Aprendizado pela internet (e-learning)

Abordagem construtivista

Atualizado em 25.4.2005

Características de cursos de e-learning desenvolvidos dentro da perspectiva construtivista:

São mais eficazes quando o domínio sobre o conteúdo necessita de visão crítica - aplicam técnicas para desenvolver a criatividade, como o brainstorm, redação de histórias ou de resumos, pesquisas coletivas sobre assuntos abordados nos cursos, simulações de situações-problema (exemplo: "como gerenciar um projeto que não consegue ultrapassar um impasse?")

Têm maior duração, com data para início e conclusão, cronograma de atividades

O professor deixa de ser um transmissor de conhecimento e passa a ser um orientador, que ajuda o aluno a buscar seu conhecimento - o material educativo fica centrado nos assuntos e questões levantadas pelos alunos

Exigem meios sofisticados de comunicação para permitir a troca permanente de ideias entre professor e aluno e entre alunos

Incentivam a formação de grupos virtuais de estudo para a realização de trabalhos e para a suplementação do conteúdo, de forma a manter a motivação do aluno

Permitem a criação de redes de conteúdo em que assuntos do curso são desenvolvidos em conjunto

O professor divide o processo de avaliação com os alunos


Referências (Contextos de projeto web)
Livro: A educação na era da internet, de Carlos Lucena e Hugo Fucks. Rio de Janeiro: Clube do Futuro, 2000

Mais sobre o assunto (links externos)
O que é educação a distância?, de Giovanni Farias

Avellar e Duarte no Twitter Avellar e Duarte no Facebook Feeds da Avellar e Duarte Avellar e Duarte no Delicious