Levando em conta que serão consultados tanto por profissionais da área editorial quanto de tecnologia, os guias de estilo para atualização de mídias digitais incluem padrões de consistência em relação a:
■ Identificação do produto na organização
◊ Nome da instituição, do projeto, data da versão
◊ Nome do(s) responsáveis pelo manual (pessoas ou departamentos), caso as especificações forem realizadas por agentes internos. Caso sejam realizadas por agentes externos, o nome da empresa ou profissional deve constar se houver acordo com a organização que publica o portal (deve ser avaliado caso a caso).
◊ Índice dos principais assuntos.
◊ Controle da versão das especificações, com data de atualização, autor(es), pessoas a quem foi distribuída a cópia (caso seja um manual em formato fechado – PDF ou Flash, por exemplo). No controle de versão pode ser divulgado o autor externo das especificações, como parte da equipe operacional do website ou portal.
■ Planejamento estratégico
◊ Objetivos do site.
◊ Principais grupos de usuários.
■ Estrutura dos textos
◊ Como estruturar os textos para atender o segmento de público a que o veículo se destina e para facilitar a indexação pelos buscadores (SEO).
◊ Grau de aprofundamento dos assuntos.
◊ Titulação dos textos (extensão) em diversas seções, inclusive na página Principal. Frequência de ntretítulos dentro de um mesmo texto.
► Os títulos das áreas de notícias devem ser diferentes das áreas de textos acadêmicos, por exemplo.
◊ Estrutura dos textos em seções específicas.
► Textos de seções de serviços de sites que publicam eventos, por exemplo, devem seguir uma ordem específica, como nome do evento, dia, lugar, quem participa, pauta, etc.
◊ Tamanho e estrutura dos parágrafos.
◊ Títulos dos links no meio e no final dos textos.
◊ Grafia e explicação de siglas, nomes de departamentos institucionais, normalmente compreendidos por público restrito.
◊ Legendagem e “alt” tags das imagens, vídeos e áudios.
◊ Correção ortográfica e gramatical – como deve ser garantida.
◊ Nomenclatura de arquivos para download.
■ Navegação
■ Como manter o sentido de localização do visitante.
Também é importante manter o sentido de localização em um processo: – “estou em que fase de um processo, é possível desfazê-lo?”
Sentido de percurso, de referência inicial: – “página index ou início do processo”.
■ Visualização adequada dos links.
■ Arquitetura da informação
◊ Proximidade visual e conceitual entre elementos.
◊ Acesso a informações relacionadas em áreas diferentes (cross-content).
◊ Clareza da organização das áreas e assuntos – número de níveis.
■ Design
◊ Palheta de cores e variações.
◊ Tipologias e estilos de textos e títulos, tamanhos, aplicações com exemplos.
◊ Localização e aplicação de identidade visual, logotipos e elementos organizacionais.
◊ Tamanho e formato dos marcadores.
◊ Formatação de arquivos para download.
◊ Uso de banners (locais, formatos, tamanhos).
◊ Publicação de logotipos de parceiros.
■ Imagens, vídeos
◊ Tamanhos mínimo e máximo nas páginas/telas, sejam thumbnails ou ampliadas.
◊ Tamanho máximo em Kb, para não sobrecarregar o download das telas.
◊ Obrigatoriedade ou não de publicação, de acordo com a seção ou assunto.
■ Acessibilidade. Embora este item possa ser contemplado durante o projeto do website ou portal, é muitas vezes negligenciado na atualização. É importante descrever brevemente porque a acessibilidade é importante e as melhores práticas para sua manutenção.
■ Interface
◊ Organização e funcionalidade dos formulários.
◊ Organização e funcionalidade dos aplicativos.
■ Programação
◊ Recursos de acessibilidade e usabilidade.
◊ Compatibilidade com diferentes resoluções de tela, browsers e dispositivos.
◊ Padronização de linguagens para os componentes e padrões adotados.
◊ Códigos com soluções, como formulários, botões, fios, quadros, cores, tipologias, grids (malhas).
■ Nomenclatura dos arquivos
◊ Marcação de imagens, animações, áudios e vídeos para correta indexação.
◊ Arquivos para download.
■ Processos
◊ Atualização: caminho editorial dos textos e imagens.
◊ Aprovação gerencial.
◊ Responsabilidades de cada integrante da equipe.
◊ Comunicação interna e externa (e com o usuário), formato das mensagens.
◊ Captação e encaminhamento dos dados fornecidos pelos usuários.
◊ Atendimento dos usuários (suporte).
◊ Análise (e divulgação) periódica das estatísticas de acesso e de métricas.
◊ Avaliação periódica, análise e divulgação de tendências de uso.
◊ Revisões do site baseadas nas avaliações.
◊ Estabelecimento de parcerias com outros sites e organizações.
◊ Realização periódica de testes de usabilidade.
◊ Treinamento no uso de sistema de gerenciamento de conteúdo, inclusive como passar texto de editor de texto para sistema de gerenciamento de conteúdo.
◊ Treinamento dos novos integrantes para os requisitos das especificações.
■ Política de privacidade (especialmente importante em sites de comércio e de redes sociais online). Manutenção das boas práticas definidas.
■ Principais riscos a que o website está sujeito e como preveni-los
◊ Perda da qualidade editorial, do layout e dos requisitos de qualidade.
◊ Segurança de sistemas, do usuário/ consumidor, consistência tecnológica.
(Atualizado em 4.9.2014)
Referências
→ Using wikis to document UI specifications, Peter Gremett (Boxes and Arrows, acesso em 24.7.2009)
→ Beyond specs, Matthew Barnett (Projects@Work, acesso em 26.8.2008)