Objetivos do projeto (briefing)

Atividades relacionadas

Aplicação de questionário

Questionário: objetivos do projeto web

Atualizado em 21.1.2014

As perguntas abaixo incluem assuntos importantes a serem abordados durante uma conversa com clientes para projetos de web site ou responsáveis por sua elaboração. Devem ser selecionadas de acordo com a sua pertinência em relação ao projeto e ao seu contexto de realização. Ver também Aplicação de questionário sobre a postura do entrevistador e o tom da conversa.

1. Sobre a organização

1. Qual o nome do web site e o seu endereço?

1.1 Descreva a sua organização, seus produtos e serviços, objetivos imediatos, a médio e a longo prazo.

1.2 Mercado

Quem são os maiores competidores ou outras organizações atuantes na mesma área? Que produtos oferecem? São bem sucedidos?

Qual o espaço da organização para competir nesta área? Quais as suas vantagens/ desvantagens?

Quais são as forças, oportunidades, fraquezas, ameaças do seu negócio?

1.3 Marketing

Que valores mais importantes da sua marca devem ser fixados?

Quais são as imagens e cores mais fortes associados à sua marca?

Em poucas palavras, quais são as metas de marketing?

Estas ações são bem-sucedidas?

1.4 Quais os seus objetivos da sua presença online?

1.5  Como você espera se diferenciar em relação ao outros negócios com a mesma área de atuação?

1.6 Sobre a presença online atual

Que áreas você acha que funcionam e não funcionam? Por quê?

Que limitações (layout, funcionalidades) existem, o que precisa ser mudado?


2. Sobre o web site a ser projetado

2.1 Quais os objetivos do web site?

2.2 Descreva o público (principal e secundário) a quem se dirige (idade, ocupação, interesses).

Qual o perfil deste público, arrojado, conservador?

Sugira alguns adjetivos que descrevam como o site e outras mídias que sua empresa usa devem ser percebida pelos clientes (conservadora, progressiva, amigável, formal, casual, séria, expert, engraçada, orientada a serviços)

Esta imagem é diferente da atual?

Que elementos da sua marca devem ser usados e valorizados?

2.3 Cite alguns sites ou soluções de mídias online que você gosta e não gosta. Por quê?

2.4 Como você pensa a estrutura básica do conteúdo? Que elementos-chave precisam estar presentes?

2.5 O conteúdo (textos, imagens, vídeos, áudios) vai ser produzido especialmente para o site? Se for, quem será o responsável pela produção e aprovação? Você precisa de um editor, redator ou revisor?

2.6 O site deverá ser sempre atualizado? Com que frequência? Quem será o responsável pela atualização?

2.7 Que tecnologias/ funcionalidades será preciso implementar? (citar as que se aplicam e descreva as necessidades)

Ferramentas de gestão de conteúdo

Vendas de artigos ou serviços

Ferramenta de busca

Animações (em Flash), imagens em 3D

Personalização do uso para cada cliente

Ferramentas para atualização do conteúdo, blogs

Arquivo e recuperação de informações em diversos formatos

Ferramentas de acompanhamento dos percursos dos usuários

Ferramentas de análise de tráfego e acessos

Ferramentas para transações financeiras seguras

Integração com mídias sociais

Forum ou comunidade

Calendário

RSS, ferramentas de compartilhamento de conteúdo

Mala direta

2.8 Como o site precisa pode ter afinidade (visual, conceitual) com os produtos da organização? E com os pontos de contato da organização com o público?

2.9 O site deve ser visualizado de maneira diferenciada em dispositivos móveis ou deve aparecer exatamente igual em todos os dispositivos?

2.10 Será preciso dar especial cuidado ao modo como a presença online será mostrada pelos buscadores da internet?

2.11 Será preciso medidas especiais para aumentar a acessiblidade para cegos e pessoas com deficiência?

2.12 Como será possível avaliar se o projeto foi ou não bem sucedido? Você vai analisar regularmente os acessos ao site (ou plataforma)? Devemos configurar alguma ferramenta e algum método de avaliação?

2.13 Será preciso treinar a equipe interna para realizar alguma tarefa de rotina em relação ao portal? Neste caso, será preciso produzir algum manual ou especificação?


3. Sobre o Projeto

Quem são os principais contatos para o projeto? Qual a melhor maneira de fazer os contatos?

Quem aprova os produtos do projeto e quem acompanha o dia-a-dia, fornece informações, arquivos?

Como você prefere que o projeto seja realizado, de maneira participativa com a sua equipe ou quer receber prontos os produtos das principais etapas?

Você quer se manter atualizado sobre o andamento do projeto?

O que é mais necessário para você neste momento, qualidade ou velocidade?

Para realizar o projeto, vou precisar de acesso às seguintes ferramentas, recursos e informações (enumerar). Há algum problema em relação a isto?

Qual o tempo previsto para o projeto? O site será lançado em algum evento especial?

Como serão realizados os pagamentos?

Será preciso configurar o ambiente de hospedagem ou registrar domínios? Em caso destes já estarem disponíveis, você tem as informações da acesso por FTP?

Existem limitações financeiras em relação à compra de equipamentos e materiais, contratação de serviços de terceiros?

Assuntos relacionados
Contratação de agência digital
Objetivos do projeto (briefing)
Aplicação de questionário

Referências sobre questionário sobre objetivos de projeto web
Design questions, de Andy Rutledge (Andy Rutledge, acesso em 14.6.2012)
The principles of beautiful web design article, de Jason Beaird (Sitepoint, acesso em 14.6.2012)
Beyond "I hate green: Managing productive visual design reviews, de Kim Cullen (Adaptive Path, acesso em 14.6.2012)
Master the metaphor, de George Felton (How, acesso em 14.6.2012)
Exemplo de questionário – link para arquivo .doc (Clearleft, acesso em 2.6.2012)
Stakeholder interview "frontloading" (Good Kick Off Meetings, acesso em 22.8.2010)
Interviewing users (Alertbox, acesso em 26.7.2010)
Questions to ask clients before designing their web site, de Brian Hoff (thedesigncubicle, acesso em 12.12.2009)
How to create the perfect client questionnaire, de Noura Yehia (noupe, acesso em 4.7.2009)
Em busca do contrato perfeito 2: a entrevista, de Carlos Nepomuceno (Webinsider, acesso em 4.7.2009)

Avellar e Duarte no Twitter Avellar e Duarte no Facebook Feeds da Avellar e Duarte Avellar e Duarte no Delicious

Mapas temáticos
Checklists para
projetos web