Recursos disponíveis (tempo, verbas, tecnologia)

Atualizado em 3.2.2012

Uma das primeiras perguntas que gestores de projetos (e seus superiores) se fazem e aos seus pares ao começar um projeto é: Os recursos disponíveis são suficientes para fazer o produto com os objetivos definidos?

E também: Os recursos financeiros e tecnológicos são compatíveis com o tempo disponível? Se não, que resultados pode-se obter com os recursos disponíveis? Os apoios políticos internos são suficientes para a realização das expectativas? É possível mobilizar pessoas de todos os departamentos ou áreas envolvidos ou será preciso contratar pessoas especialmente para o projeto?

Perguntas como estas são necessárias para a elaboração de estimativas realísticas (que nem sempre correspondem às expectativas dos seus patrocinadores) sobre os recursos necessários à realização de um projeto web.

A avaliação dos recursos necessários à realização do projeto web determina:

As condições do projeto aderir ao escopo.

A relação entre o capital investido e a expectativa do retorno sobre o investimento (ROI) para o resultado, financeiro ou não.

O cronograma do projeto, com a estimativa de duração das etapas e das atividades de cada uma.

O tamanho da equipe e o preparo dos desenvolvedores, seu vínculo com o projeto.

Os recursos tecnológicos necessários (maior ou menor sofisticação do tratamento das informações, da experiência do usuário).

A qualidade e a quantidade do conteúdo a produzir ou a reaproveitar, se vai ser reproduzido exatamente igual ao publicado em outras mídias, se será criado para uso online.

Os riscos que o projeto enfrenta se os recursos estimados forem insuficientes para completá-lo já em uma etapa avançada.

No momento de avaliação dos custos do projeto não é necessário fazer estimativas muito precisas dos recursos necessários à manutenção e atualização do site, mas estas previsões já podem começar a ser feitas, especialmente no caso de projetos de sites de notícias, de vendas de produtos para o público, ou de publicação de informações, que precisam ser intensamente atualizados diariamente e em tempo real.

Também pode constar das estimativas a previsão de recursos para o redesenho a curto prazo de algumas partes do produto web, decorrente do aumento das áreas de conteúdo. Os custos da manutenção e revisão de páginas antigas, da consistência dos links e do conteúdo também podem ser considerados.

A manutenção da consistência do design, da edição do conteúdo, da usabilidade e da acessibilidade da interface, do posicionamento no ranking de resultados das ferramentas de busca e mesmo das especificações do produto fazem parte da política de manutenção da qualidade e podem também demandar recursos dedicados.


Assuntos relacionados
Definição do escopo do projeto
Fora de escopo
Algumas metodologias de gestão de projetos

Mais informação sobre o planejamento das aquisições necessárias ao projeto
Agile + earned value (Projects@Work, acesso em 3.2.2012)

Avellar e Duarte no Twitter Avellar e Duarte no Facebook Feeds da Avellar e Duarte Avellar e Duarte no Delicious