Wikis são sites ou conjuntos de páginas online atualizados pela ação colaborativa de visitantes autorizados (ou em alguns casos, qualquer visitante), que podem criar editar ou apagar as páginas, independentemente de quem criou os textos iniciais.

A palavra “wiki” é associada ao acrônimo “what I know, is, ” (“o que sei é”), que reflete a ideias de veículo participativo e de acúmulo de informações. A palavra é também associada a “wiki” que, na linguagem indígena havaiana, significa rápido ou acelerado.

A tecnologia e os aplicativos para a criação de wikis foram criados em 1995 pelo programador Ward Cunningham, de Portland (EUA), que se baseou na ideia de que as informações devem ser compartilhadas e abertas à participação de qualquer pessoa.

Desde sua criação, a proliferação de wikis, especialmente wikis abertos na internet, está associada à crise de credibilidade dos sites informativos tradicionais. O público os procura e alimenta na medida em que representam os ideais de uma sociedade democrática e aberta à participação, com a percepção de que são confiáveis e em permanente atualização.

No entanto, a credibilidade dos wikis abertos está sujeita a críticas e reclamações especialmente quando textos de caráter opinativo despertam polêmicas e controvérsias.

Em maio de 2005 a Wikipedia, enciclopédia atualizada pela colaboração do público criada por Larry Sanger, precisou reavaliar suas políticas de colaboração. Um colaborador anônimo incluiu um verbete sugerindo que o conceituado jornalista John Seigenthaler teria tido papel importante no assassinato de John e Robert Kennedy. Victor Johnson, amigo de Seigenthaler, descobriu o texto somente em setembro daquele ano e providenciou sua substituição (ZDNet, 5.12.2005, não mais disponível).

Em outro caso de violação do código de ética da enciclopédia aberta, o comediante Stephen Colbert estimulou seus fans a inserir textos jocosos para ilustrar a vulnerabilidade do veículo. Colbert foi posteriormente expulso do site.

Devido a usos pouco éticos como estes, a publicação de textos no veículo está hoje sujeita a severa fiscalização de voluntários, que avaliam as contribuições e alteram as de caráter duvidoso.

Para fazer frente à descrença, em março 2007 foi criado o Citizendium, do qual Larry Sanger também é um dos criadores. A proposta deste wiki é constituir um repositório de conhecimento semelhante à Wikipedia, mas seus membros precisam se registrar com suas identidades reais e submeter os arquivos a um conselho editorial. A permanente avaliação dos colaboradores permite que o site evite os excessos cometidos na Wikipedia.

Muitos wikis são criados por grupos de pessoas ou empresas com interesse sobre determinados assuntos, que se reúnem e trocam pensamentos e ideias com o uso destas ferramentas. Há wikis sobre assuntos especializados, como CSS – http://css-discuss.incutio.com/ e Cristianismo – http://www.theopedia.com/

Empresas como Embraer, IBM, Motorola, Nokia, Yahoo, mantêm wikis corporativos para a troca de informações entre os colaboradores internos e a manutenção de repositórios participativos e compartilhados de informações.

→ Exame de caso: Los Angeles Times

→ Outros casos de wikis

Wikis nas empresas

Em ambientes funcionais ou corporativos, wikis são plataformas com diversos ambientes de acesso em que os usuários, munidos ou não de senhas, podem postar, ler, criar links editar conteúdo online. Em alguns casos, podem também anexar arquivos e versões de arquivos, realizar buscas seletivas, personalizar as páginas de entrada e exportar arquivos. Wikis podem ser utilizados para desenvolver projetos de maneira colaborativa, quando diversas pessoas são responsáveis pela elaboração/ divulgação de práticas que visam a resultados compartilhados. Facilitam o desenvolvimento, os processos de decisão, a distribuição e a leitura de especificações, o estabelecimento de vínculos entre diversos documentos.

A publicação compartilhada do conteúdo de trabalho de um grupo reduz o volume de emails e acelera a realização dos projetos, facilitando a publicação e a atualização da produção coletiva em tempo real.

A implementação de wikis normalmente acompanha políticas internas de estímulo ao trabalho colaborativo e é acompanhada de treinamento e estímulo dos colaboradores para valorizar os recursos de editoração e inclusão de conteúdo.

No entanto, como o conteúdo destes canais pode incluir informações corporativas, conteúdo de uso restrito e textos sobre ações estratégicas, a publicação e o acesso podem ser restritos a determinados grupos ou departamentos.

Em alguns casos, um editor faz parte da equipe (do projeto, do departamento) que publica o wiki e organiza as informações prioritárias, avalia as contribuições e sua repercussão. Mas de qualquer forma as atualizações são publicadas com ou sem sua aprovação, pois cabe à comunidade sua aprovação ou rejeição.

É papel da área de tecnologia da informação de cada organização avaliar com os departamentos os privilégios de publicação e de acesso ao conteúdo publicado (se restritos a grupos ou irrestritos), se deve permanecer invisível para equipes ou departamentos, se deve ser integrado às ferramentas de busca internas.

Deve também providenciar backups frequentes dos textos e o treinamento da equipe de suporte para lidar com esta tecnologia.

Os wikis corporativos especialmente os relacionados a projetos e processos de trabalho, devem ser mantidos dentro dos limites do firewall interno, porque publicam conteúdo de interesse do público interno, não formatado ou adequado para o público externo. (Atualizado em 22.12.2010)

 

Referências

Wikis na gestão de projetos, Débora Alves de Oliveira (apresentação, Slideshare, acesso em 13.4.2009)

Alguns softwares para desenvolvimento de wikis:

MediaWiki (http://wikipedia.sourceforge.net/)

DokuWiki (http://www.splitbrain.org/dokuwiki/