Algumas atividades relacionadas (à gestão das soluções tecnológicas em projetos de mídias digitais):

Relacionar tecnologia, edição (textos e imagens, edição) e visão comercial do site, para que os recursos tecnológicos atendam aos seus objetivos de maneira ampla. Esse processo é realizado a partir da revisão e de testes com os protótipos produzidos ao longo da conceituação e da criação de modelos.

Considerar todas as medidas possíveis necessárias à segurança dos sistemas, dos dados armazenados e dos usuários, como:

Atualização e manutenção permanente dos sistemas e servidores – Se o servidor web cai e não tem um sistema que entre em ação imediatamente, o tempo de recuperação do acesso pode ser longo.

Redundância dos dados armazenados em sistemas de back up acionados automaticamente no caso de falência dos sistemas de armazenagem principais.

Redundância do link com a web, com roteamentos alternativos, para fazer frente a quedas dos provedores e roteadores.

Validação dos dados fornecidos pelos usuários, no browser e no servidor.

Acompanhamento de logins dos usuários de todos os níveis.

Manutenção e revisão permanente da atividade do servidor.

Checar a qualidade da segurança e estabilidade dos sistemas de acordo com requisitos pré-estabelecidos ou lista de referência já existente.

Avaliar e comunicar amplamente os impactos das novas implementações tecnológicas nos processos do dia-a-dia e nas datas de finalização das etapas do projeto.

Escolher equipamentos, programas e sistemas baseados no planejamento e na modelagem, bem como na compatibilidade com o ambiente tecnológico já existente.

Inclui o desenvolvimento da solução de hospedagem, seja feita na própria organização ou seja terceirizada.

No caso de site de venda de produtos e serviços, avaliar sistemas de contabilidade, gerenciamento de inventário e de atualização dos produtos oferecidos.

Considerar a contratação de empresas que fornecem soluções de comércio já prontas e completas, que incluem certificações de segurança das transações e a hospedagem do site.

No processo de seleção, é importante considerar a escalabilidade das soluções a adotar, para que possam absorver sem problemas o crescimento do número de acessos ou ações previstas para os usuários.

Escalar e atualizar a equipe de manutenção de redes e sistemas necessárias à funcionalidade da solução. Esse é um processo permanente, embora tenha que ser intensificado para fazer frente a eventuais (e sempre presentes) mudanças propostas pelo projeto.

É preciso também treinar a equipe de manutenção do servidor e/ou dos fornecedores de equipamentos e programas (baseado em contrato de manutenção), para que se mantenha preparada para lidar com as últimas atualizações tecnológicas.

A equipe deve também estar familiarizada com as principais linguagens de programação empregadas nos aplicativos.

Acompanhar a modelagem de dados durante a fase de desenvolvimento das informações.

Estabelecer a periodicidade da manutenção de redes e sistemas necessários à funcionalidade plena da solução, ou seja os intervalos entre uma verificação e outra.

Escalar e treinar as equipes ligadas ao suporte técnico, à manutenção do equipamento.

(Atualizado em 13.1.2008)

 

Referências

Livro: Design para a internet – projetando a experiência perfeita, de Felipe Memória. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.

Manual de implementação de serviços públicos eletrônicos (PDF, 43 páginas), Governo do Estado de São Paulo. Manual para a implementação de serviços públicos eletrônicos, com recomendações baseadas em resultados e conclusões da experiência do governo paulista (acesso em 18.9.2009)