O objetivo deste site é desenvolver um trabalho crítico sobre a gestão de projetos de web sites e portais, organizando de maneira concisa as informações registradas a partir do dia-a-dia da prática profissional, de leituras relacionadas, da participação em eventos.

O conteúdo aqui publicado não se propõe a esgotar os assuntos, pelo contrário, procura levantar os aspectos e processos examinar e desenvolver durante a realização de cada projeto e a explicitá-los gradativamente, de maneira resumida, de forma que provoquem novas reflexões e se consolidem em novas práticas.

O foco está mais no aspecto gerencial do que no de desenvolvimento técnico. Ou seja, procura tratar menos de código e de programação e mais de processos, tendências, avaliações. Eventualmente inserimos algumas linhas de código, mas a função desta abordagem é estratégica, de compreensão dos conceitos.

O conteúdo foi está organizado em torno das etapas de um projeto de web site (“Planejamento”, “Conceituação”, “Criação de modelos “, “Produção”, “Lançamento” e “Manutenção”) e informações necessárias à realização dos macro-processos (“Contextos “, “Interface”, “Conteúdo” .

Este é um modo de organização possível, embora se mostre limitado quando é preciso desenvolver assuntos que pertencem a mais de uma categoria, ou quando se pensa que vários assuntos desenvolvidos existem no dia-a-dia de gestão. Todos os textos foram criados para publicação neste veículo e são organizados como anotações que facilitem a sua atualização. Esta fragmentação facilita a edição, evitando que a cada acréscimo os textos sejam rescritos.

Para relativizar as opiniões e observações publicadas nas seções denominadas “atividades”, presentes em diversas etapas, a redação dos textos deixa claro que não são regras, mas possibilidades a considerar de acordo com as especificidades de cada projeto ou de acordo com o método de gestão de projetos adotado.

Em cada tela, a data de atualização do texto, situada no pé dos textos, contextualiza temporalmente os textos. As atualizações são feitas com frequência e eventualmente um texto lido ontem pode ter sido alterado hoje. Por isto, recomendo que caso seja preciso citar este site como fonte, registre o nome, URL da página e também a data da atualização.

Uso de anglicismos – Termos comumente aplicados em inglês, como “site”, “link”, “web”, foram mantidos nesta língua pelo seu amplo uso nos meios especializados no Brasil. A substituição de “site” por “sítio” tem uso restrito, que pode vir a ser adotada aqui quando (se) a base de usuários do termo aumentar.

O termos técnicos estão em inglês sem utilização de aspas ou itálico, devido à frequência da sua incidência e porque são termos de trabalho de fácil compreensão pelo público especializado. Quando os termos têm aplicações restritas a uma área de atividade mais restrita, a sua descrição é registrada no Glossário.

É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste site apenas para fins não comerciais, desde que citada a fonte. Não é permitida a sua reprodução para fins comerciais. Caso seja necessário fazer citações de fonte, estas devem incluir que os textos deste site foram criados por Claudia Duarte, as datas de sua criação que estão no pé de alguns textos (este dado só começou a ser inserido no final de 2008) e as datas de atualização logo abaixo da barra de navegação do alto.

Mantemos um trabalho aberto, embora ainda não tenha ferramentas dinâmicas de inserção de comentários, a ser aperfeiçoado continuamente, (a arquitetura da informação ainda apresenta alguns itens importantes em camadas muito profundas, por exemplo). Críticas, acréscimos, lembretes são sempre bem-vindos. A autoria é registrada quando a sugestão é acrescentada ao conteúdo, com o devido link para o site do autor, se disponível ou autorizado.

Espero que estas informações sejam úteis também para outros projetistas que lidam com o dia-a-dia da elaboração de portais e web sites e que possamos aperfeiçoá-las com a nossa prática cotidiana.

Claudia Duarte

Agradecemos a Rodrigo Rocha pelas sugestões de correções e atualizações deste texto.