Cada canal ou plataforma online tem processos de produção de conteúdo que se ajustam aos seus objetivos, bem como às condições estruturais da organização ou pessoa que o publica.
A implementação de processos editoriais adaptados a cada publicação permite que os profissionais envolvidos na apuração, articulação, redação e edição do conteúdo saibam exatamente seu papel, evitando trabalho perdido, retrabalho e perda da motivação.
Atividades relacionadas
■ Estabelecer especificações editoriais e processos de produção do(s) canal(is), com diretrizes para:
■ A visão geral do público do canal. Em veículos novos, o uso de personas ajuda a definir e conhecer os leitores típicos
■ A visão geral do conteúdo no canal e de telas específicas, para a realização dos objetivos qualitativos e quantitativos, que facilita a escolha de pautas, associação de conteúdo afim (através de links, da proximidade física dos textos), a diferenciação de conteúdo de natureza diferente (inserção em diferentes áreas, diferenciação de layout).
■ As tecnologias necessárias para a captura, a edição, a publicação, o arquivamento e a preservação do conteúdo.
■ A automatização dos processos editoriais, quando possível.
■ A produção ou não de conteúdo diferenciado para versão móvel do canal, com a definição de como e onde o conteúdo produzido será publicado, incluindo ações de e-mail marketing, que levam os usuários a procurarem o conteúdo em sites e aplicativos.
■ O fluxo de trabalho (workflow) da publicação, incluindo a redação, revisão, edição e publicação de textos em diversos canais.
■ A produção das imagens e do conteúdo audiovisual.
■ A atualização periódica do conteúdo.
■ O mapeamento dos processos de atualização.
■ A proteção dos direitos de autoria do conteúdo em diversos formatos.
■ A definição, aprovação e distribuição das políticas de publicação para os diversos colaboradores.
■ A verificação, o planejamento, a implementação e a gestão das mudanças culturais necessárias (especialmente em projetos de canais digitais institucionais de organizações).
■ O tratamento editorial de aspectos como:
– Profundidade do tratamento do conteúdo.
– Frequência de atualização
– Integração do conteúdo novo à estrutura e manutenção da consistência
– Tamanho e tipo de informação das legendas das imagens e dos vídeos
– Entretítulos em textos longos
– “Alt” tags em imagens
– Textos alternativos para links (“title tags”, com descrição do conteúdo)
– Nome e marcação de arquivos para download (indicação de formato, tamanho, número de páginas em caso de PDFs)
– A grafia do nome da empresa e seus departamentos nos textos
– O uso de jargões familiares aos leitores
– A edição dos links relacionados ao conteúdo de cada página
– Como e quando assinar os textos, onde inserir a assinatura dos autores
– Especificações de acessibilidade
– Valorização de aspectos que favorecem os resutados das buscas (SEO)
■ Divulgar as especificações editoriais à equipe de publicação, para que os textos e imagens sejam produzidos de modo consistente.
É importante que o modelo editorial seja conhecido por todos. Além da divulgação inicial, as especificações em atualização devem ser publicadas em arquivo compartilhado, de fácil acesso a qualquer momento. Este arquivo pode incluir também as atas de reuniões e mensagens trocadas de interesse comum, em páginas separadas do conteúdo geral.
■ Treinar a equipe editorial de atualização e manutenção para publicar conteúdo compatível com as especificações editoriais.
■ Acompanhar a produção dos textos, imagens, vídeos, áudios, de acordo com o conceito editorial, incluindo a abordagem de acordo com o modelo e as convenções aprovadas.
■ Acompanhar adaptação das imagens e recursos audiovisuais, com a padronização de formatos, tamanhos, dos processos de arquivamento. Inclui também a solicitação da produção aos responsáveis por sua autoria.
■ Acompanhar a aplicação do layout ao conteúdo de cada página e verificar a aderência da diagramação de cada uma aos projetos gráfico e editorial.
■ Testar os processos de atualização antes do lançamento do canal. O teste é realizado em protótipo de acesso restrito, no qual os profissionais verificam se o formato dos textos é adequado e se o layout atende às necessidades editoriais.
Se o canal publica um boletim informativo, este é testado com o envio de um protótipo para pessoas que ajudem na sua avaliação. O programa de correio é avaliado para ver se atende às necessidades operacionais.
■ Preparar os processos de arquivamento do conteúdo antigo. Verificar se os textos e imagens desatualizados serão arquivados online ou offline, onde ficarão arquivados, quem terá acesso aos arquivos.
Outras atividades da edição em projetos de mídias digitais
■ Verificar a qualidade do conteúdo e da edição de acordo com requisitos pré-estabelecidos ou lista de referência já existente – uma lista resumida das especificações editoriais.
■ Adaptar e adquirir soluções tecnológicas (ferramentas de busca, interface de vendas, formulários, interfaces de suporte ao usuário, serviços web, aplicativos online, sistemas de gerenciamento de conteúdo).
■ Preparar os modelos de páginas (templates) do site, com ou sem a ajuda de um sistema de gerenciamento de conteúdo.
Enquanto os textos são produzidos as páginas sem conteúdo ficam em branco. Textos ou imagens falsas nas páginas em desenvolvimento dão a sensação aos projetistas de que estão prontas. A visualização de páginas vazias torna mais intensa a necessidade de acelerar a produção de conteúdo.
■ Acompanhar a criação de soluções especiais de diagramação para tipos de textos diferentes dos demais.
■ Acompanhar a produção dos textos de cada página, com especificação de assunto/ área do site, responsável pela redação, data para entrega. Os textos são redigidos de acordo com as especificações editoriais e as indicações para a redação para textos online.
■ Controlar a nomenclatura dos arquivos, especialmente imagens, filmes, arquivos para download.
■ Acompanhar a diagramação dos textos de acordo com o layout (verificar a a inserção de tabelas, subtítulos, créditos, legendas, links, especificações de produtos, procedimentos).
■ Controlar o fluxo editorial, para prevenir atrasos e acompanhar as pendências.
■ Dependendo do tamanho e dos objetivos do site, especialmente se houver renovação intensiva de conteúdo, contratar e treinar pessoal especializado para produzir textos e imagens.
Se a necessidade de publicação for esporádica, contratar serviços de criação de conteúdo especializado (agências, consultorias, colunistas).
■ Inlcuir a contribuição do público na criação e atualização do conteúdo editorial com a disponibilização de canais de contato e de participação confiáveis (sob os pontos de vista ético e técnico) e de fácil acesso.
(Atualizado em 4.9.2015)
Referências
→ Content-first design, Steph Hay (User Interface Engeneering, acesso em 1.9.2015)
→ The discipline of content strategy, Kristina Halvorson (A List Apart, acesso em 4.12.2014)
→ A definition of content strategy, Jonathon Colman (User Interface Engeneering, acesso em 4.12.2014)
→ The ROI of mobile content strategy (User Interface Engeneering, acesso em 10.4.2013)
→ Content analysis heuristics (Boxes and Arrows, acesso em 7.11.2007)
→ O governo brasileirol estabelece regras para a criação, armazenamento e publicação de conteúdo, como o Decreto Nº 5.482, de 30 de junho de 2005, que dispõe sobre a divulgação de dados e informações pelos órgãos e entidades da administração pública federal na internet (sugestão de André Luiz P. Domarques de Menezes, da http://www.dmd2.com.br)