Avellar e Duarte Consultoria e Design

Sobre o projeto deste site

Modelo editorial

Atualizado em 4.3.2010

O conteúdo publicado neste site foi está organizado em torno das etapas de um projeto de web site, como vemos na barra de navegação acima. "Planejamento", "Conceituação", "Criação de modelos ", "Produção", "Lançamento" e "Manutenção" correspondem a macro-processos relacionados à prática de projetos. Os links para estas áreas estão localizados na parte superior da barra de navegação principal, localizada no alto das páginas.

As áreas restantes, "Contextos ", "Interface", "Recursos, técnicas", "Preparo do conteúdo" e "Dispositivos móveis" não são etapas de projeto, mas informações necessárias à realização dos macro-processos. Links para estas áreas estão na parte inferior da barra de navegação principal.

Este é um modo de organização possível, embora se mostre limitado quando é preciso desenvolver assuntos que pertencem a mais de uma categoria, ou quando se pensa que vários assuntos desenvolvidos existem no dia-a-dia de gestão, independemente de constituir uma etapa no processo de criação de um web site.

Todos os textos foram criados para publicação neste veículo e são organizados como anotações que facilitem a sua atualização. Esta fragmentação facilita a edição, evitando que a cada acréscimo os textos sejam rescritos.

Para relativizar as opiniões e observações publicadas nas seções denominadas "atividades relacionadas", presentes em diversas etapas, a redação dos textos deixa claro que não são regras, mas possibilidades a considerar de acordo com as especificidades de cada projeto ou de acordo com o método de gestão de projetos adotado.

Em cada tela, a data de atualização do texto é uma informação importante. As atualizações são feitas com frequência e eventualmente um texto lido ontem pode ter sido alterado hoje. Por isto, recomendo que caso seja preciso citar este site como fonte, registre o nome, URL da página e também a data da atualização.

Página Principal - conteúdo

A lista das páginas criadas mais recentemente está localizada na área central da página Principal, sob o título "O que há de novo", com a data da sua criação.

À esquerda, pode-se acompanhar as últimas atualizações do Twitter e acrescentar nosso site ao iGoogle.

Páginas internas - conteúdo
Links de pé de página - Apontam para três tipos de informações, posicionadas nesta ordem:

Assuntos relacionados (links internos) - páginas do próprio site com desdobramentos do assunto de uma página.

Referências (links externos e livros) - lista de fontes que em maior ou menor escala, contribuíram para a elaboração ou atualização do conteúdo da página. Os títulos de textos relacionados às Referências de cada página apontam para sites externos, com a data da consulta (em alguns casos, também com a data da criação do texto).

Informações publicadas que não citarem fontes não têm origem em outros textos, mas na observação, na prática e na crítica da prática profissional diária.

"Mais sobre o assunto" (links externos, livros, outros canais) - textos que permitem o aprofundamento do leitor nos assuntos desenvolvidos em uma página. Não são fontes consideradas como bibliografia para a elaboração do texto da página em que o link está publicado.

Uso de anglicismos - Termos comumente aplicados em inglês, como "site", "link", "web", foram mantidos nesta língua pelo seu amplo uso nos meios especializados no Brasil. A substituição de "site" por "sítio" tem uso restrito, que pode vir a ser adotada aqui quando (se) a base de usuários do termo aumentar.

O termos técnicos estão em inglês sem utilização de aspas ou itálico, devido à frequência da sua incidência e porque são termos de trabalho de fácil compreensão pelo público especializado. Quando os termos têm aplicações restritas a uma área de atividade mais restrita, a sua descrição é registrada no Glossário.

É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste site apenas para fins não comerciais, desde que citada a fonte. Não é permitida a sua reprodução para fins comerciais. Caso seja necessário fazer citaçoes de fonte, estas devem incluir que os textos deste site foram criados por Claudia Duarte, as datas de sua criação que estão no pé de alguns textos (este dado só começou a ser inserido no final de 2008) e as datas de atualização logo abaixo da barra de navegação do alto.

Avellar e Duarte no Twitter Avellar e Duarte no Facebook Feeds da Avellar e Duarte Avellar e Duarte no Delicious