A rigor traduzido para o português como “quadro de pontos balanceado”, Balanced scorecard é o método desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton para a construção de um mapa que traduza a estratégia de uma organização em um conjunto de objetivos, com a medição de performance e o gerenciamento do desempenho.
Relaciona o pensamento estratégico com as ações necessárias para predizer cenários e decidir as ações apropriadas para atingir os objetivos de negócios organizacionais. É um veículo para a comunicação de diretrizes, para o estabelecimento de linhas de ação e para a mensuração de realizações. Direciona a gestão de negócios não só para a perspectiva financeira, mas também para as demandas dos clientes, os processos internos, o aprendizado e o crescimento, fatores que podem influir positivamente nas atividades da empresa. Cada uma destas perspectivas deve incluir os principais indicadores de desempenho da organização.

► Se a motivação e o conhecimento dos funcionários provoca um efeito direto na qualidade dos processos internos e isto faz com que os clientes fiquem mais satisfeitos e leais ao produto, a consequência será o lucro necessário para o sucesso financeiro da organização. → Exemplo

Os resultados do BSC fornecem informação crítica sobre a eficiência da transformação dos recursos em serviços ou produtos e a sobre efetividade dos processos para desenvolvê-los.

Aspectos que precisam ser definidos para o BSC em relação a website

A visão e da missão do site dentro da organização.

Objetivos estratégicos da organização e como se explicitam no canal.

Envolvimento da alta direção para manter o acompanhamento dos indicadores e garantir os ajustes necessários ao escopo inicial do canal.

Estabelecimento dos fatores críticos de sucesso (o que não pode deixar de ser feito para a visão do produto a ser desenvolvido).

Avaliação das dimensões críticas.

Estabelecimento de indicadores e metas estratégicas.

Estabelecimento das ações necessárias.

Monitoramento periódico e sistemático da ação estratégica.

Explicitação e comunicação da estratégia à equipe de projeto, gestão e atualização, buscando entendimento e comprometimento.

Treinamento das pessoas para a incorporação da visão estratégica ao dia-a-dia de atualização e manutenção do site.

O BSC consegue ajudar na tradução da visão através de um conjunto de objetivos, metas e indicadores que ajudam a avaliar as ações para realizar a visão organizacional em termos quantitativos. (Atualizado em 29.6.2009)  

Referências

An agile balanced scorecard, Roland Cuellar (Projects@Work, acesso em 29.6.2009)