Manter uma equipe editorial para a atualização do conteúdo. Inclui a produção de conteúdo exclusivo por colaboradores internos e externos e a permanente atualização técnica desta equipe, tanto em relação ao tratamento da linguagem verbal, imagética e audiovisual, quanto em relação à adequação desta linguagem para diferentes mídias.

A equipe de atualização de conteúdo também pode ser responsável pela “limpeza” dos arquivos antigos (páginas, imagens, arquivos para download) armazenados no servidor, bem como pelas alterações e correções necessárias no conteúdo já publicado.

(Em caso de site de varejo) Manter uma equipe comercial para verificar as estatísticas de acesso e acompanhar os hábitos dos consumidores, verificar os resultados de vendas, a atualização do catálogo de produtos e serviços oferecidos, bem como para a atualização de preços e o exame da realização de promoções.

Manter ou contratar equipe para a criação e veiculação de publicidade online e offline, com a publicação de banners, envio de mala direta, realização de campanhas promocionais.

Atender o público de usuários e clientes (por email, chat, telefone), com a integração destes serviços a sistemas de CRM (Customer Relationship Management).

Contratar serviços de marketing de otimização em buscadores (SEM – Search engine marketing) e estratégia de otimização em buscadores (SEO – Search Engine Optimization).

Analisar estatísticas de acessos, com a aquisição de ferramentas (mantidas por equipe dedicada) e/ou contratação de serviços dedicados. (1) É importante também analisar os dados de relacionamento com os usuários, como emails, telefonemas, pedidos de suporte.

No caso de website comercial, manutenção da infra-estrutura de logística, para controle de estoque, da contabilidade, das transações online.

Analisar os resultados financeiros, dos ganhos diretos e indiretos (intangíveis) obtidos com a publicação do canal.

Adquirir ferramentas ou contratação de serviços de inteligência competitiva, para avaliação dos resultados do site e da concorrência.

Estudar a avaliação dos resultados gerais (pesquisas, testes de usuários, contratação de consultorias especializadas para a produção de relatórios específicos).

Verificar a efetividade da hospedagem em provedor com servidor web ou manter de servidor próprio.

No caso de um site de venda de produtos, onde há processamento de pedidos e de transações online, é importante manter um plano de contingência para o caso de súbitos picos de tráfego, especialmente em datas especiais como Natal, Páscoa, Dia das Mães, ou em caso de ação de marketing viral – patrocinado ou espontâneo.

Para estes momentos, é necessário dispor de servidores com múltiplos processadores, bancos de dados com grande capacidade de entrada e saída de dados, bem como grande capacidade de armazenagem, conexões redundantes (para garantir a qualidade e a continuidade do acesso, mesmo que uma das conexões seja interrompida).

Manter a infra-estrutura tecnológica (suporte técnico, atualizações de sistemas, arquivamento de backups periódicos, programas e dispositivos, mecanismos de segurança).

Desenvolver soluções editoriais e tecnológicas pontuais, como o acompanhamento das respostas a malas diretas enviadas para promoções especial de produtos, o acompanhamento dos dados fornecidos pelos consumidores via CRM, a adaptação de sistemas para publicação em formatos móveis específicos.

No dia a dia, as soluções são propostas e testadas a partir do aprendizado contínuo. Pequenas mudanças são continuamente implementadas, normalmente de baixo risco, e são testadas exaustivamente. Se dão certo, são incorporadas ao veículo, se não dão certo, não chega a ser um grande problema, são descartadas. Em qualquer caso, aprende-se e chega-se mais perto da solução ideal.

Treinar todos os profissionais diretamente envolvidos em mudanças de processos e tecnologias, não só os responsáveis pela produção e atualização do conteúdo.

Realizar sempre testes de usabilidade e da arquitetura da informação, na medida em que não só o ambiente web muda como também o público. A realização de testes ajuda a manter o padrão de qualidade e o foco nos interesse e necessidades dos usuários.

Propor inovações, de acordo com as novas demandas do mercado e o surgimento de novas soluções tecnológicas.

(Atualizado em 14.9.2014)

 

Referências

Jeff Gothelf – Axe requirements-driven product design live! (Unser Interface Engeneering, acesso em 14.9.2014)

Webmasters help for hacked sites (Google Webmasters, acesso em 20.3.2013)

Fresh vs. familiar: How aggressively to redesign (Nielsen Norman Group, acesso em 23.9.2009)

 

Ferramentas (controle de qualidade de website)

Calibre – medida de indicadores de qualidade, como velocidade de download, consistência do código, em tempo real, contratos com escalonados para diferentes escalas