Conceito editorial e comercial

Estudo de caso: 1. Estrutura editorial em rede

7. Modelo funcional participativo

Atualizado em 29.8.2009

No projeto de um ambiente participativo, pode-se configurar as funcionalidades a partir da identificação das atividades primárias que os usuários vão realizar e dos objetos sociais que utilizam para se comunicar. Examinamos aqui as funcionalidades da plataforma online dos quatro web sites de uma escola técnica profissionalizante, que descrevemos em Estudo de caso: 1. Estrutura editorial em rede e detalhamos em todos os textos subordinados a este item na barra de navegação à esquerda.

Relacionamos abaixo os objetos sociais e as ações de cada uma das três atividades primárias do ambiente web da escola. Estes relacionamentos orientam o desenvolvimento da interface a partir das ações que precisam ser priorizadas.

Atividades da criação (e publicação) de conteúdo em rede

A criação de conteúdo para os 4 sites da escola (institucional, rede social, de venda de material e de colocação profissional) se estabelece em torno das ações de publicação e atualização pelos editores e integrantes da comunidade acadêmica. Leva em conta os objetivos de cada canal, as atividades dos usuários em cada um, as características das informações publicadas e seus formatos.

O conteúdo criado e publicado pelos usuários tem diferentes formatos. Textos, imagens, vídeos, áudios, apresentações, animações, conjuntos articulados de informações (em Flash, PDF) estabelecem relacionamentos a partir das características de cada formato, das conexões criadas pelos usuários e dos mecanismos automatizados de classificação.

A planilha abaixo relaciona objetos sociais e ações de criação de conteúdo no contexto online amplo da escola.



Objetos sociais Ações
Textos Escrever texto, publicar, marcar como favorito, arquivar como rascunho, procurar encontrar, criar link com outras informações, comentar, anotar, configurar/ formatar visualização, compartilhar, marcar com palavras-chave (tags), criar listas (adicionar itens editar itens, deletar itens da lista), arquivar, imprimir
Imagens Carregar, publicar em galerias (adicionar itens editar itens, deletar itens da lista), blogs e comunidades, marcar como favorita, procurar encontrar, criar link com outras imagens, configurar/ formatar visualização, compartilhar, comentar, anotar, marcar com palavras-chave (tags), criar listas (adicionar itens editar itens, deletar itens da lista), arquivar, imprimir
VídeosPublicar em galerias (adicionar itens editar itens, deletar itens da lista), publicar em blogs e comunidades, marcar como favorito, arquivar, criar link com outros vídeos, compartilhar com outras pessoas, comentar, anotar, marcar com palavras-chave (tags), tocar, pausar, regular volume, visualizar em tela cheia, publicar em outro site (embed), fazer download
Áudios Publicar em galerias (adicionar itens editar itens, deletar itens da lista), publicar em blogs e comunidades, marcar como favorito, arquivar, criar link com outros áudios, compartilhar com outras pessoas, comentar, anotar, marcar com palavras-chave (tags), tocar, pausar, regular volume, publicar em outro site (embed), fazer download
Apresentações Publicar em galerias (adicionar itens editar itens, deletar itens da lista) , publicar em blogs e comunidades, marcar como favorito, arquivar, criar link com outras apresentações, compartilhar com outras pessoas, comentar, anotar, marcar com palavras-chave (tags), tocar, pausar, publicar em outro site (embed), fazer download
Mensagens entre pessoasEscrever texto, responder, anexar arquivo encaminhar, arquivar, arquivar como rascunho, publicar, procurar encontrar, criar link com outros textos, comentar, anotar, arquivar como rascunho, arquivar listas de mensagens (adicionar itens editar itens, deletar itens da lista)
Trabalhos coletivos Formar e reunir equipe, comunicar-se uns com os outros e com o professor, ver se a biblioteca da escola tem bibliografia escrever texto editar conteúdo em conjunto, arquivar como rascunho, formatar em diversos formatos, publicar em diversos formatos, agendar a apresentação do projeto, arquivar conjuntos de projetos (adicionar itens editar itens, deletar itens da lista)

Atividades da edição de conteúdo em rede

A edição do conteúdo publicado nos 4 web sites da escola técnica é realizada por profissionais que se dedicam a esta tarefa em bases regulares. Suas ações estão ligadas à priorização do conteúdo criado criação pelos usuários/ participadores, à resolução de conflitos e ao aperfeiçoamento dos processos de pesquisa, navegação e recuperação de informações.

Estas ações são sistemáticas, têm periodicidade e linhas editoriais definidas, diferentes das realizadas pelos membros da comunidade acadêmica, assistemáticas, publicadas de acordo com o momento, os interesses e necessidades de cada participante ou cada comunidade.

Para facilitar o uso e a recuperação de informações, os editores definem linhas temáticas de acordo com os objetivos de cada site da rede e os interesses dos usuários em cada um.

-> No site institucional, no de venda de material e no de colocação profissional, as linhas editoriais seguem a estratégia de negócios da escola. Já no site de redes sociais, mantido pela comunidade acadêmica, as linhas temáticas são escolhidas pelos alunos e professores, com poucas intervenção ou moderação dos editores.

Através da criação direcionada, da filtragem e da priorização do conteúdo criado pelos membros das comunidades, a edição nos ambientes participativos e não participativos permite que os leitores e participadores naveguem por ambientes online estruturados e localizem facilmente as informações que precisam.

E permite que estas informações se transformem em novas informações experiências de percepção, de entendimento, compartilhamento e invenção.

O ambiente da escola é diferente de ambientes participativos em que a seleção e valorização de conteúdo se faz a partir de consenso da comunidade, caso do Digg e do Overmundo. Como as atividades acadêmicas e de pesquisa são as mais importantes, os editores interferem nas mídias sociais para manter assuntos em evidência e garantir que assuntos pessoais sejam mais veiculados em canais como email, mensagens instantâneas, blogs pessoais, microblogs, conferências de voz.



Objetos sociaisAções
Textos Escrever, arquivar como rascunho, publicar, criar link com outras informações, configurar/ formatar
ImagensPublicar em galerias (adicionar itens editar itens, deletar itens da lista), arquivar, criar link para outras informações, anotar, marcar com palavras-chave (tags)
VídeosPublicar em galerias, publicar em blogs e comunidades, arquivar, criar link para outras informações, anotar, marcar com palavras-chave (tags)
ÁudiosPublicar em galerias, publicar em blogs e comunidades, arquivar, criar link para outras informações, marcar com palavras-chave (tags)
Apresentações Publicar em galerias, publicar em blogs e comunidades, arquivar, criar link para outras informações, marcar com palavras-chave (tags)

Atividades da navegação e consulta do conteúdo entre sites

As ações de navegação e consulta ao conteúdo publicado se estabelecem em torno das escolhas e necessidades dos usuários. Baseia-se na arquitetura da informação, na usabilidade da interface, no layout e nas características do conteúdo e seus formatos.

Os usuários cujas ações principais consistem em navegar e consultar o conteúdo dos 4 web sites da escola veem/ leem/ escutam as informações mas nem sempre as atualizam ou modificam. Com interesses gerais ou específicos, se deslocam entre páginas procurando informações e editando internamente um conteúdo pessoal a partir do que encontram.

Não-linear e subjetivo, o deslocamento entre páginas se faz a partir das escolhas pessoais de cada usuário. Na medida em que não se envolve no processo de criação este tem distanciamento crítico e se concentra na observação, na análise, na reelaboração das informações, que leva à construção de um percurso e de uma narrativa que lhe são próprios.

A pesquisa e a recuperação do conteúdo publicado, associadas à navegação entre páginas e sites, também fazem parte do processo de consulta e navegação.

O uso das ferramentas de busca é filtrado de acordo com os privilégios específicos de cada grupo de usuários e retorna resultados para os interesses de cada um.



Objetos sociais Ações
Páginas webSelecionar links, marcar como favorito, fazer contato, arquivar, buscar, ler textos escutar áudios, ver vídeos , criar e atualizar listas de favoritos (adicionar itens editar itens, deletar itens da lista)

Nos ambientes da rede social, as ações da navegação e consulta convivem com as ações da criação - a interlocução e a criação participativa de conteúdo, bem como com as atividades da edição. Descrevemos aqui isoladamente estas ações da navegação apenas para facilitar a sua descrição.

A ações de relacionamento de objetos e ações conduzem a modelagem e o desenvolvimento das funcionalidades das interfaces e devem ser escolhidas com cautela, para não sobrecarregar o programa com recursos e tornar o seu uso demasiadamente complexo.

Resumo dos objetos e ações

Na medida em que a maioria das ações se repete para os objetos sociais veiculados, pode-se resumir o cruzamento de objetos e ações ações em uma única planilha, como a abaixo. Além dos objetos e ações esta inclui uma coluna adicional, de prioridades, que orienta o a ordem de desenvolvimento das ferramentas e suas funcionalidades

Na planilha, "Todos" se refere a todos os objetos, textos, imagens vídeos, áudios, apresentações, mensagens, comentários, projetos, pesquisas, páginas web, PDFs, bem como listas de objetos (que constituem em si objetos).



Objetos sociaisAçõesPrioridade
TodosPublicar1
TodosProcurar1
TodosEncontrar1
TodosCompartilhar1
TodosCriar link para outras informações 1
Textos, imagens vídeos, áudios, apresentações, mensagens, comentários, projetos, pesquisas, PDFs Publicar lista ou galeria 1
Textos, imagens vídeos, áudios, apresentações, PDFs Fazer download/ upload 1
Textos, imagens vídeos, áudios, apresentações, mensagens, comentários, projetos, pesquisas, PDFs Publicar lista ou galeria 1
Agrupar arquivos relacionados em diversos formatos Projeto, pesquisa 1
Textos, mensagens, comentários, tags Escrever 1
Todos Comentar/ anotar 2
TodosMarcar como favorito 2
TodosArquivar2
TodosAssociar tag/ palavra-chave 2
TodosCriar listas (adicionar itens editar, apagar) 2
Textos, mensagens, comentários, tags Imprimir 2
Todos Configurar visualização 3
Áudio, vídeo, apresentação Tocar, pausar 3
Áudio, vídeoRegular volume 3
ProjetoChat em tempo real 3
Atualizar Textos, projetos, pesquisa, páginas web, listas 3
Visualizar em tela cheia Vídeo 4
Publicar em outro site (embed) Vídeo, áudio 4

A partir do cruzamento de objetos sociais, atividades relacionadas e prioridade da funcionalidade no contexto de uso, as funcionalidades das interfaces foram desenvolvidas com o arranjo sequencial e relacional das ações a serem realizadas pelos usuários (ações primárias desdobradas em ações secundárias), bem como a descrição funcional e formal de cada uma.

As ações foram também relacionadas entre si, para criar um ambiente integrado em torno de objetivos comuns, relacionado à formação profissional dos alunos da escola.

 

Assuntos relacionados
2. Modelo editorial entre canais
3. Conteúdo entre sites
4. O papel do editor-articulador
3. Conteúdo entre sites
Enfoque conceitual e editorial

Referências (Conceito editorial e comercial em rede)
Livro: Designing for the social web, de Joshua Porter. Berkeley, CA: New Riders, 2008

Mais sobre o assunto (link externo e livro)
Social networking found to be educational (WebproNews, 22.6.2008)
Livro: O conhecimento em rede, como implantar projetos de inteligência coletiva, de Marcos Cavalcanti e Carlos Nepomuceno. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006

Avellar e Duarte no Twitter Avellar e Duarte no Facebook Feeds da Avellar e Duarte Avellar e Duarte no Delicious