Malhas gráficas (ou grids) são matrizes com base geométrica que servem para estruturar o layout de peças de design (digitais, impressas, tridimensionais). Em produtos online, seu uso orienta o equilíbrio e a consistência de modelos visuais, especialmente em projetos que envolvem grande número de informações e processos complexos de desenvolvimento, atualização e uso.

As malhas gráficas ajudam também a organizar a apresentação e a localização do conteúdo e das funcionalidades, permitindo aos usuários melhor controle da experiência de uso. Além disso, facilitam o posicionamento dos elementos em diversos pontos da mesma página e entre diferentes telas ou páginas.

ma malha consistente facilita a localização e o deslocamento do usuário nos diferentes canais e seções
Estas duas páginas mostram uma original aplicação de malha gráfica. Na página Principal, os links da barra de navegação do alto estão associados diretamente à diagramação das chamadas embaixo. A associação é reforçada também pelas linhas que definem as colunas de textos e pelas corres associadas à cada área principal. O layout deste site não é mais este.
Uma malha consistente facilita a localização e o deslocamento do usuário nos diferentes canais e seções
Nas páginas internas (exemplo acima), a cor de cada área funciona para reforçar sua identificação, com uma ligeira alteração do desenho da página Principal.

Os sistemas das malhas são compostos de:

Uma série de colunas, com larguras iguais ou não

Espaços entre as colunas

Linhas de base (para os alinhamentos horizontais dos elementos)

Estas referências, que orientam o posicionamento de elementos das interfaces digitais, ajudam na composição dos elementos e em conjuntos consistentes entre páginas, e na construção da narrativa de cada usuário.

A malha gráfica pode dispor os elementos do layout da interface de diversas maneiras:

Layout “líquido”: Adaptável a diferentes resoluções de tela, porém nem sempre otimizado para dispositivos móveis. Portais com grande volume de acessos diários, como Amazom.com, Submarino e Americanas.com preferiam durante muito tempo usar este modelo de configuração, para incluir o maior número possível de compradores.

Com o uso de telas mais largas, o design líquido pode ajudar a explorar melhor o espaço disponível.

Layout com adaptação da estrutura visual a diversas resoluções de tela (design responsivo): A adaptação dos elementos editoriais e funcionais ao formato permite que cada dispositivo seja usado para a otimizar suas características.

Posicionamento centralizado do conteúdo: A localização centralizada do conteúdo entre duas colunas mais estreitas pode ser necessária em sites com longas barras de navegação e pequenas unidades de conteúdo (ou publicidade) posicionadas nas laterais. Mas é preciso ter cuidado para manter espaços de respiração que valorizem cada elemento. Exemplo: National Archives

Posicionamento da navegação à esquerda da tela: Permite que os elementos se localizem de acordo com o modelo mental da maioria dos usuários (de cultura ocidental). Este modelo é mais tradicional e foi talvez o mais usado até agora, e pode associar o site a modelos não muito inovadores. No entanto, pode também estar associado a confiabilidade e conforto de leitura. Exemplo:Wikipedia.

Posicionamento da navegação à direita da tela: Atualmente é mais comum situar o conteúdo à esquerda da tela, com as barras de navegação, publicidade e conteúdo de apoio à direita. Sites de notícias e blogs costumam adotar este formato, bem como sites que não podem ficar restritos a uma navegação no alto.

Forma e função

Os aspectos que influenciam a criação de uma malha são estéticos, mas também editoriais e funcionais. Logo que olha uma página ou interface, o usuário percebe a forma e faz uma ideia geral sobre o conteúdo e as funcionalidades. A seguir, a experiência de ver e usar o leva a entrar em contato mais aprofundado com os condicionantes da forma – conjunto de forças que atuam para que um sistema tenha uma configuração, não exatamente uma “ordenação” de elementos.

Uma malha pode ordenar um conjunto de elementos em determinado espaço, mas a ordenação não é obrigatória. O princípio conceitual-funcional é mais um sistema de pensamento visual do que um sistema de alinhamentos.

Seu uso facilita o posicionamento dos elementos da interface e do conteúdo em coordenadas definidas. E provê sentido de localização para o deslocamento dos usuários nos diferentes canais e seções.

Embora o layout do site abaixo tenha sido redesenhado, as três telas abaixo podem ilustrar o uso consistente de malha. A coluna de texto à direita da página que abre a seção (imagem do alto) é mais estreita, com a publicação de links laterais. Diferentes cores (amarelo, verde, vermelho e azul) sinalizam as quatro principais áreas de conteúdo. Os sublinks relativos a cada uma destas áreas ocupam o espaço imediatamente abaixo do link principal, fortalecendo visualmente sua associação visual ao título da página, situado na área com fundo de cor logo abaixo da imagem.
Embora o layout do site acima tenha sido redesenhado, as três telas abaixo podem ilustrar o uso consistente de malha. A coluna de texto à direita da página que abre a seção (imagem do alto) é mais estreita, com a publicação de links laterais. Diferentes cores (amarelo, verde, vermelho e azul) sinalizam as quatro principais áreas de conteúdo. Os sublinks relativos a cada uma destas áreas ocupam o espaço imediatamente abaixo do link principal, fortalecendo visualmente sua associação visual ao título da página, situado na área com fundo de cor logo abaixo da imagem.
Uma malha consistente facilita a localização e o deslocamento do usuário entre canais e seções
A mesma coluna se alarga nas páginas mais internas (imagens abaixo), valorizando mais o conteúdo do que os links e elementos de navegação. A seção a que cada página pertence está diferenciada na barra de navegação, para facilitar a localização dos usuários dentro da estrutura.
Uma malha consistente facilita a localização e o deslocamento do usuário entre canais e seções
O sentido de localização interno também é facilitada pela barra de links (“breadcrumb”), que substitui o título da seção nas páginas mais internas

A divisão da interface em diversas colunas que sinalizam o acesso às funcionalidades e ao conteúdo, ajuda a navegação. Do mesmo modo, os espaços em branco que procuram o equilíbrio entre os elementos dominantes e os elementos mais discretos, como entrelinhas, legendas, espaços entre colunas.

A malha gráfica (grid) para publicação de conteúdo, organiza informações diferentes de maneira homogênea

A malha gráfica (grid) para publicação de conteúdo, organiza informações diferentes de maneira homogênea

As três páginas acima mostram um exemplo de uso consistente de malha, com variações para diferentes tipos de conteúdos e aplicações da solução. O layout deste site não é mais este.
As três páginas acima mostram um exemplo de uso consistente de malha, com variações modulares para diferentes tipos de conteúdo e aplicações da solução, em uma duas ou três colunas. O layout deste site não é mais este.

Especificidades da malha gráfica digital

O design de malhas para a web e dispositivos móveis de modo geral é diferente do das malhas usadas para produtos gráficos impressos. Essa diferença se deve em parte à grande quantidade de dispositivos e canais de acesso à web, com diferentes tamanhos, resoluções de tela: para se adaptar a estas condições, as malhas gráficas para interfaces de dispositivos digitais precisam ser relativamente flexíveis.

Cada usuário pode também personalizar suas configurações, como as barras dos browsers, ou o uso de dois monitores, ou telas ampliadas, o que afeta o modo como as malhas aparecem. E em cada tipo de dispositivo o tamanho dos pixels pode variar, o que cria diversas variações de layouts para diferentes usuários.

Além disso, as diferentes tipologias não renderizam de modo homogêneo nas telas de todos os dispositivos. E há usuários que ampliam ou reduzem a tela default, o que gera inúmeras variações visuais possíveis, cujo layout nem sempre é controlável.

Fatores para a criação da malha

Ao mesmo tempo em que visa à concepção de modelos para atender aos condicionantes visuais e conceituais de um produto, a criação de malhas considera aspectos conceituais e funcionais ligados aos resultados que se procura alcançar.

Por exemplo, se precisamos de uma interface que valorize diversas imagens de paisagens, com navegação distribuída entre um menu principal, outro secundário, e mais textos e imagens pequenos, como o espaço da tela pode ser organizado?

De várias maneiras diferentes. A escolha de soluções depende do grau de prioridade dos objetos (quais devem ficar mais ou menos destacados?), das condições de usabilidade (qual a sua localização e tamanho?), das convenções consolidadas em relação a estes elementos, que podem condicionar seu posicionamento e dimensionamento (onde a maioria dos usuários está acostumada a encontrá-los?)

No caso de um site genérico, costumava-se usar uma base de 960px, com 12 e 16 colunas, como as encontradas no site 960 Grid System. Em caso de sites responsivos, pode-se optar por uma malha de 1200 ou 1280 dpi, como em http://1200px.com/. Pode-se também usar os modelos responsivos baseados nas malhas do Bootstrap 3 para desktop, com base em 1170px. No caso de aplicativos móveis, pode-se usar malhas baseadas em 4 ou 8 colunas. Diversos sites oferecem arquivos psd para a formatação básica no Photoshop.

A consistência e a harmonia decorrentes da composição equilibrada proporcionadas pelas malhas contribuem para uma experiência de uso em que a interface, com todos os seus atributos de qualidade, somados às ações de cada usuário, estabelece uma interlocução produtiva.

(Atualizado em 17.9.2020)

Programas ou recursos auxiliares

Grid Calculator – calcula o calor das colunas de acordo com a largura geral e os intervalos entre colunas considerados (acesso em 26.4.2020)

Foundation – malha de 12 colunas responsiva com arquivos baixáveis e editáveis (acesso em 26.4.2015)

Boostrap Grid System – malha fluida e responsiva para web sites com 12 colunas (acesso em 26.4.2015)

Grid Lover – ferramenta para o estabelecimento de um sistema tipográfico com espaços modulados verticalmente (acesso em 31.8.2014)

Grid Designer – ferramenta que gera uma malha com exportação de CSS com fontes e medidas (acesso em 14.6.2013

Gridmax – ferramenta que gera uma malha (grid) vertical para quem está testando o layout no browser (acesso em 2.5.2013)

PicNet’s Mouse Eye Tracking – solução gratuita para mostrar detalhes sobre como cada usuário vê as páginas de um site (acesso em 28.3.2010)

ClickTale – ferramenta de acompanhamento de uso de websites (acesso em 28.3.2010)

AttentionWizard – programa para avaliar layouts de websites a partir da simulação dos movimentos do olho humano e da verificação dos principais pontos de atenção (SiteTuners.com, acesso em 4.12.2009)

Sketchbook Pro – permite o desenho livre de esboços, com suporte de ferramentas de texto e alguns efeitos de texturas