A otimização para buscadores (SEO) de mídias digitais aumenta as chances de ficarem nos primeiros lugares das páginas de resultado de buscas e terem maior visibilidade online e offline. Segundo pesquisa da empresa BridgeEdge divulgada em 2014, as buscas orgânicas eram responsáveis por 50% do direcionamento de tráfego para sites, em detrimento de buscas patrocinadas (10%) e mídias sociais (5%) (1).
■ Pesquisa publicada no https://ahrefs.com/blog/serps/, de 2020, mostrou que os três primeiros lugares no resultado de busca no Google direcionavam 75% do tráfego.
A maioria dos usuários das ferramentas encontrava o resultado desejado na primeira página de resposta da pesquisa (62%) e não visitava as seguintes, embora nem sempre encontrassem exatamente a informação que procuravam.
Segundo da Folha de São Paulo, 60% dos consumidores não passava da primeira página de resultado das busca. E quase 80% clicavam em no máximo 3 resultados.
Outro estudo, realizado por Gord Hotchkiss (da Enquiro) e Debbie Jaffe (da Google), reforçou a importância dos primeiros lugares nos resultados das ferramentas de busca como garantia para atrair a atenção dos usuários. O estudo mostrou que os olhos do usuário diante do resultado de uma busca fazem um percurso triangular, que começa no alto à esquerda da página, passa lentamente pelos três primeiros itens e depois passeia verticalmente, em movimento semelhante a um F (de cima a baixo com leve desvio lateral para cada item).
Os três primeiros resultados são lidos por 100% dos usuários – 72% selecionaram o primeiro link. O quarto item foi lido por 85% dos usuários, o quinto por 60% e o sexto por 50%. Na segunda página de resultados, acessada por 50% dos usuários, o triângulo visual não fica tão evidente, o interesse dos leitores se dissipa por uma área mais ampla.
Os pesquisadores apontam que os usuários provavelmente têm em mente algumas palavras relacionadas ao assunto (não necessariamente as que digitaram para a busca) e as aplicam para percorrer as páginas de resultados. (internetnews.com, acesso em 4.5.2005)
■ Jakob Nielsen afirma que, quando realizam uma tarefa específica, os usuários visitam 3.2 dos sites apontados nos resultados dos buscadores. (1)
■ Os resultados de buscas não se resumem mais a web sites: o Google passou a oferecer uma ferramenta de busca no Android em que, nos resultados de busca, aparecem botões para a instalação de apps onde o conteúdo procurado está localizado. Os botões têm link direto para a Google Play store, onde se pode baixar o aplicativo indicado. O recurso afeta diretamente os rankings de busca. (2)
(Atualizado em 17.4.2020)
Referências
2) App indexing will now affect Google ranking, Emily Alford (Search Engine Watch, acesso em 17.4.2015)
1) Organic search drives 51% of traffic to websites [Study], Jessica Lee (Search Engine Watch, acesso em 6.9.2014)
→ Googling the bottom line (Wired, acesso em 3.3.2005)
1) Livro: Prioritizing web usability, Jakob Nielsen e Hoa Loranger. New York: New Riders, 2006