As principais atividades de um projeto de website podem ser executadas levando em conta a ordem e os desdobramentos dos pacotes de trabalho de uma Estrutura Analítica de Projeto (EAP). Variam de projeto a projeto e são definidas de acordo com a percepção do dono do produto (projetc owner) ou gestor do projeto junto com a equipe de trabalho. Nem sempre a EAP é explicitada como um produto do projeto web.

Cada atividade requer um título e uma ação que identifique o trabalho a ser realizado. Este pode se relacionar a um produto do projeto (entrevista do cliente, teste de usabilidade, instalação de sistemas), ou ao gerenciamento do projeto (relatório de pesquisas, avaliação do produto).

O sequenciamento das atividades permite a identificação de cada uma, dos seus produtos e a visualização de seu encadeamento, servindo de base para a organização do cronograma e do orçamento (se a cada pacote de trabalho é associado um valor estimado para a realização) do projeto.

Além disso, ajuda o gestor ou dono do produto a estabelecer um consenso sobre os produtos que precisam ser realizados e em que ordem. Define as mais importantes, as realizáveis em paralelo, as remanejáveis e as dependentes de fatores externos (como fornecedores).

Permite também que os patrocinadores, clientes e os stakeholders tenham uma visão geral do trabalho a realizar até a publicação do website.

A criação de uma EAP inclui:

A reunião dos stakeholders responsáveis pelo projeto, especialmente o corpo técnico, de modo a assegurar a articulação de todo o conhecimento necessário para a realização do projeto.

A criação das ramificações de primeiro nível e em seguida das ramificações secundárias e seus desdobramentos. Pode incluir também uma ramificação com as atividades relacionadas à gestão do projeto e à criação dos seus produtos.

É importante também separar uma ramificação para as atividades de gestão do projeto.

A arrumação hierárquica dos elementos, de modo que cada um mantenha subordinação em relação a um único elemento. É provável que apareçam aí diversas atividades não previstas ou que várias atividades previstas precisem ser alteradas.

A revisão final da estrutura básica, dos nomes das atividades e das suas descrições para que se mantenham corretas e úteis à equipe.

Apresentamos nesta seção um exemplo de EAP de projeto web e de diagramas de sequenciamento das atividades relacionadas aos seus pacotes de trabalho. Trata-se de uma representação que varia de acordo com o método de gestão, os objetivos do projeto, com as percepções do gestor e da equipe e com a cultura de cada organização.

Para facilitar a representação e a compreensão dos gráficos, dividimos o sequenciamento em 4 páginas com os seguintes pacotes de trabalho: Conceituação, Criação de modelos, Produção e Publicação. O início está em Atividades da Conceituação e o final está em Atividades do Publicação.

Não criamos aqui um dicionário da EAP proposta, as atividades estão definidas e descritas nas páginas de “Atividades relacionadas” de cada atividade.

(Atualizado em 14.5.2010)

 

Referências

Less WBS, more project focus, de Fernando Portes (Projects@Work, acesso em 14.5.2010)

Livro: Metodologia de gerenciamento de projetos – Methodware, de Carlos Magno Xavier e outros autores

Do you see what I see? (GanttHead, acesso em 2.11.2008)

6 Steps to a better WBS (Projects@Work, acesso em 13.9.2009)

Termos utilizados

Stakeholders – Pessoas ou organizações cujos interesses (financeiros ou não) são afetados pelo projeto. Na verdade podem ser afetados tanto positiva quanto negativamente pelos efeitos do projeto, durante ou depois da sua elaboração. Muitos projetos têm numerosos stakeholders, e o primeiro passo para o gerenciamento da sua influência é o levantamento minucioso destes agentes.

Pacote de trabalho – Nível mais baixo da EAP, que não é decomposto no projeto. Constitui uma unidade estrutural para a definição das atividades, a atribuição de tarefas, a estimativa de recursos e o estabelecimento de referências para o planejamento dos riscos.