A resolução de uma imagem está diretamente relacionada ao tamanho das suas dimensões (altura e largura em pixels) e à densidade de pixels na sua área.

Dimensões (em pixels): Número de pixels que compõem a imagem, que estão relacionados à sua altura, largura e à quantidade de megapixels (cada megapixel é composto de 1 milhão de pixels). Ou seja, a dimensão em pixels equivale a altura x largura/ 1,000,000.

Resolução espacial: É definida pelo número de pixels por polegada quadrada (ppi – pixels per inch). A resolução média para a visualização de imagens no monitor costumava ir de 72 dpi (mínimo) a 100 dpi. Quase todos os computadores utilizavam resoluções de tela de 72 a 96 ppi (pixels per inch). O uso de imagens com resoluções acima destes valores não acarretava aumento de qualidade para o usuário e deve ser evitado porque aumenta o tempo de carregação da página. Desde 2010, criação de apps para o retina display do iPhone 4 envolve a criação de dois conjuntos de imagens — um a 163ppi e outro a 326ppi. Resoluções menores que 72 dpi afetam a qualidade de visualização da imagem.

Imagem com resolução de 96 dpi
Imagem com resolução de 96 dpi
Imagem com resolução de 72 dpi
Imagem com resolução de50 dpi
  Sempre digitalizar as imagens em resoluções maiores que 72 dpi (até 300 dpi), para depois da edição salvar em resolução de tela. Todas os formatos de imagem para a internet diminuem a qualidade da imagem publicada, prejudicando sua edição depois que a resolução for convertida para 72 dpi. Por isto, é importante arquivar as imagens originais (de maior tamanho e resolução) para o caso de haver necessidade fazer alterações nos arquivos. (Atualizado em 15.10.2014)  

Referências

Designing for Retina display (bjango, acesso em 22.10.2014) Designing for the web (Digital Web, acesso em 14.1.2006)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *