Antes de adquirir uma solução de avaliação de interpretação de estatísticas de acesso de uma mídia online, é preciso decidir entre comprar um produto ou contratar um serviço, o que depende dos objetivos do site e do volume de acessos esperados.

Motivos da aquisição de um produto dedicado

Aumentar a margem de lucro com a venda online de produtos/ serviços e verificar a efetividade da estratégia de marketing. Conhecer os hábitos de navegação e a demanda de informações dos usuários, para diminuir os custos de suporte ao usuário via telefone. Aperfeiçoar formulários e aplicativos, para reduzir o abandono do preenchimento de formulários ou de processos de compra. Diferenciar o site dos competidores, com a análise internas das informações, da experiência de uso ou serviços oferecidos.

Vantagens da compra do programa de análise

Maior controle sobre o funcionamento do serviço. Se um sistema terceirizado cai, pode haver perda de dados em determinado período. Maior controle sobre os dados. A transferência de informações para outra organização pode acarretar riscos de segurança e a sujeição à política de privacidade do fornecedor. Os riscos são maiores se a informação sobre clientes for de importância estratégica e os dados analisados incluírem informações internas de interesse reservado (decorrentes do uso de intranets e extranets). Maior privacidade dos dados sobre os clientes. Inclui o cruzamento dos padrões de comportamento dos clientes com dados demográficos e financeiros processados por ferramentas internas (de inteligência de negócios, por exemplo). Maiores possibilidades de customização. A adaptação de soluções gratuitas, como o Google Analytics, é possível, mas só até certo ponto. As soluções desenhadas especialmente para empresas se baseiam em situações específicas, necessárias ao atendimento dos objetivos de negócios de cada uma. Aprendizado gradual das características dos clientes, com aperfeiçoamento e customização gradual dos referenciais de análise. Menores custos a longo prazo, com a formação de mão-de-obra interna e de cultura interna especializada.

Vantagens da contratação do serviço de análise

Maior velocidade de instalação, upgrades automáticos. Dimensionamento de acordo com a demanda, com orçamento proporcional. Menores investimentos iniciais em programas e dispositivos, ausência de custos de manutenção e suporte. (Atualizado em 23.11.2014)  

Referências

Justifying your spend – Getting SEO buy-in (Search Engine Watch, acesso em 23.11.2014) Top 10 web analytics myths. Dispelled (Search Engine Watch, acesso em 12.9.2011) Capítulo do livro website measurement hacks (TechRepublic, acesso em 8.11.2005) Web traffic analytics and user experience (Boxes and Arrows, 28.7.2003, não mais disponível no endereço acessado) urchin – ferramenta de análise de estatísticas de taxa de conversão em websites (acesso em 23.9.2005)

Exemplos de programas/serviços de acompanhamento de acessos

Google Analytics – http://www.google.com/analytics/ (serviços gratuitos ou não – sob demanda, com relatórios de acesso) Mercado Commerce Search and Navigation (cruza estatísticas de acesso de sites de comércio com dados de vendas de cada produto, para verificar as taxas de conversão)