Os preços dos produtos no comércio costumam ser regulados pelas atribuições de valor dos consumidores, bastante heterogêneas. Ofertas diversificadas e informações (baseadas em conhecimento) aumentam os atributos de valor das mercadorias.

Muitos fatores combinados afetam a experiência do usuário e influenciam a valoração dos produtos e serviços oferecidos online. Entre os atributos de valor em atividades de comércio online estão:

Site íntegro, sem defeitos técnicos, carregação rápida das páginas e respostas automáticas de formulários cordiais, adequadas e precisas.

Possibilidade de uso em diversos dispositivos, responsividade. Oferta de opção de compra por aplicativo.

Possibilidade de interromper uma compra em um momento e retornar em outro momento para completá-la.

Facilidade de uso claramente visível desde a primeira impressão

  Controle sobre a pesquisa de produtos/serviços, com o retorno dos produtos solicitados, ou aproximados.

Mecanismo de busca que corrija erros ortográficos, complete a ausência de preposições de caracteres (“água coco” no lugar de “água de coco”) e retorne também produtos relacionados, com rankeamento descrescente por ordem de importância.

Facilidade de encontrar o que se procura, seja pelas ferramentas de navegação, seja pela busca, seja pela oferta de links cross-selling e up-selling nas ofertas de produtos.

Presença de filtros para seleção de produtos como preço, marca, tipo, público.

Atalhos que facilitam a navegação.

Facilidade de salvar um produto para uma compra em outra ocasião, ou de acrescentar o produto a uma lista de desejos.

Facilidade de comparação de preços com outros sites, com posicionamento de produtos em marketplaces ou sites de comparação de preços e produtos.

Diferenciação clara por qualidade ou por preço consistente ao longo do tempo.

Presença e imagem offline da marca. Caso não haja lojas presenciais, outdoors, publicidade na TV, embalagens com identificação clara, são diferenciais.

Imagem confiável da empresa nas mídias sociais, blogs, sistes especializados.

Venda de produtos de marcas conhecidas, com controle de qualidade, especialmente para as marcas desconhecidas,

Informações claras e confiáveis sobre os produtos, especialmente produtos em que as especificações técnicas sejam importantes para a compra.

Boas fotos ampliáveis dos produtos e, quando pertinente, com vistas panorâmicas 360o ou 3D.

Várias opções de produtos e marcas.

Ofertas vantajosas em dadas especiai, como dia das Mães, Natal, Páscoa.

Fácil customização, quando aplicável, como na escolha de cor e tamanho de roupas. No caso de roupas, uma espécie de “provador” virtual, que colete medidas dos clientes e retorne sugestão de tamanho, são úteis para a decisão de compra.

Atenção visual direcionada para os itens mais importantes, embora seja necessário cuidado para não haver ordenação apenas começando pelos itens mais caros, quando houver similares mais baratos.

Avaliação e depoimento de clientes, especialmente em resenhas de livros, filmes, músicas.

Informações completas sobre as escolhas, especialmente produtos que exijam prazos especiais para confeção e entrega.

Garantias de que compras as compras, uma vez pagas, serão entregues e sujeitas à legislação de proteção do consumidor.

Possibilidade de escolher entre diversas formas de pagamento.

Possibilidade de escolher entre diversas formas e valores de entrega.

Possibilidade de escolher como devolver ou trocar os itens adquiridos.

Possibilidade de escolher como comprar os itens, caso haja opções presenciais.

Contador de itens e valores para o conumidor saber o quanto é gasto à medida que as compras são efetuadas.

Site seguro, com demonstrações de cuidado na coleta das informações do cartão de crédito e de compartilhamento de informações.

Ausência de erro quando o cliente desiste de um artigo que estava no carrinho de compras.

Faturamento correto.

Pedido correto, sem omissões ou trocas de itens, especialmente em compras que envolvem longas listas de pedido, como as de supermercados.

Confirmação do pedido tanto no site quanto por email.

Informações sobre a conta e sobre cada compra corretas.

Disponibilidade do produto pedido no estoque. Caso o produto não esteja disponível, deve ficar claro.

Veracidade e confiabilidade das informações fornecidas.

Número de telefone e contato de SAC para contatar a empresa.

Atendimento personalizado por diversos canais, como email, telefone, mídias sociais, aplicativos de mensagens, chat online.

Canal de queixas e auditoria facilmente visível.

Retorno direto ou indireto às queixas do cliente.

Serviço online de atendimento ao cliente em tempo real.

Ajuda ou resposta em caso de problema ou consulta.

Informações sobre o status do pedido, no site, em mala direta, ou caso solicitado, em aplicativo de mensagens.

Rapidez da entrega, de acordo com o indicado depois da compra.

Pontualidade da entrega ao cliente final.

Pesquisa pós-compra de satisfação, com campo para comentário livre.

Métricas consistentes que levem ao permanente aperfeiçoamento do site e da experiência do consumidor.

A avaliação dos atributos de valor e sua priorização determinam as soluções tecnológicas e sua articulação com o ambiente tecnológico da empresa em geral.

(Atualizado em 17.12.2020)

Referências

Livro: Delivering happiness: a path to profits, passion and purpose, de Tony Hsieh. NewYork: Business Plus – Hachette Book Group, 2010