Avaliação de web site

Atualizado em 8.8.2010

Depois do lançamento do web site novo ou redesenhado, é hora de continuar o seu projeto, com ajustes e adaptações do resultado ao público e suas demandas. Para isto, é necessário saber se este atende às expectativas dos stakeholders, especialmente dos visitantes, bem como da organização que o publica. Diversas métricas e ferramentas de avaliação ajudam nesta tarefa.

Cada web site tem objetivos específicos. Às vezes, os resultados mais importantes estão relacionados a ganhos financeiros, como:

Vender uma determinada quantia em produtos num período de tempo.

Diminuir em 50% os atendimentos telefônicos a clientes.

Mostrar um novo produto para 50.000 visitantes.

Outras vezes, como em sites institucionais, os resultados fazem parte da estratégia organizacional, como o aperfeiçoamento da experiência do usuário, a percepção positiva da marca ou o seu reconhecimento mais amplo.

A escolha dos indicadores e métodos de avaliação de cada site depende fundamentalmente dos seus objetivos e da estratégia para alcançá-los, bem como das especificações de qualidade definidas no seu projeto.

Por isto, os indicadores de desempenho são criados ou adotados para cada caso.

-> Por exemplo, no site Digg, especializado na publicação de notícias de acordo com critérios estabelecidos pelos próprios leitores, a avaliação se baseia na intensidade dos fluxos relacionados às conexões entre os textos publicados e os temas sugeridos.

As estatísticas com os dados relevantes são facilmente analisadas por meio de um mapa que combina coordenadas horizontais e verticais em torno das identidades dos usuários, das suas contribuições e dos acessos ao site.

Veja em "Atividades relacionadas" um detalhamento dos diversos aspectos a avaliar num web site.

A avaliação de um web site deve ser realizada regularmente, com equipamentos que garantam resultados precisos e profissionais para a análise das informações coletadas.

Seus resultados devem se refletir diretamente no veículo, através de ajustes no conteúdo, na estrutura de informações, nos rótulos dos links, na estratégia de venda de produtos.

-> Se, por exemplo, os resultados da avaliação forem discutidos com arquitetos de informação, estes podem aperfeiçoar a experiência dos usuários facilitando o acesso às informações mais procuradas, e aperfeiçoando o acesso a informações que deveriam ser mais procuradas e cujas páginas não estão sendo muito acessadas.

Se as respostas do público a uma solução se mostram insatisfatórias, os gestores do site podem criar novas soluções e verificar a resposta em tempo real. Se as respostas se mantêm aquém do esperado, estes devem mudar novamente, até atender exatamente às demandas do produto e da interface web.

Para que as mudanças possam ocorrer rapidamente, a avaliação precisa ter estrutura tecnológica e de pessoas bem dimensionada, o que requer o entendimento e o apoio do corpo executivo da organização. Caso contrário, dificilmente a medição dos resultados será bem-sucedida.


Assuntos relacionados
Avaliação de web site – atividades relacionadas
CRM (Customer Relationship Management, Gestão do Relacionamento com o Cliente)
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Especificações do produto – Consistência do layout e do tratamento editorial

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Planejamento da qualidade
Análise de web site já existente e avaliação dos seus resultados

Referências sobre publicação de web site
Ecommerce guide essentials – Web analytics, a userás guide (Clicz, acesso em 7.3.2006)

Mais informações sobre o assunto (links externos)
Things to ask before you redo your website, Seth Godin (blog do autor, acesso em 22.9.2009)
In appreciation of measures that tell stories, Alison J. Head (Boxes and Arrows, acesso em 30.10.2007)
Beyond specs, de Matthew Barnett (Projects@Work, acesso em 26.8.2008)

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