Formato criado pela Compuserve em 1982, tem profundidade de bits de 1 (2 cores) a 8 bits (com no máximo 256 cores), e pode ser usado na publicação de textos (letras), gráficos e imagens vetoriais, com grandes áreas de cores chapadas (em tom contínuo).
O tamanho do arquivo neste formato é 20% a 90% do tamanho do formato original. Quanto menor a paleta de cores utilizada, menor o arquivo.
Quando “entrelaçado” (interlaced), aparece em baixa resolução antes de ser completamente carregado no browser e depois a resolução aumenta gradativamente até que a imagem toda seja carregada, permitindo que o usuário possa ter uma ideia rápida da imagem enquanto espera.
O formato GIF pode ser usado para gráficos com áreas de cor chapada, incluindo textos e letras, linhas coloridas. Pode ser também usado para fazer animações. No entanto estas imagens são maiores que as formatadas em PNG 8.

Permite a configuração de fundos transparentes e animações (diversos frames em sequência), bem como o uso em conjunto com imagens em formato JPEG.
► Um título preto com fundo transparente pode ser aplicado sobre uma foto em formato jpg, de modo que o título e o fundo utilizem as características mais adequadas de cada formato.

(Atualizado em 3.8.2014)
Referências
→ (Vídeo) Animated GIFs: The Birth of a Medium (PBS Digital Studios, acesso em 3.9.2014)
→ GIF completa 25 anos (Estadão, acesso em 19.6.2012)
→ TypeTalk: Is GIF or JPG better for displaying web type? (CreativePro, acesso em 6.1.2010)