Levando em conta que serão consultados tanto por profissionais da área editorial quanto de tecnologia, os guias de estilo para atualização de mídias digitais incluem padrões de consistência em relação a:

Identificação do produto na organização

Nome da instituição, do projeto, data da versão

Nome do(s) responsáveis pelo manual (pessoas ou departamentos), caso as especificações forem realizadas por agentes internos. Caso sejam realizadas por agentes externos, o nome da empresa ou profissional deve constar se houver acordo com a organização que publica o portal (deve ser avaliado caso a caso).

Índice dos principais assuntos.

Controle da versão das especificações, com data de atualização, autor(es), pessoas a quem foi distribuída a cópia (caso seja um manual em formato fechado – PDF ou Flash, por exemplo). No controle de versão pode ser divulgado o autor externo das especificações, como parte da equipe operacional do website ou portal.

Planejamento estratégico

Objetivos do site.

Principais grupos de usuários.

Estrutura dos textos

Como estruturar os textos para atender o segmento de público a que o veículo se destina e para facilitar a indexação pelos buscadores (SEO).

Grau de aprofundamento dos assuntos.

Titulação dos textos (extensão) em diversas seções, inclusive na página Principal. Frequência de ntretítulos dentro de um mesmo texto.

Os títulos das áreas de notícias devem ser diferentes das áreas de textos acadêmicos, por exemplo.

Estrutura dos textos em seções específicas.

Textos de seções de serviços de sites que publicam eventos, por exemplo, devem seguir uma ordem específica, como nome do evento, dia, lugar, quem participa, pauta, etc.

Tamanho e estrutura dos parágrafos.

Títulos dos links no meio e no final dos textos.

Grafia e explicação de siglas, nomes de departamentos institucionais, normalmente compreendidos por público restrito.

Legendagem e “alt” tags das imagens, vídeos e áudios.

Correção ortográfica e gramatical – como deve ser garantida.

Nomenclatura de arquivos para download.

Navegação

Como manter o sentido de localização do visitante.

Também é importante manter o sentido de localização em um processo: – “estou em que fase de um processo, é possível desfazê-lo?”

Sentido de percurso, de referência inicial: – “página index ou início do processo”.

Visualização adequada dos links.

Arquitetura da informação

Proximidade visual e conceitual entre elementos.

Acesso a informações relacionadas em áreas diferentes (cross-content).

Clareza da organização das áreas e assuntos – número de níveis.

Design

Palheta de cores e variações.

Tipologias e estilos de textos e títulos, tamanhos, aplicações com exemplos.

Localização e aplicação de identidade visual, logotipos e elementos organizacionais.

Tamanho e formato dos marcadores.

Formatação de arquivos para download.

Uso de banners (locais, formatos, tamanhos).

Publicação de logotipos de parceiros.

Imagens, vídeos

Tamanhos mínimo e máximo nas páginas/telas, sejam thumbnails ou ampliadas.

Tamanho máximo em Kb, para não sobrecarregar o download das telas.

Obrigatoriedade ou não de publicação, de acordo com a seção ou assunto.

Acessibilidade. Embora este item possa ser contemplado durante o projeto do website ou portal, é muitas vezes negligenciado na atualização. É importante descrever brevemente porque a acessibilidade é importante e as melhores práticas para sua manutenção.

Interface

Organização e funcionalidade dos formulários.

Organização e funcionalidade dos aplicativos.

Programação

Recursos de acessibilidade e usabilidade.

Compatibilidade com diferentes resoluções de tela, browsers e dispositivos.

 Padronização de linguagens para os componentes e padrões adotados.

 Códigos com soluções, como formulários, botões, fios, quadros, cores, tipologias, grids (malhas).

Nomenclatura dos arquivos

Marcação de imagens, animações, áudios e vídeos para correta indexação.

Arquivos para download.

Processos

Atualização: caminho editorial dos textos e imagens.

Aprovação gerencial.

Responsabilidades de cada integrante da equipe.

Comunicação interna e externa (e com o usuário), formato das mensagens.

Captação e encaminhamento dos dados fornecidos pelos usuários.

Atendimento dos usuários (suporte).

Análise (e divulgação) periódica das estatísticas de acesso e de métricas.

Avaliação periódica, análise e divulgação de tendências de uso.

Revisões do site baseadas nas avaliações.

Estabelecimento de parcerias com outros sites e organizações.

Realização periódica de testes de usabilidade.

Treinamento no uso de sistema de gerenciamento de conteúdo, inclusive como passar texto de editor de texto para sistema de gerenciamento de conteúdo.

Treinamento dos novos integrantes para os requisitos das especificações.

Política de privacidade (especialmente importante em sites de comércio e de redes sociais online). Manutenção das boas práticas definidas.

Principais riscos a que o website está sujeito e como preveni-los

Perda da qualidade editorial, do layout e dos requisitos de qualidade.

Segurança de sistemas, do usuário/ consumidor, consistência tecnológica.

(Atualizado em 4.9.2014)

 

Referências

Using wikis to document UI specifications, Peter Gremett (Boxes and Arrows, acesso em 24.7.2009)

Beyond specs, Matthew Barnett (Projects@Work, acesso em 26.8.2008)