A maioria dos buscadores encontra os endereços disponíveis online, mas a comunicação do lançamento em sites especializados, que na maioria das vezes consiste apenas da inscrição da URL do site em lançamento, pode acelerar este processo.

O lançamento e publicidade de um site pode incluir  a publicação de anúncios e/ou inserções pagas nas ferramentas de busca, como Google AdWords, Overture (Yahoo), ou AdCenter (MSN), para aumentar sua visiblidade. Para isto, é necessária a aquisição de palavras-chave relacionadas aos resultados.

Sites de vendas de produtos e serviços

Se o site colocar produtos à venda, é importante também cadastrá-lo em ferramentas específicas de procura de produtos, que comparam preços oferecidos em diferentes lojas online.

Sites brasileiros que comparam preços incluem o Buscapé, VPreço, Bondfaro.com, Jacotei, IGShopping.

Sites não brasileiros de comparação de preços incluem Shopping.com, PriceGrabber.com, BizRate, mySimon

A divulgação de sites de vendas também pode ser feita através de sites que mostram produtos em oferta, como Off.

O Google Product Search, antigo Froogle, ferramenta de busca de produtos do Google, encontra produtos de diversas lojas.

Embora o Google seja o site de busca mais citado no momento – cerca de 63,7% das buscas realizadas nos EUA, outras ferramentas não devem ser ignoradas. O Yahoo respondeu por 18,3% e o Bing chegou a 12,1% do mercado de buscas em maio de 2010. (2)

Mecanismos de busca locais e especializados têm grande importância para públicos segmentados e também devem ser considerados. Usuários experientes acessam a Amazon para comprar livros, vão direto ao IMDB buscar informações sobre filmes ou à Wikipedia procurar informações de ordem geral.

É importante também considerar as plataformas móveis e as preferências regionais em relação aos sites de busca. Na Rússia e na China o Yandex e o Baidu eram os buscadores preferidos pela maioria em 2009. (1)

Exemplos ferramentas de busca para informações especializadas

 Palavras em inglês (contextualizadas) na internet: Wordnik

 Mapas: a9Maps, Google Maps, ou Map.net

 Literatura médica: PubMed

 Blogs: Ask.com (resultados por relevância, data ou popularidade)

 Código livre: Google Code

 Atividades comerciais em locais específicos: Google Local

 Informações sonoras: Midomi (usuários cantam ou fazem ruídos para localizar sons ou músicas com padrões semelhantes), Musicovery

 Patentes registradas nos EUA: Google Patent Search.

 Bibliotecas: The WWW Virtual Library.

 Pesquisas acadêmicas: Infoplease (enciclopédias, almanaques, atlas, biografias), Google Book Search, Google Scholar, CiteSeer, DeepWebTech

Filmes para ver (LivePlasma) – o site vai “aprendendo”, pelas seleções de cada usuário cadastrado, seus gostos e preferências

 Músicas (LivePlasma, Music-Map)

(Atualizado em 2.5.2013)

Referências

2) Yahoo, Microsoft U.S. search market shares grew fastest in May – comScore (SearchEngineWatch, acesso em 14.6.2010)

3) Does Dmoz still have a place in search?, Chris Crum (IDGNow, acesso em 17.12.2009)

1) Mobile search grows rapidly worldwide (Opera Software, acesso em 30.6.2009)