Os testes de mídias digitais em versão beta são críticos para avaliar o produto antes do seu lançamento e ao longo da sua vida útil. Podem ser realizados em várias etapas, para que haja tempo útil para sua avaliação e a realização dos ajustes necessários.

Não importa o tamanho do projeto, os prazos e custos envolvidos, testes devem ser realizados em todas as etapas, com maior ou menos abrangência, com a verificação dos requisitos em maior ou menor profundidade, de acordo com o escopo estabelecido.

De modo geral, os testes verificam se a interface de uma mídia digital permite o uso fácil e intuitivo, se provê funcionalidades que os usuários valorizam e se proporciona, de modo geral, uma experiência de uso mais que satisfatória.

De acordo com a complexidade do projeto, vários testes podem ser aplicados, como os indicados abaixo, antes do lançamento do canal:

Usabilidade

Compatibilidade

Padrões web – validação

Resolução de tela

Velocidade de download

Acessibilidade

Em casos de portais com previsão de muitos acessos simultâneos, são realizados também testes da carga do sistema de hospedagem, que simulam situações de tráfego em momentos de pico; testes de funcionalidade das interfaces com bancos de dados e testes comparativos, que verificam as interfaces em relação às concorrentes e à efetividade de como alcançam seus objetivos de negócios.

Embora devam ser realizados em todos os projetos de interfaces, os testes apresentam vantagens e desvantagens, que variam de acordo com o escopo e os objetivos.

(Atualizado em 4.7.2010)

Referências

Livro: Handbook of usability testing – How to plan, design and conduct effective tests, de Jeffrey Rubin. New York: Wiley, 1994.

Otimizador de website do Google – ferramenta que permite a designers e gestores testar o acesso a variações de páginas web com o mesmo endereço e verificar quais geram maior número de conversões

Fast, cheap, and good: Yes, you can have it all, de Jakob Nielsen, sobre a relação entre preço, qualidade e tempo de realização de testes de usuários (AlertBox, acesso em 2.1.2007)