessar.

Failed DNS Lookup: O servidor de DNS não consegue traduzir o domínio requerido em umendereço válido.

Unable to Locate Host: O servidor pode estar inativo, desconectado ou a URL foi digitada de maneira incorreta.

Network Connection Refused by the Server: O servidor web está ocupado com sobrecarga de solicitações.

(Atualizado em 26.6.2014)

 

Referências

Error messages are evil de Don Norman (LinkedIn, acesso em 26.6.2014)

How do I create a custom 404 error page? de Joe Burns (HTML Goodies, acesso em 24.9.2012)

30 interesting 404 pages, de Brant Wilson (DesignM.ag, acesso em 24.8.2012)

Turning a dead end into an opportunity with a custom 404 error page, de Vladislav Davidzon (SitePoint, acesso em 7.6.2012)

So intense! How to create an effective 404 error page, de John Paul Titlow (ReadWriteWeb, acesso em 9.8.2010)

How do I create a custom 404 error page?, de Joe Burns (acesso em 6.7.2010)

Como construir mensagens de erro eficientes e efetivas (Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade, acesso em 10.1.2009)