Planejamento estratégico (institucional)

Etapas do planejamento estratégico

Atualizado em 25.4.2010

O planejamento estratégico organizacional é realizado em diversas etapas, de acordo com o porte, a estrutura e a mobilização das lideranças.

De modo geral, as principais etapas do processo são:

1) Formulação dos objetivos organizacionais e das prioridades a longo prazo. Inclui:

A definição da visão – o que se “sonha” para a organização, o futuro realizável que motiva o presente.

-> O Yahoo declara na sua visão o compromisso com o futuro da internet e para isso realiza ações diretamente relacionadas à recuperação de informação e processamento de linguagem, à pesquisa sobre microeconomia (modelos de micropagamentos e serviços personalizados), à mineração de dados (data mining), a estudos sociológicos (para a compreensão do comportamento coletivo em comunidades) e à criação de redes de relacionamento.

A definição da missão – identifica a organização, suas áreas de atuação, seus rumos.

-> A missão do Flickr, site de arquivamento e marcação de fotos, é "ajudar pessoas a tornar suas fotos disponíveis para as pessoas que realmente importam" e também "prover novas maneiras de organizar fotos". A visão deve ser específica para cada caso e não deve ter lugares comuns a todas as organizações, como "destacar-se pelo atendimento ao cliente", por exemplo.

2) Análise das forças e limitações internas – para o fortalecimento dos pontos fortes e superação dos pontos fracos. Inclui:

O entendimento e a investigação da situação presente, com a modelagem dos grandes processos de negócios, a documentação e descrição dos processos e atividades, a construção de cenários, a identificação dos pontos de melhoria e mudança (tempo, custo e aplicação de tecnologias, por exemplo), a identificação de problemas.

A análise dos recursos (financeiros, patrimoniais, humanos, tecnológicos) disponíveis para as operações atuais e futuras.

A análise da estrutura organizacional – aspectos positivos e negativos, divisão de trabalho entre departamentos e unidades; como os objetivos organizacionais foram distribuídos em objetivos departamentais; como as áreas respondem às mudanças de rumo.

A avaliação dos resultados financeiro, de produtividade, inovação, crescimento.

3) Análise do ambiente externo, desafios e oportunidades. Envolve a avaliação e o monitoramento:

Da conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais, que afetam a sociedade e demais empresas.

Do mercado e do público, das características atuais e das tendências futuras, das oportunidades e perspectivas.

Das empresas que atuam na mesma área, com os mesmos clientes, consumidores ou recursos especialmente em relação a novos produtos, qualidade, reputação, imagem da marca.

Dos fornecedores e parceiros, para verificar se os termos das negociações com estas empresas podem ser alterados em relação aos preços dos produtos e aos acordos de crédito.

Da conjuntura tecnológica, pois as atividades-fim de muitas indústrias estão sujeitas a rápidas e imprevisíveis mudanças nesta área.

O acompanhamento do mercado é seguido da formulação dos indicadores-chave que servirão para a o posicionamento da empresa.

4) Formulação das alternativas de melhoria, linhas de ação para alcançar os objetivos, tendo em vista as condições internas e externas, com:

A análise das forças e fraquezas competitivas, que demandem ações específicas de aperfeiçoamento.

A análise das mudanças dos processos correntes (requisitos de mudança).

A busca de boas práticas internas e no mercado.

A modelagem e simulação dos processos propostos.

A identificação de responsáveis pelos novos processos.

A identificação e detalhamento de tecnologias necessárias aos novos processos.

O detalhamento do plano de desenvolvimento e implementação de novos processos.

5) Criação da estratégia (processos, produtos estrutura, cultura, liderança), com desenvolvimento de métricas de desempenho, planos de contingência, prazos, delegação de responsabilidades e outras iniciativas para a implementação dos objetivos estratégicos. Uma análise dos projetos em realização verifica se estão alinhados aos objetivos a curto e médio prazos.

6) Compartilhamento e alinhamento, com a discussão ampla dos planos em toda a organização, de forma que cada unidade desenvolva um planejamento próprio, que dê suporte aos objetivos gerais. estes procedimentos podem ser sistemáticos na rotima da organização, de forma que a revisão do planejamento estratético e o alinhamento a suas metas sejam permanentemente avaliados.

7) Controle estratégico dos resultados em relação aos objetivos do planejamento (através de ferramentas como Balanced Scorecard – BSC, por exemplo). O monitoramento da performance pode ser sistematizado através de relatórios periódicos.

8) Avaliação dos resultados, com indicadores que evidenciem se alguma área está aquém das expectativas e precisa de interferência gerencial. Leva ao aprimoramento do planejamento e sua adaptação ao ambiente e à cultura corporativa.


As etapas acima relacionadas são também aplicáveis a planejamentos estratégicos mais específicos, como o de processos de comunicação de uma organização, por exemplo, ou o projeto de um web site.

 


Assuntos relacionados
Estratégia web
Análise estratégica (projeto de web site ≠ estratégia web)
Objetivos do projeto (briefing)
Definição do escopo do projeto
Conceito editorial e comercial
Planejamento da qualidade
Gerenciamento dos riscos
Mapeamento de processos


Referências sobre etapa do planejamento estratégico
Becoming more strategic: Three tips for any executive (McKinsey Quarterly, acesso em 20.7.2012, mediante assinatura gratuita)
Strategy as love, not war (MIT Sloan Management Review, acesso em 28.5.2009)
Strategic planning: Three tips for 2009 (McKinsey, 4.2009, acesso em 25.4.2009)

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